Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Novas instalações da Unidade de Reinserção Social Irmã Dulce

28/07/2015 15:25:00


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) inaugurou, na manhã desta terça-feira (28/07), as novas instalações da Unidade de Reinserção Social (URS) Irmã Dulce, localizada no Rio Comprido, Zona Norte da cidade. Voltada para o acolhimento de até 16 mulheres em situação de extrema vulnerabilidade social, a unidade reabre totalmente reformada, com novas acomodações e infraestrutura. No espaço, mulheres com idades entre 18 e 59 anos têm a oportunidade de recuperar a autonomia e a autoestima.

 

- Lidamos com o que é mais importante na cidade: as pessoas. Nossas unidades tratam da reconstrução das trajetórias de vida. Todos nós tropeçamos em algum momento. Contar com a ajuda da URS Irmã Dulce nesse processo é uma benção - afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires.

 

Outro foco da equipe técnica - formada por assistentes sociais, psicólogo, nutricionista e educadores sociais - é a reinserção familiar e comunitária por meio do fortalecimento de vínculos e a garantia de direitos. Entre os motivos que as levam às ruas estão o abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias químicas, dentre outros.

 

- O ambiente está mais bonito e espaçoso. Até o trabalho melhorou. Sinto que as acolhidas e os profissionais estão mais animados e com mais atitude - definiu Priscila Lemos, de 28 anos. Entre idas e vindas, ela frequenta a unidade há cinco anos. Desde que retornou, no mês passado, pode confirmar o salto de qualidade nas instalações do abrigo.

 

A cerimônia de inauguração também reuniu os subsecretários Rodrigo Abel (Proteção Social Especial), Hélio Aleixo (Gestão) e Jurema Batista (Inclusão Produtiva), além da diretora da URS, Emília Castro, representantes da subprefeitura e da região administrativa do Centro, conselheiros tutelares e ritmistas da escola de samba Estácio de Sá.

 

A URS Irmão Dulce foi inaugurada em novembro de 2009. A proposta inicial era acolher  prioritariamente mulheres dependentes do crack e outras substâncias psicoativas, proporcionando o acesso as políticas públicas, por meio das ações em rede, bem como o acesso ao tratamento da dependência química.

 

A partir de 2013, a unidade foi reestruturada em conformidade aos Serviços de Proteção Especial de Alta Complexidade da SMDS, passando a atender um grupo mais heterogêneo que em sua maioria possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia, incluindo os demais fatores desagregadores como o uso abusivo de drogas, violência comunitária, violência doméstica, doença e deficiência mental.

 

A URS Irmã Dulce fica na Rua Visconde de Jequitinhonha, 50.




Serviços Serviços