01/08/2015 18:38:00 » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: J.P.Engelbrecht
Milhares de pessoas acompanharam, neste sábado (01/08), o primeiro evento-teste de paratriatlo (natação, ciclismo e atletismo) em Copacabana — um dos esportes que será disputado ao ar livre nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A competição reuniu 60 atletas de 15 países e contou pontos para o ranking classificatório para as Olimpíadas 2016. A Prefeitura do Rio montou esquemas especiais de trânsito, limpeza da orla e monitoramento para garantir a segurança do público e dos atletas. Nenhum incidente foi registrado. Neste domingo (02/08), acontecem as provas do triatlo tradcional.
O Centro de Operações Rio (COR) deu suporte às operações com a utilização de 140 câmeras, para monitorar as regiões de competição e entornos. As imagens, em tempo real, auxiliaram os técnicos na implantação dos esquemas de interdição e fechamentos de vias, no acompanhamento do trânsito nas áreas impactadas e na liberação do tráfego após a prova. As vias foram liberadas ao trânsito às 18h.
— O balanço deste primeiro dia foi altamento positivo porque registramos pouquíssimas retenções em Copacabana. Inclusive o treinamento feito com a Policia Rodoviária Federal funcionou plenamente. O trabalho junto aos moradores também contribuiu para a fluidez, a grande maioria colaborou evitando estacionar nas ruas interditadas — explicou Joaquim Dinis, diretor de operações da CET-Rio.
A operação contou com 170 controladores da CET-Rio. Foram empregados dez veículos operacionais e 30 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Durante a semana, foram utilizados 21 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - que informaram sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego.
— Tudo isso é por uma causa justa. A prefeitura informou aos moradores sobre os horários dos fechamentos das ruas e onde era proibido estacionar. Mantive a minha rotina, de passear com o meu cachorro, sem problema algum. Aliás, é sempre muito bonito ver Copacabana assim tão colorida e diversificada — disse a psicóloga Nany da costa Ferreira, 56 anos, moradora da Rua Djalma Urich.
A competição começou no horário previsto, com a disputa das provas de natação. Os atletas nadaram 750 metros antes de pedalar 21 km pela orla. A última etapa do paratriatlo, a corrida, exigiu fôlego para concluir o percurso de 5km. Atletas alemães, brasileiros e norte-americanos se destacaram. Os europeus e as norte-americanos dominaram o pódio das categorias PT2 (grau severo de limitação de atividade) e PT4 (leve grau de limitação de atividades), e somaram importantes pontos no Circuito Mundial de Paratriatlo.
O esquema de monitoramento e fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal utiliza 1.576 agentes, distribuídos, em regime de escala, até terça-feira (04/08). Os agentes têm o suporte de 137 viaturas, 72 reboques, oito motos e quatro caminhões. Cerca de 70 funcionários do Comitê Rio 2016 participaram do evento-teste, com o apoio de mais de 500 voluntários.
O paratriatlo foi o segundo evento da série Aquece Rio. O primeiro aconteceu em agosto do ano passado, na Marina da Glória, durante a Regata Internacional de Vela. Em relação à competição, os testes mais importantes se referem ao desenho do percurso e às condições climáticas, as mesmas esperadas para o período dos Jogos. Controle de dopping, cronometragem e gestão dos resultados também foram testados.
Imagens relacionadas:
