25/09/2015 15:39:00 » Autor: Foto: Divulgação MultiRio
Nesta sexta-feira (25/09), os alunos da Escola Municipal Joaquim Abílio Borges (2ª CRE), no Humaitá, participaram do lançamento da série de TV O Mochileiro do Futuro, nova produção da MultiRio que destaca algumas das principais manifestações populares no Brasil. O evento foi realizado na unidade escolar e contou com a presença da presidente da MultiRio, Cleide Ramos, e da subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Jurema Holperin.
O ator Richard Maman, que interpreta o personagem principal da série, conduziu a apresentação e convidou os estudantes a fazer uma viagem no tempo com O Mochileiro do Futuro. Os alunos receberam fones de ouvido e óculos cardboard, confeccionados em papelão e que permitem, de forma simples, assistir a vídeos em 3D. Eles foram produzidos para o evento em alusão aos óculos do jovem personagem da série.
Após a exibição do primeiro episódio da série, sobre a Revolta da Chibata, a pesquisadora de conteúdo da MultiRio Isabel Junqueira, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), explicou aos alunos a importância dos movimentos populares no Brasil.
O Mochileiro do Futuro mostra as aventuras de um jovem que encontra óculos futuristas e, ao colocá-lo, embarca em uma viagem de volta ao passado. A série destaca importantes manifestações populares que ocorreram durante a transição do Império para a República e que entraram para a História do Brasil. Cada episódio mostra uma revolta popular e, ao longo da série, o jovem "viajante" é transportado para a Revolta da Chibata (1910), a Guerra de Canudos (1896), a Revolta da Vacina (1904) e a Revolução Pernambucana (1817). Dramaturgia, videografismo, imagens e vídeos históricos são alguns dos recursos que tornam o conteúdo mais lúdico para uso como apoio nas aulas de História.