Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Desfile Olímpico em Padre Miguel marca os seis anos da escolha do Rio para sede dos Jogos de 2016

02/10/2015 16:13:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio realizou nesta sexta-feira (02/10), em Padre Miguel, mais um Desfile Olímpico com alunos e professores da 8ª Coordenadoria Regionais de Educação (CRE) da rede municipal de ensino. Com o objetivo de promover os valores olímpicos - como o respeito, a diversidade e a amizade -, o desfile contou com cerca de 950 alunos e 110 professores de 184 unidades escolares de 12 bairros da Zona Oeste. O evento marcou os seis anos da escolha da cidade como sede da Olimpíada de 2016.

 

O secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, que assistiu ao desfile ao lado da secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, falou sobre a importância desse encontro das escolas para a formação dos jovens:

 

- Esses desfiles que a prefeitura vem fazendo são fundamentais para mostrar a essas crianças e jovens a importância e a história das Olimpíadas no processo de paz e integração entre os povos, o fim do preconceito, a superação e o que o esporte significa para o futuro do Rio. Viver esse espírito olímpico é fundamental, ainda mais porque a nossa cidade vai sediar o maior evento do planeta. Precisamos fazer com que os cariocas de todas as idades se incorporem. Vamos fazer a maior Olimpíada de transformação com muitos legados.

 

Nesta sexta-feira, a Europa foi o continente homenageado. Divididos em alas, os estudantes e professores representaram os 17 Jogos Olímpicos realizados na Europa, contagiados de emoção e alegria. Com o tema "Entre Histórias e Memórias – Um olhar das Unidades Escolares da 8ª CRE", eles desfilaram caracterizados de personagens, carregando bandeiras e cartazes e, inclusive, simulando competições esportivas. A representação da Grécia, país berço da Olimpíada, abriu o evento com crianças de creches municipais vestidas com a fantasia da deusa grega Atenas.

 

A Prefeitura do Rio vem promovendo um desfile olímpico em cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Um sorteio definiu o continente que cada CRE representará no desfile. As Américas do Norte e Central e a Europa já foram representadas.

 

- Esse evento leva os alunos a pensarem a importância do esporte e do trabalho colaborativo. Esse é um recorte da animação da cidade. Os alunos desfilaram muito bem e mostraram que a cidade está se preparando – disse a secretária Helena Bomeny.

 

Para esse desfile, os professores trabalharam com os alunos a história e a cultura dos países do continente europeu. Os alunos pesquisaram sobre cada edição dos Jogos no continente para entenderem a evolução da competição e das modalidades esportivas.

 

Aluna do 9º ano da E.M. Presidente Médici, em Bangu, Isabele da Silva Alves de Moura, 15 anos, representou uma camponesa sueca. Muito animada, a jovem se preparou para a ocasião especial:

 

- Acho essa proposta de juntar várias escolas muito legal. Estudamos a história das Olimpíadas na sala de aula e isso foi bom, pois aprendemos sobre diferentes culturas dos países europeus. Além disso, recebemos uma apostila sobre o desfile e a história dos Jogos, ensaiamos por duas semanas e começamos a confecção dos cartazes e das roupas que usamos aqui hoje. Estou muito ansiosa para as Olimpíadas e acho que ela veio pra transformar mesmo a cidade e a vida das pessoas.

 

A pequena Ester Andrade da Silva, 10 anos, aluna da E.M. Henrique da Silva Fontes, em Senador Camará, transformou-se em uma pintora durante o desfile.

 

- Minha escola veio representando os famosos pintores europeus, por isso, minha fantasia tem um colete e eu carrego uma aquarela e pincel. Ensaiamos muito para esse desfile e estou muito feliz por estar aqui. Foi legal estudar sobre os Jogos e estou ansiosa para o ano que vem. Acho que as Olimpíadas aqui na nossa cidade serão maravilhosas – contou a pequena.   

 

Ao final do desfile, os alunos subiram em um pódio onde receberam uma medalha com os dizeres "Sou Cidadão Olímpico" e tiraram fotos com o mascote dos Jogos, Vinícius.

 

 

LEGADO OLÍMPICO NA EDUCAÇÃO

 

Como parte do legado olímpico para a Educação, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o Ginásio Experimental Olímpico e o programa Rio Criança Global. A cidade já conta com três ginásios olímpicos, que atendem 1.207 crianças do 6º ao 9º ano, aliando desenvolvimento acadêmico e esportivo.  Localizadas em Santa Teresa, Guaratiba e no Caju, as unidades oferecem as seguintes modalidades esportivas: atletismo, tênis de mesa, vôlei, handebol, judô, xadrez, luta olímpica, futebol, badminton e natação (exceto no Caju).

 

O programa Rio Criança Global, criado em 2009, intensificou e estendeu o ensino de inglês nas escolas da Prefeitura. Os alunos do 1º ao 3º ano têm uma aula semanal do idioma, enquanto os estudantes do 4º ao 9º ano têm dois tempos semanais de inglês, com ênfase na conversação. Até o momento, o programa já beneficia mais de 500 mil alunos.

 

Para reforçar essa estratégia, a Secretaria Municipal de Educação implantou, em 2013, em quatro escolas, o ensino bilíngue em Língua Inglesa, e na Escola Municipal Holanda, o ensino bilíngue em Espanhol, com objetivo de introduzir metodologia e práticas de ensino em duas línguas desde a Educação Infantil até o 6º ano. Em 2015, a SME ampliou o projeto para mais três escolas que também passaram a oferecer ensino bilíngue em Língua Inglesa.


Imagens relacionadas:


» FOTO06








Serviços Serviços