24/08/2015 08:29:00
A partir desta segunda-feira (24/08), o Rio de Janeiro terá uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre mapeamento e inovações tecnológicas da área de cartografia aplicadas ao cotidiano. A Diretoria de Informações da Cidade (DIC) do Instituto Pereira Passos (IPP) vai mostrar, na 27ª International Cartographic Conference (ICC), as iniciativas que vem implementando para melhorar a coleta e disseminação de informações sobre a cidade.
- A conferência é uma oportunidade ímpar para que as instituições de ensino e pesquisa, técnico-científicas, empresas e administrações públicas possam aprender, conhecer inovações, divulgar seus produtos, debater e compartilhar experiências com seus pares em âmbito mundial - explica o diretor de Informações da Cidade, Luiz Roberto Arueira, destacando a importância das atividades.
- As atividades durante toda a semana contribuirão para o aumento do conhecimento científico, prático e para o fortalecimento de redes de contatos nacionais e internacionais, proporcionando o desenvolvimento da cartografia e da ciência da geoinformação e o fortalecimento da posição estratégica do Brasil e da Cidade do Rio de Janeiro, no ano em que comemora os seus 450 anos, no cenário mundial.
Entre os trabalhos a serem apresentados estão o Armazenzinho — uma área do site do Armazém de Dados com conteúdo educativo, voltado para escolas — e o trabalho de mapeamento de logradouros executado com o apoio das equipes de campo do Rio+Social, que identificou 332 km de ruas, vielas, escadarias e becos no interior de comunidades pacificadas. Com isso, o total de logradouros identificados subiu de 90km, em 2012, para 422km, em 2015.
- Os agentes do Programa Rio+Social percorreram as ruas das comunidades em que atuavam, checando e validando os logradouros desenhados nos mapas (base de dados produzida pelo IPP). Ao transitarem pelas ruas, becos, travessas, e outros, mapeavam também eixos que ainda não constavam na base de logradouros - explica Adriana Vial, gerente de Estudos Habitacionais do IPP.
Também estão no roteiro apresentações sobre ferramentas de estimativa populacional; a parceria entre o IPP e a Secretaria Municipal de Educação para a implantação do projeto Turno Único na Rede Municipal; e a metodologia do Mapa Rápido Participativo, que identifica nas comunidades ocupadas por UPPs os pontos críticos de infraestrutura, que necessitam de mais atenção dos poderes públicos.
- Dividimos a cidade em microáreas de planejamento educacional para estudar a implantação do Turno Único na rede municipal, unindo a localização da demanda e da oferta existente e futura de escolas. Todo planejamento só foi possível porque conseguimos estruturar e compartilhar uma grande quantidade de informações georreferenciadas entre diversos órgãos municipais, como Educação, Patrimônio, Urbanismo e Habitação, e estabelecer um fluxo de atualização das bases de dados - conta o geógrafo do IPP Leandro Gomes.
A programação da 27ª International Cartographic Conference (ICC) começa a partir desta segunda-feira no Centro de Convenções SulAmérica , que fica na Avenida Paulo de Frontin, 1 (acesso principal pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas) - Cidade Nova – Centro. A exposição internacional de mapas, exposição técnica-comercial, cartografia para crianças e sessão pôster são abertos à visitação. Confira abaixo a programação com participação do IPP:
Apresentações Orais:
Dia 24, segunda-feira
Sala 4, às 16h30
Armazenzinho – mapas e informação sobre o Rio de Janeiro para crianças e professores
Dia 25, terça-feira
Sala 3, às 10h30
MRP – Introdução ao método do Mapa Rápido Participativo nas favelas pacificadas
Plenária 3, às 15h30
Análise territorial dos dados do Censo 1980-2010
Dia 26, quarta-feira
Sala 5, às 15h30
Mapeamento de logradouros em favelas
Painéis:
Sempre a partir das 14h50
Dia 24, segunda-feira
Planejamento territorial e implementação do turno único nas escolas
municipais do Rio de Janeiro utilizando geoprocessamento
Dia 26, quarta-feira
Mapa Participativo da Cidade do Rio de Janeiro
Dia 27, quinta-feira
Siurb – Mapas digitais a serviço da disseminação e gestão da informação
Dia 27, quinta-feira
Ferramenta SIG Web para estimativa populacional