Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura aros olímpicos no Parque Madureira

20/05/2015 21:31:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: J.P.Engelbrecht e Raphael Lima


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta quarta-feira à noite (20/05), os aros olímpicos no Parque Madureira, Zona Norte da cidade, ao lado da presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016, Nawal el Moutawakel, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do cônsul do Reino Unido, Jonathan Dunn. Uma queima de fogos marcou a celebração ao monumento, que pesa cerca de quatro toneladas e mede 25 metros de comprimento e 12 de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares.

 

 

— Vivemos numa cidade cheia de desafios e as Olimpíadas estão servindo para melhorar a vida das pessoas. Por isso, é importante que todo carioca se sinta parte integrante desse movimento de transformação pelo qual o Rio está passando. E Madureira foi escolhido por ser o coração do subúrbio do Rio, onde nossa identidade foi forjada — disse o prefeito, que fez a tradução simultânea do discurso sobre a importância do espírito olímpico de Nawal el Moutawakel.

 

 

O Parque Madureira será um dos três lugares onde as pessoas poderão assistir, em tempo real, a transmissão dos Jogos Olímpicos em telões ('live sites'). Os outros pontos estarão instalados na Frente Marítima, na Região do Porto Maravilha, e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Inaugurado em 2012, o espaço virou a principal referência de lazer e prática de esportes da Zona Norte.

 

 

Moradora de Oswaldo Cruz, a aposentada Maria Alice da Silva, 66 anos, aprovou a ideia de escolher Madureira para sediar os aros olímpicos:

 

 

— A Zona Norte andava esquecida pelas autoridades, mas de uns anos para cá a gente passou a receber mais atenção.  O parque é o quintal da minha casa, por isso é como se esse símbolo fizesse parte da minha vida.

 

 

O monumento que representa a união dos cinco continentes foi doado pelo Reino Unido. Nas Olimpíadas de 2012, em Londres, a estrutura de alumínio decorou a Ponte Tyne, em Newcastle, uma das cidades onde foram disputadas partidas de futebol. A viagem da Inglaterra até o Brasil durou 20 dias, entre janeiro e fevereiro deste ano, e contou com o apoio da Marinha do Brasil.

 

 

O presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, comemorou a chegada dos aros à cidade, que vai receber 15 mil atletas de mais de 200 países durante os Jogos.

 

 

— Os aros são a maior representação do movimento olímpico e estão entre as imagens mais reconhecidas do mundo. Será uma grande oportunidade e estímulo para que o Rio entre ainda mais no clima dos Jogos memoráveis que acontecerão em 2016.

 

 

Para comemorar a inauguração dos aros olímpicos, a prefeitura lançou conteúdo exclusivo, em coordenação com o Waze (http://waze.com), um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo. A partir de agora, quem utilizar o aplicativo vai identificar o Parque Madureira como área olímpica. No Waze, o parque ganhou ícone com a logomarca 'cidade olímpica' e informações exclusivas. Ainda este ano, o aplicativo apresentará conteúdo de outros pontos olímpicos da cidade.

 

 

Com 1,5 quilômetro de extensão, o Parque Madureira é a terceira maior área verde da cidade, menor apenas que o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista, além de ser o primeiro parque público do Brasil com certificação do selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini (AQUA).  O espaço está em expansão: as obras terão duração de dois anos e investimento de R$ 277,5 milhões.  Com a expansão, o parque vai cortar oito bairros da Zona Norte: Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Coelho Neto e Guadalupe.

 

 

Pela manhã, o prefeito Eduardo Paes participou, na sede da Empresa Olímpica Municipal (EOM), na Cidade Nova, de reunião com integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), que estão na cidade para acompanhar a preparação do Rio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Liderada pela presidente da Comissão de Coordenação do COI para o evento esportivo, Nawal el Moutawakel, esta é a 11ª rodada de reuniões, que também estão sendo acompanhadas pelo diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi, pelo ministro dos Esportes, George Hilton, pelo secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Leonardo Espíndola, e por representantes do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

 

 

- Fizemos prestação de contas de todas as obras que estão acontecendo. Tudo está caminhando bem, mas claro que temos muitos desafios, cada dia é um novo desafio diferente - resumiu o prefeito.  




Serviços Serviços