Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura terceira Clínica da Família em Campo Grande

23/05/2015 16:12:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste sábado (23/05) a Clínica da Família Everton de Souza Santos que atenderá cerca de 18 mil moradores de Senador Vasconcelos, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A nova unidade terá seis equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal, que cuidarão da população das comunidades Moriçaba, Arnaldo Eugênio e Santa Rita. Com a inauguração, a cobertura de Saúde da Família no município chega a 47,9%, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.

 

Acompanhado do secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho, dos secretários municipais de Saúde e de Obras, Daniel Soranz e Alexandre Pinto, respectivamente, além de parlamentares e lideranças comunitárias, Paes falou sobre a mudança do cenário da Saúde na cidade:

 

- Esse atendimento das clínicas da família é uma revolução e uma mudança que na saúde preventiva impede das pessoas ficarem doentes. A meta da prefeitura é inaugurar mais 62 clínicas até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pelo Saúde da Família. A Zona Oeste é uma área da cidade que precisa de muita atenção porque ficou abandonada durante muitos anos, e trazer pra cá uma nova unidade de saúde é um esforço que a prefeitura faz para melhorar a vida das pessoas.

 

Localizada na Estrada do Moriçaba, a nova unidade de saúde está preparada para realizar cerca de 2,4 mil consultas médicas mensais, sendo 400 por equipe. Além disso, vai oferecer serviços como pré-natal, teste do pezinho, vacinação, curativos, planejamento familiar e Vigilância em Saúde. Os moradores também terão à disposição serviços de saúde bucal e o Programa Academia Carioca, que promove atividades físicas associadas ao acompanhamento de saúde, ajudando na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida dos cariocas.

 

E as mamães da região vão ganhar um presente especial, já que a clínica contará com um espaço de acolhimento mãe-bebê, equipada com balança para recém-nascido, poltrona de amamentação e atendimento voltado exclusivamente para as mães e crianças de colo.

 

- Aqui a população vai encontrar um espaço de qualidade, com todos os serviços necessários para a prevenção de doenças, e com um bom atendimento – disse o secretário Daniel Soranz.

 

A construção dessa nova unidade de saúde está incluída no repasse, em julho do ano passado, de R$ 130 milhões da economia orçamentária da Câmara Municipal para que fossem utilizados pela Prefeitura do Rio na construção de novas clínicas. As Clínicas da Família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. Hoje, o Rio passa a contar com 77 clínicas da família inauguradas desde 2009. Em 2008, o Rio era a capital com pior cobertura de saúde do país com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia.



Moradora do bairro há mais de 40 anos, a dona de casa Dermecília de Souza Campos, 73 anos, agradeceu a prefeitura pela construção da clínica, um desejo antigo dos moradores:

 

- Estou muito feliz com a construção dessa clínica. Vou me tratar aqui e fazer todos os exames que preciso. A gente que precisa tem que ficar perambulando de um hospital para o outro e isso é muito ruim. Agora isso vai acabar e vou conseguir tratar dos meus problemas de joelho e do coração tranquila.

 

Everton de Souza Santos, que deu nome à clínica, foi morador da comunidade de Jardim Moriçaba. Aos 14 anos, o rapaz jogava futebol com amigos, quando teve um mal súbito e faleceu no local onde a Clínica da Família foi erguida. A família dele é uma das pioneiras na comunidade.  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços