29/09/2015 08:41:00
Pela 4ª vez e 3º ano consecutivo, o Arquivo-Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ) foi consagrado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, da Unesco. O AGCRJ apresentou o trabalho "Registros Fotográficos Oficiais das Intervenções Urbanas na Cidade do Rio de Janeiro (1900-1950)", conjunto documental de mais de 35.000 imagens que captaram as transformações urbanas do Rio de Janeiro pela ótica do seu propositor e executor: a Prefeitura do Distrito Federal. Estas imagens, tanto fotografias quanto negativos, compõem parcelas das Coleções Augusto Malta e Henrique Dodsworth e do Fundo da Secretaria Geral de Educação e Cultura.
O conjunto retrata imagens da Reforma Pereira Passos, também conhecida por "bota abaixo", nos anos iniciais do século XX, bem como das modificações realizadas por Carlos Sampaio, nos anos 1920, representadas pelo desmonte definitivo do Morro do Castelo. Também são apresentadas as obras do Estado Novo, como a abertura das avenidas Presidente Vargas e Brasil.
O e-book com as imagens selecionadas para a candidatura está disponível para consulta no Portal do AGCRJ. A cerimônia oficial para entrega do registro da Unesco está prevista para dezembro deste ano, na sede do Arquivo Nacional, no Centro.