25/04/2015 18:11:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (25/04), na Zona Norte da cidade, as obras de controle de enchentes na bacia do Rio Acari, na altura de Honório Gurgel, e de urbanização de três ruas em Colégio, pelo programa Bairro Maravilha.
No Rio Acari, as intervenções foram feitas por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Recursos Hídricos e da Fundação Rio Águas, em um investimento de R$ 94,7 milhões. As obras para reduzir os riscos de alagamentos na região incluíram a macrodrenagem de 2.733 metros do rio, aumentando a vazão e facilitando seu acesso para futuras limpezas ou operações de dragagem. Também foi construída uma nova rua, a Via Canal, e uma ciclovia, para atender a população que vive nas proximidades do Rio Acari.
- Esse é um rio que corta a Zona Norte e o subúrbio, abandonados muito tempo, com ocupação irregular na margem. É um rio muito longo e extenso, ainda temos que mexer em outras áreas, mas com essa obra aqui a região de Honório Gurgel e parte de Acari estará salva desse problema das enchentes. Essa não é uma obra estética. É uma obra pra permitir que o drama dos alagamentos e do "perder tudo" acabe. Mas não adianta nada a prefeitura canalizar e arrumar esse rio, se os moradores continuarem jogando lixo, entulho e fazendo ocupação irregular – disse o prefeito.
Em seguida, Paes entregou ainda aos moradores da Zona Norte três ruas urbanizadas pelo programa Bairro Maravilha, em Colégio. O programa, conhecido por dar cara nova aos bairros e comunidades por onde passa, implantou nas ruas Itaeté, Jacé e Caraíba 12.570 metros quadrados de calçadas em concreto, 11.058 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 156 golas de árvores e 32 rampas de acessibilidade, além de iluminação e sinalização. Outras cinco vias (Coema, Juruco, Toriba, Jacirendi e Iara) também estão sendo beneficiadas com as obras na região, em um investimento total de R$ 9,4 milhões.
- Não tem projeto mais fantástico que o Bairro Maravilha. Aqui na Zona Norte, a prefeitura recupera a infraestrutura básica desses bairros que foram urbanizados há mais de 70 anos e que, nesse período, sofreram processo de abandono. Estamos comemorando o óbvio, um meio fio, sinalização, iluminação e drenagem decentes. O que fazemos é buscar melhorar essas áreas da cidade, trazendo dignidade para a população – afirmou Paes.
Moradora de Colégio há 42 anos, a manicure Maria das Graças Souza da Silva, 57 anos, agradeceu a iniciativa da prefeitura e, agora, espera contar com a ajuda dos moradores na conservação das ruas:
- Essas ruas eram horríveis e aqui era um lugar muito ruim para morar, pois alagava com a chuva e enchia tudo. Mas essa obra ficou realmente uma maravilha e dá até orgulho. Antes tinha vergonha de receber visita, mas agora vai dar pra receber os amigos com muita alegria. A prefeitura caprichou e está tudo nota mil. Só espero agora que os moradores mantenham tudo bonito como está e parem de estacionar os carros nas calçadas. A prefeitura fez a sua parte e agora os moradores terão que fazer a sua também.