Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança Conselho da Juventude da Cidade

28/07/2015 18:43:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Raphael Lima


A Prefeitura do Rio lançou, nesta terça-feira (28/07), o Conselho da Juventude da Cidade, um fórum consultivo formado por jovens que vão acompanhar e fiscalizar o andamento do Planejamento Estratégico para os próximos 50 anos. Coordenado pelo Laboratório de Participação da Prefeitura (LAB.Rio), o conselho terá o objetivo de promover o engajamento e a participação desses cariocas na gestão municipal. Mais de 600 jovens já demonstraram interesse em integrar o Conselho, mas os 100 integrantes serão escolhidos por seleção que primará pela igualdade de gênero e distribuição territorial, respeitando a densidade populacional de cada região.

 

Durante a cerimônia de lançamento no Palácio da Cidade, em Botafogo, o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, falou sobre a importância da iniciativa. Segundo ele, o conselho reforça a ideia da prefeitura de buscar dialogar cada vez mais com a sociedade civil:

 

- Não queremos jovens pensando apenas políticas públicas para a própria juventude. O desafio agora é fazer com que eles discutam a cidade como um todo, os direitos do cidadão, projetos, educação, saúde, mobilidade, Baía de Guanabara, a terceira idade, as crianças. Eles vão ter a chance de discutir o futuro do Rio de igual para igual com os secretários municipais, servidores públicos, empresários e outros membros da sociedade, através da realização de encontros e reuniões.


Com o objetivo de formatar um conselho representativo em todas as áreas, a Prefeitura do Rio elaborou um calendário de articulação que permitirá ao LAB.Rio realizar busca ativa por jovens com variados perfis, incluindo negros, LGBTs, indígenas, e pessoas com deficiência. Também estarão representados jovens que cumpriram ou estão cumprindo medidas socioeducativas, na tentativa de incluí-los como atores do processo e iguais em direitos.

 

As inscrições vão até 30 de agosto. Para participar é necessário ter entre 14 e 29 anos, morar no Estado do Rio e estudar ou trabalhar no município, além de enviar um vídeo com uma proposta para a cidade através do site

 

- A ideia é trazer jovens das mais diferentes classes sociais para ocupar espaços públicos da cidade, realizando encontros no Palácio da Cidade, em praças, nas Naves do Conhecimento, quadras e campos de futebol, e lonas culturais. Eles poderão emitir pareceres sobre as ações da prefeitura e criar suas próprias propostas, que julguem decisivas para o futuro da cidade – explicou Luti Guedes, coordenador do LAB.Rio.

 

Durante o período de inscrições, o LAB.Rio organizou um calendário de articulação que vai contemplar visitas a escolas municipais com jovens em situação de vulnerabilidade social, nos seguintes bairros: Maré, Complexo do Alemão, Chatuba/Mesquita, Jacarezinho, Del Castilho, Cidade de Deus, Vigário Geral, Santa Cruz, Antares e Rocinha. Esses locais terão ponto de inscrição para o conselho, assim como as unidades da Casa Viva de Bonsucesso, Del Castilho, Bangu, Penha e Jacarepaguá; e as Naves do Conhecimento de Padre Miguel, Irajá, Madureira, Penha, Santa Cruz, Vila Aliança, Triagem e Nova Brasília.


No lançamento, uma mesa redonda com convidados debateu o tema "A Juventude e a Cidade Conectada", destacando a importância da participação da juventude, as redes e mobilização social, tendo como pano de fundo a relação do jovem com a cidade. Participaram do debate o secretário Pedro Paulo; a coordenadora do projeto, Thamyra Thamara; a jornalista Sil Bahia (Observatório de Favelas), e os jovens articuladores Ana Paula Lisboa (Agência de Redes para a Juventude) e Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), que comentou sobre suas expectativas:

 

- A cidade é para todos, mas cada espaço tem suas particularidades. Apoio muito essa iniciativa da prefeitura e torço bastante para que esse conselho seja do povo e não só uma ação de governo. Que as coisas aconteçam de fato, que os jovens sejam acolhidos e que a gente construa uma cidade plural. Vendo por exemplo, que a favela é uma potência social e cultural e que ela pode propor soluções para si própria e para a cidade como um todo.  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços