Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura premia alunos vencedores dos concursos de fotografia e redação sobre os 450 anos do Rio

04/11/2015 15:39:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio premiou estudantes vencedores dos concursos de fotografia e redação “Homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro: textos e fotos”, realizados durante este ano com alunos da rede municipal de ensino. A cerimônia aconteceu, nesta quarta-feira (04/11), no Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Méier.  

 

- Estou muito orgulhosa com todas essas produções sobre os 450 anos da nossa cidade. Foram fotos e textos maravilhosos, com muita qualidade, competência e criatividade. Estou muito feliz de ver a capacidade das nossas escolas, dos professores e alunos. Também é muito bacana ver aqui tantos pais e responsáveis participando dessa confraternização, pois a presença e incentivo deles são fundamentais para garantir um aprendizado melhor e mais seguro – disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

Para o secretário municipal de Cultura e presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, é muito importante o engajamento das secretarias municipais em projetos para celebrar os 450 anos da cidade:

 

- Começamos um trabalho em 2013 para engajar as secretarias municipais a celebrarem essa data e a primeira secretaria que formatou projeto e apresentou coisas bacanas que integrassem a cidade, se espalhando por todo o Rio, foi a Secretaria de Educação. Cada um de nós está dando seu melhor na transformação dessa cidade e vocês nesse concurso maravilhoso são prova disso. É uma alegria estar aqui celebrando os 450 anos do Rio.

 

O Concurso de Fotografia, que premiou as 50 melhores imagens, teve como tema “Rio de Janeiro, seu cotidiano, seus espaços” e buscou retratar a cidade, sua geografia, sua história e cenas urbanas. Foram admitidos para o concurso imagens originais em preto e branco ou em cores, em suporte digital, por meio de máquina fotográfica digital e/ou celular. As fotos produzidas poderiam incluir o uso de efeitos, aplicativos, retoques ou edições.

 

Ao longo do ano, alunos e profissionais da rede de ensino puderam participar da competição por meio de três categorias: Alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; Alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e PEJA (I e II); e Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino (professores, bibliotecários, agentes de educação infantil, etc).

 

Uma comissão julgadora - composta por fotógrafos amadores e profissionais - selecionou 50 trabalhos. Desse total, os 15 primeiros colocados (cinco de cada categoria) foram premiados com máquinas fotográficas digitais e, assim como os outros 35, receberam livros contendo seus próprios trabalhos, que também foram exibidos em uma exposição fotográfica no hall de entrada do Imperator.

 

Uma das primeiras colocadas, a aluna Maria Eduarda Nunes, de 11 anos, que cursa o 5º ano na Escola Municipal General Euclydes da Cunha, na Tijuca, ficou emocionada ao ser homenageada pela sua foto “Pôr do sol no Arpoador”:

 

- Eu estou muito feliz por terem escolhido a minha foto. É muita emoção. Nunca participei de um concurso antes e nem imaginava que eu iria ganhar. Me inscrevi porque gosto de participar dos projetos da escola. Amo tirar fotos e fazer selfies e essa do pôr do sol eu tirei em um dia na praia com meus tios. Achei lindo aquele momento, peguei o celular do meu tio e fiz o registro. Adorei o prêmio e já vou aproveitar a máquina nova agora nas férias e sair clicando tudo por aí.

 

A capa do livro contendo as 50 imagens vencedoras foi produzida pelo fotógrafo profissional e designer Marcello Cavalcanti, conhecido pelo seu trabalho "Augusto Malta - Revival", onde retrata o Rio de Janeiro do ontem espelhado no de hoje. Há 15 anos no ramo, Marcello ficou surpreso com a qualidade das fotografias dos alunos:

 

- A prática do olhar por esses jovens me impressionou. Eles capricharam no enquadramento, na composição, no momento certo. Incrível. Muito legal essa iniciativa e fiquei muito feliz de ver imagens que não estamos acostumados a ver, sem ser de pontos turísticos. Aqui tem áreas do subúrbio, da Central do Brasil, pontos de ônibus, Baía de Sepetiba, enfim, outros pontos da cidade não explorados.

 

Já o Concurso de Redação, que levou o tema “Meu bairro, minha cidade”, abriu inscrições para alunos da rede municipal através de duas categorias: para alunos de 4º, 5ºe 6º anos do Ensino Fundamental; e para alunos de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e PEJA II. Os trabalhos foram produzidos em sala de aula ou nas Salas de Leitura das escolas e deveriam ter entre 20 e 40 linhas.

 

Os alunos autores finalistas e os professores orientadores de cada redação receberam uma Coletânea de Redações e um livro de literatura. Os 22 alunos autores das redações vencedoras (11 de cada categoria), bem como seus professores orientadores foram contemplados ainda com um Tablet. Ao todo, a Comissão julgadora – composta por profissionais da Coordenadoria de Educação da SME - selecionou 110 redações. O desenho da capa da coletânea foi feito por Keven Marley Pereira de Souza, estudante do 8º ano, da EM Henrique Dodsworth (2ª CRE).

 

Aluna do 9º ano da Escola Municipal Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, a jovem Lia Porto, de 14 anos, viu no concurso a oportunidade de tornar o lugar onde reside mais conhecido. Moradora da Ilha Primeira, na Lagoa da Tijuca, Lia escreveu sobre o local e suas belezas naturais:

 

- Sempre gostei de participar de concursos de redação porque eu gosto muito de ler e escrever. Adorei o tema e tive a oportunidade de mostrar o lugar onde moro que muita gente não conhece. Recebi muito incentivo da minha professora de português, que disse que eu escrevo bem e tinha chances de ganhar. Eu não esperava, mas quando saiu o resultado fiquei extremamente feliz e emocionada. Foi muito legal fazer parte desse projeto.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços