Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura apresenta a pista de ciclismo BMX dos Jogos Rio 2016

30/08/2015 18:14:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: J.P.Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes apresentou neste domingo (30/08) a pista de ciclismo BMX do Complexo Esportivo de Deodoro — sede de 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas nos Jogos Rio 2016. Com 4 mil metros de área, 350 metros de extensão para o circuito feminino e 400 para o masculino, o espaço integra o Parque Radical, legado olímpico para cerca de 1,5 milhão de moradores das zonas Norte, Oeste e da Baixada Fluminense. Em 3 de outubro, a pista receberá o evento-teste da modalidade, o Desafio Internacional de BMX, com a participação de 96 atletas de 30 países.

 

— A Prefeitura do Rio está comprometida a fazer as Olimpíadas do legado. Após os Jogos, esta pista que estamos apresentando hoje vai dar muitas alegrias para os ciclistas, profissionais e amaradores, da região. Ê um equipamento de alto nível, que está sendo entregue antes mesmo do prazo previsto. Aliás, todas as obras olímpicas estão respeitando seus prazos e seus custos. O que está acontecendo hoje é uma entrega antecipada — disse o prefeito, que arriscou uma pedalada no percurso da nova pista, em companhia de quatro atletas.

 

 

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, assegurou que a pista está entre as melhores do mundo:

 

— Não sou expert em ciclismo, mas o que já ouvi é que essa é uma das melhores pistas do mundo, superior à de Londres. Deodoro, que antes nos preocupava, agora nos emociona, demonstrando que foi um grande acerto trazer os esportes radicais para esta região, que concentra o maior número de jovens de até 18 anos da cidade. Esse legado vai ficar para sempre.

 


O ciclista Márcio Cleiton, 32 anos, apesar da queda que sofreu em uma das rampas, elogiou a nova pista de competição: 

 

 

 

 

— Foi um pequeno erro de percurso, mas nada grave. O importante mesmo é que a pista possui alto padrão. Nunca vi nada do tipo no Brasil.

 


Após os Jogos, atletas de alto rendimento e ciclistas amadores poderão usar o equipamento, que terá ainda uma pista para iniciantes. O projeto acompanhou o relevo e a incidência de ventos, detalhes que podem interferir na performance dos atletas. O material do piso é de saibro com asfalto de massa extremamente fina nas curvas.

 

As ondulações foram colocadas com intervalos de 10 metros para dar opções de percurso ao atleta, como saltar de 10 metros em 10 metros com velocidade maior e mais risco ou seguir o traçado sempre no solo, com velocidade menor e mais segurança. São obstáculos para saltos triplos, duplos, os chamados 2 table tops (ondulação que tem o topo plano), e a "seção de ritmo" – sequência de saltos e obstáculos curtos que permitem ao ciclista dar ritmo e fluxo na última reta para a chegada. Para fixar e impermeabilizar a pista no solo foi usada uma substância importada chamada soil tack.

 

 

A rampa de largada, diferentemente de outras pistas de BMX pelo mundo, foi construída em caráter permanente, forrada de madeira e acabamentos com adesivos antiderrapantes. Entre as pistas foi utilizada grama sintética em áreas íngremes, para evitar a erosão. Ao redor da instalação, em áreas de suporte, foi utilizada grama natural. O circuito contará com uma arquibancada temporária com 7.500 lugares, que será instalada mais próxima dos Jogos, para economizar recursos.

 


O projeto foi elaborado pelo escritório de arquitetura Vigliecca & Associados com a consultoria da empresa Elite Trax, a mesma que construiu a pista de BMX dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e para o Pan-Americano de 2015, em Toronto. Tom Ritzenthaler, presidente e fundador da Elite Trax, é o responsável pelo projeto e construção da pista.

 

 

Parque Radical de Deodoro

 

Em julho de 2014, a prefeitura iniciou as obras do Complexo Esportivo de Deodoro. O local recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, garantindo 60% das áreas de competição permanentes construídas. As intervenções são coordenadas pela prefeitura e realizadas com recursos do Governo Federal. Após os Jogos, a pista de BMX, assim como o circuito de canoagem slalom, fará parte do Parque Radical — legado esportivo e social para a região. Com quase 500 mil metros quadrados, o espaço terá uso combinado como centro de treinamento para atletas de alto rendimento e lazer da população, em uma região com poucas opções para a prática de atividades ao ar livre e grande concentração de população jovem. O parque vai oferecer opções variadas de recreação e prática esportiva – incluindo uma ciclovia – e será a segunda maior área de lazer da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo.

 

 

Localizado na divisa entre as zonas Norte e Oeste, Deodoro reúne grande quantidade de instalações do Exército e se encontra na área com a maior concentração de jovens da cidade e onde não há muitas opções de lazer. Cercado pelos bairros de Anchieta, Campo dos Afonsos, Deodoro, Guadalupe, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Parque Anchieta, Realengo, Ricardo de Albuquerque e Vila Militar, o Complexo de Deodoro faz limite com três municípios populosos da Região Metropolitana do Rio – Nilópolis, Nova Iguaçu e Mesquita –, que também vão se beneficiar do legado que os Jogos deixarão no Parque Radical.

 

 

O planejamento para o aproveitamento pleno do Parque Radical, que nos Jogos receberá as competições de canoagem slalom, BMX e mountain bike, divide a área em quatro setores, de acordo com o perfil de cada um. No setor 1, onde ficam o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX, a ideia é fazer uso combinado do público e dos atletas de alto rendimento. A pista olímpica de BMX permanecerá, com suas ondulações desafiadoras para os melhores praticantes de bicicross do mundo. No terreno ao lado, serão instaladas quadras poliesportivas. Nos outros setores do parque haverá trilhas ecológicas, equipamentos de ginástica, quiosques, mirante, minipista de mountain bike, ciclovia, pista de skate, além de uma Nave do Conhecimento, uma Clínica da Família e equipamentos de educação ambiental.
 

 

Confira como estão as obras das instalações esportivas do Complexo Esportivo de Deodoro


Existentes:
Centro de Tiro - Os sete estandes estão passando por adequações.
Situação atual: Estão em andamento as seguintes ações: recuperação estrutural da fachada externa do prédio, reforma dos sanitários, revisão das instalações elétricas e sanitárias, alvenaria em bloco de concreto nas pedanas, reconstrução do passeio público em concreto, fundações para as arquibancadas e instalação dos assentos das arquibancadas dos estantes. Foram iniciados a terraplenagem na área das instalações complementares, serviços de drenagem, a pintura na arquibancada permanente e a recuperação da rampa de acesso aos espectadores. A construção das novas pedanas de tiro ao prato foi concluída. As obras do estande de finais e da rua externa foram iniciadas.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 7.577 lugares
Evento-teste: Abril de 2016
Modalidades: Tiro esportivo olímpico e paralímpico
 

Piscina do pentatlo moderno - A piscina está sendo reformada e terá uma arquibancada com 2 mil lugares temporários.
Situação atual: Foram finalizados os testes de impermeabilização da piscina, a concretagem das lajes dos prédios de apoio (cabine de medição e central técnica), a revisão das instalações sanitárias, a instalação dos pisos da área externa. Está em andamento a colocação dos revestimentos cerâmicos internos da piscina.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade: 2 mil lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidade: Natação do pentatlo moderno
 

Centro de Hipismo - A pista do cross country, as pistas de treinamento e a arena de saltos e adestramento estão sendo adaptadas e ampliadas. Haverá uma nova clínica veterinária e acomodações para tratadores e veterinários (72 apartamentos de 3 quartos), que ficarão como legado após os Jogos. Além disso, o Picadeiro Coberto, para treino e aquecimento, foi reformado. A arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A pista do cross country terá 20 mil espectadores em pé e 1.000 assentos temporários.
Situação atual: A pista do cross country utilizada no evento-teste está pronta e homologada – um trecho complementar que será utilizado somente nos Jogos está sendo finalizado. Os três obstáculos aquáticos estão prontos e dois deles foram utilizados no evento-teste. A drenagem encontra-se em fase final de implementação e a irrigação foi concluída. A reforma do Picadeiro Coberto e da pista oeste de treinamento foram concluídas. Outras três pistas de treinamento estão sendo finalizadas.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 35.200 lugares
Evento-teste: Realizado em agosto de 2015
Modalidades: Hipismo olímpico (saltos, adestramento e concurso completo de equitação) e paralímpico
 

Centro de Hóquei Sobre Grama – Os dois campos existentes estão sendo adaptados. Também está em andamento a construção de vestiários, uma arquibancada permanente com 2.500 lugares na quadra principal e um centro de administração. Durante os Jogos, o Centro de Hóquei terá 5.000 assentos temporários na quadra secundária e 8.000 lugares na quadra principal, sendo 2.500 permanentes.
Situação atual: As fundações das arquibancadas permanentes foram concluídas. Nos vestiários, a estrutura metálica e as alvenarias foram concluídas, e estão em andamento a execução das instalações e dos revestimentos internos. Foi concluída a preparação da base dos campos 1, 2 e de treinamento. Encontra-se em andamento a construção da estrutura (pilares, paredes, vigas e lajes) em concreto armado da arquibancada permanente e da área técnica. Foram finalizadas a construção dos muros de divisa junto ao condomínio militar existente, a colocação de brita no entorno dos campos e a drenagem junto ao Colégio e ao Condomínio Militar. Também foi concluída a montagem das estruturas metálicas da arquibancada permanente. As áreas técnicas e os banheiros abaixo da arquibancada permanente estão em fase de emboço. A primeira camada de asfalto do campo 2 está sendo executada.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade total: 15.293 lugares
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Hóquei sobre Grama

Novas instalações permanentes
Arena da Juventude – O ginásio terá 2.000 lugares permanentes e 3.000 temporários.
Situação atual: Foram finalizadas a colocação das estruturas metálicas da cobertura, a colocação das peças pré-moldadas da arquibancada permanente, e os serviços de forma, armação e concretagem da estrutura do fosso do elevador. Estão em andamento a pavimentação, a montagem das rampas laterais e a colocação do piso definitivo. No térreo, foram iniciadas as instalações dos vestiários e áreas técnicas.
Execução: 64%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 5.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Esgrima do pentatlo moderno, basquete feminino (primeira fase) e esgrima em cadeira de rodas.


Circuito de Canoagem Slalom
Situação atual: As estruturas em concreto armado do lago (pilares, paredes, vigas e lajes), canais de treinamento e competição, casa de bombas e edifício técnico foram concluídas. Também estão prontas a fundação do prédio de apoio, a alvenaria da casa de bombas e do edifício técnico e a pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom. A concretagem da laje do lago foi finalizada e a execução de sua drenagem, em manilhas de concreto, está em andamento. A armação e impermeabilização dos canais de competição e treinamento estão concluídas. Os trilhos dos obstáculos estão instalados e já foram iniciadas a limpeza interna para a colocação dos obstáculos. A instalação das bombas dos circuitos de competição e treinamento estão em andamento. Na área comum do Parque Radical, as redes de drenagem de águas pluviais e o paisagismo estão em andamento. A pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom está em andamento. No edifício de apoio, foi concluída a estrutura metálica e iniciada a colocação das lajes pré-moldadas. A passarela de ligação entre o BMX e o circuito de canoagem slalom está na fase final de acabamento.
Execução: 81%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 8.424 lugares temporários
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Canoagem Slalom

Instalações provisórias
Circuito de Mountain Bike
Situação atual: A manutenção da pista de competição e o plantio de grama da área de domínio comum estão na fase final.
Execução: 80%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 25 mil lugares em pé
Evento-teste: Outubro de 2015
Modalidade: Ciclismo Mountain Bike



Estádio de Deodoro
Situação atual: Os trabalhos de terraplenagem foram iniciados.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 15.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Rúgbi, hipismo do pentatlo moderno e combinado (corrida e tiro) do pentatlo moderno; futebol de 7




Serviços Serviços