Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Evento-teste de ciclismo modifica trânsito da cidade neste domingo

14/08/2015 17:27:00


A Prefeitura do Rio apresentou nesta segunda-feira (10/08) a operação da cidade para o evento-teste de Ciclismo de Estrada que será realizado no próximo domingo (16.08). Na competição, cerca de 100 atletas de 20 países vão percorrer 165 km entre Copacabana e Guaratiba, retornando para Zona Sul, terminando em São Conrado. Este é o quinto evento-teste realizado na cidade e o que causará o maior impacto na mobilidade urbana. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, esta será a primeira grande prova após a Cerimônia de Abertura e disputada em dois dias seguidos (competição masculina e feminina).


Como a competição exige uma grande logística operacional de trânsito, vários locais da orla estarão interditados para o tráfego de carros neste domingo. O acesso a algumas praias da cidade também estará restrito. As linhas de ônibus que passam pelas ruas impactadas pelo trajeto da prova tiveram seus itinerários alterados. Veja aqui.


A pista junto à orla da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Souza Lima e Francisco Otaviano, estará fechada desde a 0h de domingo. Já as pistas junto à orla das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, em Ipanema e no Leblon, serão bloqueadas a partir das 7h da manhã. Estas vias serão liberadas às 18h, após o fim do período da área de lazer. A pista junto às edificações funcionará normalmente como reversível.

As pistas junto à orla das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes estarão bloqueadas das 8h às 12h de domingo. A pista da Avenida Lúcio Costa, junto aos prédios, estará funcionando normalmente no sentido Recreio.

Os acessos de veículos às praias da Grumari, Prainha e Reserva estarão bloqueados desde a 0h até 12h de domingo. Os acessos à Vista Chinesa também estão fechadas das 5h às 13h.

A Av. Niemeyer será bloqueada duas vezes durante a manhã deste domingo: às 7h30 e às 11h. A Estrada do Joá também estará bloqueada entre 7h45 e 12h.

Outra via importante da cidade que será impactada será a Rua Jardim Botânico. A partir das 10h30, a via estará bloqueada no sentido Gávea a partir da Rua Pacheco Leão. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h. No horário de passagem dos ciclistas, 11h30 e 12h10, o fluxo no sentido Humaitá também será bloqueado com o desvio para a Lagoa pela Rua Mário Ribeiro.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

Avenida AtlânticaVENIDA ATLÂNTICA
A Avenida Atlântica, pista junto à orla, entre as ruas Souza Lima e a Francisco Otaviano, será utilizada pelos atletas e bloqueada ao tráfego à 0h de domingo. Será reaberta apenas ao fim da área de lazer, às 18h do domingo. A pista junto às edificações continuará funcionando como reversível.

Orla de Ipanema e leblon
As avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, pista junto à orla, serão utilizadas pelos atletas e bloqueadas ao tráfego às 7h da manhã. Serão reabertas apenas ao fim da área de lazer, às 18h. A pista junto às edificações continuará funcionando como reversível.

Avenida Niemeyer
A Avenida Niemeyer será bloqueada ao tráfego duas vezes no domingo, primeiro às 7h30 da manhã e depois no loop na Vista Chinesa às 11h, quando os ciclistas passarão duas vezes pela via. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para 13h. Entre essas duas interdições a via ficará aberta apenas sentido São Conrado.

Estrada do Joá
A Estrada do Joá ficará fechada entre 7h45 e 12h.

Barrinha
O circuito passará pela Estrada da Barra da Tijuca (fechamento entre 7h45 e 9h30; e entre 10h e 11h50) e na Ponte Velha. Os moradores da Barrinha terão sua entrada e saída restringidas em dois momentos no domingo: entre 7h45 e 8h20; e das 10h às 10h40. As condições normais de tráfego serão reestabelecidas após a passagem do último veículo do comboio, previsto para às 12h. No horário do bloqueio, todos os moradores da região terão acesso apenas pela Rua Maria Luísa Pitanga.

Rua Sargento João Farias e Avenida do Pepê
Essas vias serão bloqueadas para o tráfego geral às 8h e permanecerão fechadas até o retorno dos atletas, previsto para as 12h. Os moradores continuarão tendo a acesso a residência por uma faixa reservada para emergência nos seguintes horários: entre 8h e 8h25 e entre 9h35 e 10h35.

Avenida Lúcio Costa
A pista junto à orla da Avenida Lúcio Costa ficará fechada das 8h às 12h. A pista junto às edificações funcionará normalmente.

Reserva
A Avenida Lúcio Costa na altura da Praia da Reserva será fechada para tráfego de veículos desde 0h de domingo. A reabertura do tráfego será às 12h após o retorno dos ciclistas.
Prainha, Grumari e Serra de Grumari
A Estrada da Guanabara (Prainha, Grumari e Serra de Grumari) será fechada para tráfego de veículos às 0h de domingo. A reabertura do tráfego está prevista para as 12h, após o retorno dos ciclistas.

Loop Prainha
Os ciclistas darão duas voltas no loop que contempla a Prainha, Grumari, Serra de Grumari, Estrada Burle Max, Serra da Grota Funda e Estrada do Pontal. O tráfego de veículos, inclusive de moradores, na Estrada Burle Max, Serra da Grota Funda e Estrada do Pontal será bloqueado entre 8h30 e 11h. 

 

 

 

Loop Vista Chinesa

Os ciclistas darão duas voltas no loop que contempla Floresta da Tijuca, Jardim Botânico, Gávea, Leblon e São Conrado. A chegada dos ciclistas neste circuito está prevista para as 11h e saída às 12h30. Os bloqueios de tráfego iniciam às 10h15.

 

 

 

Estrada da Vista Chinesa

A Estrada da Vista Chinesa será fechada para tráfego de veículos às 5h de domingo. A reabertura do tráfego será após a passagem do último veículo do comboio na segunda volta, prevista para as 13h.
Rua Pacheco Leão
A Rua Pacheco Leão será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para as 13h.

Rua Jardim Botânico
A Rua Jardim Botânico será bloqueada às 10h30 no sentido Gávea a partir da Rua Pacheco Leão. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h. No horário de passagem dos ciclistas, 11h30 e 12h10, o fluxo no sentido Humaitá também será bloqueado com o desvio para a Lagoa pela Rua Mário Ribeiro.


Rua Marquês de São Vicente
A Rua Marquês de São Vicente, entre a Praça Santos Dumont e a Rua Vice Governador Rubens Berardo, será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h.


Avenida Padre Leonel Franca
A Avenida Padre Leonel Franca funcionará em meia pista para o tráfego das 10h30 às 13h.

Rua Visconde de Albuquerque
A Rua Visconde de Albuquerque será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio na segunda volta, previsto para as 13h. A saída de moradores será feita através de travessias assistidas no circuito.



OPERAÇÃO DE TRÂNSITO

A operação de trânsito começará na madrugada de sábado para domingo e contará com a participação de 580 agentes de trânsito da Prefeitura do Rio, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio. As proibições de estacionamento começarão na madrugada desta quinta-feira (13.08). As forças de trabalho realizarão as intervenções de tráfego necessárias para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar motoristas e pedestres.


Ao todo, serão utilizados 31 painéis de mensagens variáveis, que passarão orientações aos motoristas e informarão sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio vão implantar ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Haverá o apoio de batedores da Polícia Rodoviária Federal, que conduzirão o comboio de ciclistas.

A colocação das grades para delimitar o circuito será iniciada a partir desta segunda-feira (10 de agosto), ainda sem o fechamento de vias. Todas as saídas de veículos ao longo do circuito também serão gradeadas, mas apenas durante os horários de bloqueio.


Para segurança dos atletas, haverá proibições de estacionamento ao longo de todo o circuito. As proibições começarão a ser efetuadas já a partir desta quinta-feira (13 de agosto), às 13h. Todas as proibições de estacionamento serão encerradas no domingo (16 de agosto), às 18h. Confira relação dos pontos abaixo.

 

 

 

PERCURSO

 

 

 

Av. Atlântica, Rua Francisco Otaviano, Av. Vieira Souto, Av. Delfim Moreira, Av. Niemeyer, Estrada da Gávea, Estrada do Joá, Estrada da Barra da Tijuca, Ponte Velha da Barra, Av. Ministro Ivan Lins, R. Sgt. João de Faria, Av. do Pepê, Av. Lucio Costa, Estrada do Pontal, Avenida do Estado da Guanabara, Estrada do Grumari, Estrada Roberto Burle Marx, Av. das Américas, Serra da Grota Funda, Estrada do Pontal, Av. Lucio Costa, Av. do Pepe, Rua Sgt. João de Farias, Av. Ministro Ivan Lins, Ponte Velha, Estrada da Barra da Tijuca, Estrada do Joá, Estrada das Canoas, Estrada da Gávea Pequena, Estrada da Vista Chinesa, Rua Pacheco Leão, Rua Jardim Botânico, Av. Rodrigo Otávio, Rua Marques de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Av. Padre Leonel Franca, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Niemeyer, Avenida Prefeito Mendes de Morais.


Durante sua passagem os ciclistas ocuparão as faixas da pista de rolamento. Os fechamentos de vias serão executados pelos agentes da CET-Rio e pela Guarda Municipal e mantidos durante a passagem de todo o comboio.

Entenda a prova

Os ciclistas sairão do Posto 5 em Copacabana, às 8h30, e vão percorrer os bairros de Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Guaratiba, Alto da Boa Vista, Floresta da Tijuca (Vista Chinesa), Horto, Jardim Botânico e Gávea. A chegada da prova está prevista para as 12h40 na Avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado.

Haverá dois loops em dois trechos do percurso. O primeiro na região de Guaratiba, percorrendo Prainha, Grumari, Serra de Grumari, Estrada Burle Marx, Serra da Grota Funda e Estrada do Pontal. Os ciclistas vão trafegar nesta região entre 9h20 e 11h. O segundo será na Floresta da Tijuca, passando pelo Alto da Boa Vista, Vista Chinesa, Jardim Botânico, Gávea, Leblon e São Conrado, entre 11h10 e 12h30.




PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO


Será proibido o estacionamento ao longo de todo o circuito para garantir a segurança dos atletas, da seguinte forma:


Quinta-feira (13 de agosto)
A partir das 13h - Estrada das Canoas;
A partir das 22h - Avenida Lúcio Costa, entre Av. do Pepê e Estrada do Pontal, em pista sentido Zona Sul.

Sexta-feira (14 de agosto)

A partir das 13h
Av. Niemeyer, entre a Av. Prefeito Luiz Mendes de Morais e a Estrada da Gávea;
Estrada da Gávea, em toda sua extensão;
Rua Marquês de São Vicente, entre a Praça Santos Dumont e a Rua Artur Araripe;
Rua Vice-Governador Rubens Berardo;

A partir das 22h
Av. Pref. Mendes de Morais entre Rua Princesa Diana de Gales e Rua Eng. Amandino de Carvalho;

Rua Sargento João de Farias, entre Av. do Pepê e Av. Min. Ivan Lins;
Avenida do Pepê, toda extensão;
Estrada da Barra da Tijuca, em ambos os sentidos;
Estr. do Pontal, entre Av. Lúcio Costa e Av. das Américas, em ambos os sentidos;
Rua Pacheco Leão;
Av. Visconde de Albuquerque, no trecho entre a Rua Gabriel Mufarrej e a Av. Niemeyer;

Sábado (15 de agosto)
A partir das 13h
Rua Francisco Otaviano;
Estrada do Joá;
Avenida das Américas (trecho inicial no trevo de acesso a serra da Grota Funda);
Estrada Roberto Burle Marx, entre a estrada do Grumari e Avenida das Américas, em ambos os sentidos;


A partir das 22h
Auto Estrada Lagoa Barra;
Avenida Lucio Costa, Praia da Reserva, em pista sentido Grumari;
Avenida Estado da Guanabara, entre a Estr. do Pontal e Estrada de Grumari, em ambos os sentidos;
Estrada de Grumari, entre Av. Estado da Guanabara e a Estr. Roberto Burle Max, em ambos os sentidos;
Av. Niemeyer, entre Av. Delfim Moreira e a Av. Prefeito Mendes de Morais;
Estrada da Vista Chinesa;

Todas as proibições de estacionamento serão encerradas no domingo (16 de agosto), às 18h. Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas.
A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e os agentes vão circular na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.


Recomendações importantes

- A pista junto à orla da Avenida Lucio Costa ficará fechada das 8h às 12h deste domingo. A pista junto às edificações funcionará normalmente.

- Os acessos de veículos às praias da Grumari, Prainha e Reserva estarão bloqueados desde a 0h até 12h de domingo (16.08).

- Os acessos à Vista Chinesa ficarão bloqueados das 5h às 13h.

- Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais pré-determinados e observar com atenção a aproximação de motociclistas batedores, que indicarão a aproximação do comboio de ciclistas.


- É muito importante que os motoristas observem toda a sinalização e respeitem as orientações dos agentes de trânsito, que estarão atuando para garantir a segurança dos competidores, dos pedestres e dos veículos.


- Aos motoristas que não necessitarem passar nas vias envolvidas no evento é sugerido que evitem utilizá-las, buscando rotas alternativas para seus percursos.  


Arquivos relacionados:
  » Ciclismo Coletiva 10.08.15.pptx -   - 




Serviços Serviços