Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança projeto Visão Rio 500

17/08/2015 21:43:00  » Autor: Fotos: J.P.Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes deu início na noite desta segunda-feira (17/08) ao projeto "Visão Rio 500", que vai promover diversas ações para discutir o futuro da cidade para os próximos 50 anos e auxiliar na elaboração das metas e diretrizes do Plano Estratégico 2017-2020. O lançamento reuniu representantes de vários segmentos da sociedade na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã – espaço que integra as obras de revitalização da Região Portuária e será inaugurado até dezembro.


— É muito simbólico lançar o projeto na Praça Mauá, que carregava o estigma de um lugar degradado. Embora a obra não esteja completamente pronta, a praça mostra-se exuberante e símbolo de uma cidade mais integrada. Faço um convite aos cariocas para que continuem sonhando e pensando grande, para que o Rio, que demoliu a Perimetral e resgatou o convívio com a Baía de Guanabara, avance ainda mais no futuro — disse Paes.
 

O diferencial da elaboração desta edição do Plano Estratégico é o processo 100% colaborativo e participativo: a população poderá enviar sugestões e votar nas melhores ideias, por meio da plataforma www.visaorio500.rio, também lançada nesta segunda-feira. A ferramenta já está disponível e permite que qualquer cidadão colabore com ideias e exemplos que poderão ser incorporados ao projeto. A expectativa é de que funcione como suporte para os encontros presenciais sobre o assunto e amplie o debate na internet e nas redes sociais.

 

Pesquisas quantitativas e qualitativas, plataforma colaborativa online, carteira de projetos, fóruns regionais, Conselho da Juventude e concurso de redação são algumas das atividades pensadas para envolver os moradores da cidade nas discussões. Após as fases de engajamento, pesquisa, proposição e votação popular, o documento será lançado em 1º de março de 2016, quando se encerram as comemorações oficiais pelo aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro.

Entre 18 e 24 de agosto, palestras e workshops, com transmissão ao vivo pela internet, vão reunir representantes da sociedade civil, especialistas e estudiosos de políticas públicas para debater como o Rio pode se tornar mais integrado, inclusivo e sustentável. O ciclo de debates "Diálogos com o futuro" discutirá os seguintes temas: "Qualidade de vida e Dignidade", "Sustentabilidade e Resiliência", "Competitividade e Inovação", "Território Integrado e Democrático", e "Igualdade de oportunidades e Cidadania". Os eventos serão realizados no Centro de Inovação Cisco, na Avenida Presidente Vargas, no Centro.


O novo Plano Estratégico contará ainda com a participação dos membros do Conselho da Cidade e do Conselho da Juventude. Para o coordenador do Planejamento Estratégico da Prefeitura do Rio e secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, o engajamento é a chave para o sucesso do documento:



- Já fomos cidade colônia, cidade império, cidade maravilhosa e cidade partida. Agora, somos cidade olímpica. E, depois, seremos que cidade? Temos de pensar o Rio para frente. E a participação da população é fundamental. Em 2016, chegaremos ao final de um ciclo, e será hora de olhar a cidade como uma página em branco, que novamente precisa ser preenchida, e traçar uma visão de longo prazo, mas com marcos bem definidos a curto e médio prazos também. Qual Rio queremos para as próximas gerações? 

A primeira edição do Plano Estratégico da cidade do Rio de Janeiro, lançada em 2009, representou um grande avanço na forma de administrar o município, com visão de 10 anos e meritocracia. Com um planejamento para o desenvolvimento da cidade nos quatro anos seguintes, pela primeira vez um documento da Prefeitura do Rio fixou metas anuais e objetivas para cada área de gestão do governo, todas com monitoramento, e valorização do servidor que passou a ganhar bônus salarial com o bom desempenho.

Em 2012, o documento definia novas diretrizes, metas e iniciativas para o período de 2013 a 2016, e visava um patamar ainda mais elevado, com um governo de alto desempenho em termos de qualidade e eficiência, que tinha pela frente o desafio de sediar os Jogos Olímpicos, a primeira edição na América do Sul. 

 

Com visão de 20 anos, o documento institucionalizou o modelo para garantir o cumprimento de metas, para que além de política de governo, fosse política de estado. Ou seja, todo governo passa a ter obrigação de apresentar um plano estratégico nos seis primeiros meses. Foi quando, também, surgiu o Conselho da Cidade, fórum consultivo de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Rio.

