24/07/2015 08:30:00
Os cidadãos do Salgueiro vão ganhar uma nova fonte de informações locais: a rádio Se Liga Salgueiro! será oficialmente inaugurada neste sábado (25/07), às 9h, com a presença de moradores e lideranças comunitárias e com apresentações culturais da região. Durante a festa serão apresentados o processo de elaboração da rádio, seus participantes, seus objetivos e seu histórico. Realizada pelos moradores e coordenada pelo Pro-Natura, a conquista contou com a parceria da universidade PUC-Rio, a Light e o Rio+Social - programa da Prefeitura do Rio de Janeiro voltado para áreas ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). No evento, também será inaugurado o estúdio da rádio. A festa acontece na quadra multiuso da comunidade (também chamada de quadra do campo), que fica na Rua Casemiro, s/nº, na Tijuca.
A ideia da rádio nasceu das oficinas de diálogo entre moradores e os parceiros num movimento comunitário inédito no morro. Para estimular o debate sobre a rádio, 300 questionários com uma pesquisa foram distribuídos para os moradores. Lideranças comunitárias participaram de reuniões para escolher o melhor projeto para a localidade.
A rádio tem como objetivo democratizar o acesso à informação no Salgueiro, criando um canal de comunicação entre seus próprios moradores e destes com a sociedade (organizações, empresas e órgãos públicos).
O Rio+Social foi o responsável por disponibilizar informações sobre a população e a área do Salgueiro e por realizar a aproximação entre os lideres da comunidade e os idealizadores do projeto.
- Com a rádio, os moradores terão mais informações e ampliarão o alcance do debate sobre as questões locais. Com mais essa conquista, a população está pronta para lutar por novos objetivos - afirma a assessora de Mobilização e Parcerias do Rio + Social, Tita Tepedino.
A programação poderá ser ouvida em parte da comunidade no sistema de rádio poste (alto-falantes instalados nos postes de luz) que irá transmitir apenas a Se Liga Salgueiro!
Inicialmente, a rádio contará com 11 colaboradores. Desses, quatro participaram de capacitação no curso gratuito de formação em radiojornalismo comunitário no IPP, promovido pela ONG Jequitibá.
- A rádio será um multiplicador de informações. Notícias sobre saúde, esporte e entretenimento irão fazer parte da programação e cada editoria terá uma vinheta distinta. Levaremos também informes sobre reuniões locais, cursos, entre outros assuntos - disse Denise Santos, uma das locutoras da programação.
A gestora de projetos da Pro-Natura, Antonia Caetano Mascarenhas, afirma que a ideia tem foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável do Salgueiro:
- Vemos a rádio como uma ferramenta para os moradores atingirem seus objetivos coletivamente. Desde 2014 o projeto vem sendo acolhido por muitos moradores, mostrando ainda mais a sua força.