Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Pacto do Rio celebra parceria com Associação Comercial-RJ

29/06/2015 17:51:00  » Autor: Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes participou nesta segunda-feira (29/06) da posse do presidente eleito da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Paulo Protasio, atual presidente da Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior e diretor da Sociedade Nacional de Agricultura, que foi eleito para o biênio 2015/2017. No evento, o prefeito assinou a carta de parceria entre o Pacto do Rio e a ACRJ.

 

O Pacto do Rio, uma iniciativa do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), é um conjunto de compromissos articulados entre os setores público e privado, a academia, organismos internacionais e a sociedade civil para promover o desenvolvimento sustentável da cidade do Rio de Janeiro.

 

- A ACRJ é uma super parceira da Prefeitura do Rio e não seria diferente com o Pacto do Rio. Vamos continuar com o diálogo permanente sobre os temas da cidade e firmar essa parceria público privada para captar negócios para o Rio – comentou o prefeito.

 

Tendo como princípios combater a desigualdade e focando seus esforços na geração de oportunidades para jovens, no desenvolvimento sustentável da cidade e na integração entre asfalto e favela, o Pacto do Rio é uma proposta de atuação em conjunto a partir da construção de uma rede de informações qualificadas e compartilhadas. O novo presidente da ACRJ, Paulo Protasio, comemorou a parceria:

 

- Compreendemos que o Pacto do Rio é um conjunto de compromissos e sinergias que promovam a integração da cidade como um dos vetores fundamentais para o seu desenvolvimento.  Acreditamos no poder de transformação desta iniciativa.

 

Já são parceiros do Pacto, hoje, o Ministério das Cidades (Secretaria Nacional de Habitação), o Centro de Operações Rio, a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, a d.Think, Accenture, Binder, Agência3, Approach, CasaDigital, Noo, Instituto Igarapé, FBDS, Instituto Light, ISER, Fundação Itaú Social, Conselho Estratégico de Informações da Cidade, Rio Como Vamos, SDSN e a Bloomberg Associates.

 

- Esta é uma parceria estratégica para o Pacto, por conta da capacidade de articulação com tantos setores relevantes da sociedade e da economia do Rio de Janeiro – explicou a presidente do IPP e idealizadora do Pacto do Rio, Eduarda La Rocque.

 

O Pacto do Rio visa, através de informação qualificada e compartilhada, fortalecer experiências bem-sucedidas de parcerias público-privadas participativas, em que ouvir a sociedade faz parte desde o começo do seu planejamento. É um pacto da cidade para a cidade, entre indivíduos e instituições que compartilham princípios e um objetivo comum: uma cidade cada vez mais humana, justa, integrada.

 

O Pacto foi inspirado em duas grandes redes das quais o IPP faz parte: a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável-SDSN, iniciativa proposta pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon; e o Fórum Nacional.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços