Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Cúpula de Prefeitos discute, no Rio, soluções para as cidades

09/09/2015 17:54:00  » Autor: Helena Soares / Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes participou nesta quarta-feira (9/09) da mesa de abertura da Cúpula de Prefeitos, que discutiu soluções para as cidades do mundo na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Paes aproveitou a ocasião para convocar os prefeitos brasileiros a aderirem ao Pacto Global de Prefeitos, maior esforço internacional de municípios na luta contra as alterações climáticas - o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do mundo a cumprir totalmente o Pacto. Toda a programação foi transmitida ao vivo pela internet.

 

 As cidades podem auxiliar de forma significativa o governo nacional a cumprir metas de redução de emissão de gases do efeito estufa. Queria destacar a importância do Pacto Global de Prefeitos e convidar os prefeitos municipais país afora para aderir a esse compromisso de diminuir os impactos climáticos - disse Paes, que ao ser questionado elencou as qualidades de um bom gestor municipal:


- Saber delegar é muito importante. Tendo um bom quadro de profissionais e delegando bem, as coisas dão certo. Bons prefeitos são aqueles que estão conectados com a cidade, principalmente com os problemas dela.

 


O encontro foi promovido pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis, filial brasileira do World Resources Institute (WRI), uma instituição internacional de pesquisa que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. O presidente do WRI, Andrew Steer, foi o moderador da mesa de abertura. Participaram do evento ex-prefeitos reconhecidos internacionalmente pelos resultados alcançados nas suas gestões, como Ken Livingstone, de Londres (Inglaterra); Enrique Peñalosa, de Bogotá (Colômbia); Mary Jane Ortega, de San Fernando (Filipinas); Sam Adams, de Portland (Estados Unidos); e Jaime Lerner, de Curitiba.

 

No debate inaugural, os participantes compartilharam suas experiências no desenvolvimento de projetos sustentáveis nas cidades. Sam Adams, por exemplo, assegurou que, durante o seu mandato, a sustentabilidade fosse integrada em todas as esferas municipais de tomada de decisão. O ex-prefeito de Portland contou como criou uma coalização de líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil para criar o Plano de Ação Climática de Portland:



- O objetivo da cidade é ser a mais sustentável não só dos Estados Unidos, mas também de todo o mundo, e temos uma boa disputa pela frente para isso. Além da sustentabilidade, eu apontaria como essenciais para uma boa gestão investimentos no sistema educacional, na saúde e nos transportes, áreas que afetam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.



O ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, dividiu com os participantes a sua experiência na área de transporte urbano. Ele construiu 25 km de ciclovias e implementou o BRT TransMilenio, que transporta mais de dois milhões de pessoas por dia. O gestor acredita que o transporte urbano não é uma questão de conveniência e economia, mas sim de justiça e equidade:



- Minha meta foi contribuir para uma cidade em que andar não fosse apenas seguro, mas também prazeroso. A prioridade não deve ser dos carros, mas sim dos pedestres, dos ciclistas e das pessoas que utilizam o transporte público. Com o BRT (Bus Rapid Transit), pela primeira vez em Bogotá as pessoas que viajam de ônibus levam menos tempo para chegar a um lugar do que as que dirigem carros pessoais. Criamos igualdade com essas medidas.




Serviços Serviços