 

Já o Plano Estratégico 2017-2020 representa um salto de grandes proporções, com um convite para que todos os cariocas contribuam na construção de um futuro para a cidade nos próximos 50 anos. Será um debate aberto com a sociedade, com plataformas colaborativas, rede de instituições parceiras, metas regionalizadas e discussão das questões metropolitanas.

 

 

 


CONSELHO DA CIDADE
O Conselho da Cidade foi criado em 2011 com objetivo de reunir em um único fórum consultivo cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Rio. O grupo de trabalho conta com 150 representantes, escolhidos por sua contribuição pessoal/profissional ou por seu conhecimento das questões do município. Os conselheiros acompanham a execução dos projetos mais importantes da Prefeitura do Rio, realizam vistorias nas obras de infraestrutura e participam de discussões sobre temas relevantes. A cada ano a atuação do Conselho da Cidade se torna mais importante: em 2012, cerca de 80% de suas propostas foram incluídas no Plano Estratégico da cidade.

CONSELHO DA JUVENTUDE DA CIDADE
Mais de 600 jovens já se inscreveram para participar do Conselho da Juventude da Cidade. O conselho vai participar da elaboração do novo Plano Estratégico como um fórum consultivo e terá o objetivo de promover o engajamento e a atuação da juventude na gestão municipal. Serão escolhidos 100 jovens em seleção que vai priorizar a igualdade de gênero e distribuição territorial, respeitando a densidade populacional de cada região, e incluindo jovens com perfis variados: negros, LGBTs, indígenas, e pessoas com deficiência. Também estarão representados jovens que cumpriram ou estão cumprindo medidas socioeducativas, a fim de incluí-los como atores do processo e iguais em direitos.

PLATAFORMA ONLINE
Através da plataforma colaborativa online www.visaorio500.rio, o cidadão poderá se inscrever, discutir seus desejos para a cidade, e participar do processo de criação do plano, sugerindo ideias, debatendo os projetos selecionados e votando nos melhores.

DIÁLOGOS COM O FUTURO
Nos dias 18, 19, 20, 21 e 24 de agosto, o ciclo de debates vai mobilizar especialistas e instituições que desejam construir uma nova visão de futuro para os próximos 50 anos do Rio de Janeiro. A programação será dividida em duas etapas: começa na parte da manhã, com um momento inicial de inspiração, palestras com profissionais das mais diversas áreas e troca de informações. À tarde, um momento de formulação, com grupos de até seis pessoas (apoiados por um facilitador) que terão a oportunidade de criar e formular ideias que atendam às necessidades dos cidadãos cariocas. A programação completa poderá ser consultada aqui.

FÓRUNS REGIONAIS
Serão realizados encontros regionais para entendimento de demandas locais e criação de metas territorializadas. A ideia é que pessoas de todas as regiões da cidade e dos mais variados perfis participem e deem contribuições para o "Visão Rio 500".

PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS
Serão realizadas Pesquisas de Opinião Qualitativas e Quantitativas para entendimento da população, o perfil e opiniões sobre cada tema.

CARTEIRA DE PROJETOS
Identificação de novos projetos para a cidade, contando com assessoria de técnicos da Prefeitura do Rio e empreendedores parceiros.

STORYHACK
Evento que contará com especialistas, ativistas, técnicos e membros da sociedade civil que vão compartilhar opiniões e ideias sobre os temas do Plano Estratégico. O objetivo é ouvir a perspectiva do cidadão e que cada participante construa narrativas, em diversos formatos (vídeos, textos, infográficos, plataformas digitais, música, etc.), sobre um assunto específico, durante um final de semana, no Palácio da Cidade.

REDAÇÕES PARA O FUTURO
A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Educação, vai promover um concurso de redação nas escolas da rede municipal de ensino e em colégios particulares, com o tema "E daqui a 50 anos? Qual o Rio de Janeiro que você quer quando crescer?". Os autores das 100 melhores redações serão revelados em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, e terão seus textos publicados em livro que será lançado no dia 1º de março. Estas redações irão para uma Cápsula do Tempo, que será lacrada e ficará guardada no Museu do Amanhã. Daqui a 50 anos, a cápsula deverá ser aberta.










 




Serviços Serviços