Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Parceria com a Columbia trará Centro de Inovação para o Rio

16/04/2015 16:40:00


A Prefeitura do Rio fechou parceria com a Faculdade de Engenharia da Columbia University para instalar no Rio um Centro de Inovação e Desenvolvimento de soluções reais e aplicáveis para desafios urbanos. O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de lançamento do convênio nesta quinta-feira (16/04), em Nova York. Com investimento inicial de US$ 500 mil da Prefeitura do Rio, o Rio Columbia Innovation Hub vai reunir professores da universidade americana e do Centro de Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) de áreas diversas, como engenharia, design de produtos e empreendedorismo.

 

 

O objetivo é promover o intercâmbio de técnica e conhecimento entre Brasil e Estados Unidos, indo além da pesquisa, além de desenvolver soluções concretas e palpáveis inspiradas em desafios do Rio que sejam replicáveis em outras cidades do mundo. Para isso, o centro trabalhará de maneira interdisciplinar temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, engenharia, análise de dados, ciências da vida e materiais avançados.

 

 

O Rio Columbia Innovation Hub começa a operar em julho e será o primeiro centro acadêmico de uma unidade da Ivy League (grupo que reúne as mais conceituadas universidades americanas) na América do Sul na área de ciências aplicadas. A intenção é atrair outros parceiros da iniciativa privada, como empresas e indústrias, e centros de excelência com interesse no desenvolvimento de soluções inéditas e inovadoras, além de trabalhar em conjunto com os oito Columbia Global Centers espalhados pelo mundo.

 

 

- Nós temos uma parceria desde 2010 com a Universidade de Columbia. Depois do Global Center e do Studio X, já instalados na cidade, agora temos a Faculdade de Engenharia da Columbia ao nosso lado para instalar um núcleo de inovação no Rio. É uma oportunidade única de troca de conhecimento e experiência para tratar desde temas mais tradicionais da engenharia até questões urbanas, direcionadas para o dia a dia do carioca. Na área de serviços, de turismo, de inteligência, e em setores que contribuam para que a cidade cresça e permaneça forte - disse Paes, acrescentando que o novo centro contribuirá para tornar o Rio uma cidade ainda mais inclusiva, sustentável e inteligente: 

 

Para ser uma cidade global, o Rio de Janeiro precisa estar conectado às pesquisas científicas realizadas nas maiores universidades do mundo, como a Columbia. Este Hub vai ser uma grande adição às pesquisas tecnológicas do Rio, ajudando a cidade a ser um líder em conhecimento e inovação, a atrair e manter talentos, e a ser líder nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, eficiência energética e social networks. O Rio é também um fantástico laboratório e um centro de criatividade, um líder no Brasil da indústria audiovisual, da mídia e de entretenimento. 

 

 

Reitor da Columbia University, John Coatsworth comemorou a parceria e destacou a sua abrangência:

 

- Este Hub vem sendo concebido pela universidade em conjunto com a Prefeitura do Rio há cinco anos, até acharmos um modelo ideal. Ele é liderado pela Faculdade de Engenharia, mas possibilitará a sinergia das 16 faculdades da Columbia, uma vez que terá uma abordagem interdisciplinar de todos os temas. Professores, estudantes, empreendedores e lideranças estão convidados a colaborar, ir ao Rio, levar as ideias e estudos concebidos dentro das salas de aulas e laboratórios para transformar em soluções e produtos reais que vão mudar a vida na cidade e a vida das pessoas. 

 

 

O Rio Columbia Innovation Hub é a terceira parceria da Prefeitura do Rio com a Columbia University. Desde 2011, o Centro Carioca de Design na Praça Tiradentes é a sede da primeira unidade da América Latina do Studio-X – rede global criada em 2008 pela faculdade de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Columbia University para pensar o futuro das cidades. A unidade carioca serve a todos os países da América Latina.

 

Em 2013, uma nova parceria foi realizada com a instalação do Columbia Global Center no Rio de Janeiro, o segundo centro de estudos da universidade na América Latina e o oitavo no mundo. As unidades internacionais da Columbia ajudam a promover e a facilitar a colaboração entre países em novas pesquisas, programas acadêmicos e intercâmbios entre universidades.

 

Sede de quatro das nove mais bem avaliadas universidades do país, o Rio abriga o Parque Tecnológico da UFRJ - um dos principais clusters de P&D da América Latina, com 12 mil engenheiros e quase dois mil pesquisadores - e outros 17 centros de P&D que juntos geraram um investimento de US$ 1,6 bilhão nos últimos anos.

 

É no Rio de Janeiro também que a GE instalou o seu primeiro Centro de Pesquisas Global da América Latina, que desenvolve estudos nas áreas de bioenergia, sistemas inteligentes, sistemas de offshore e submarinos e deve se revelar um importante aliado do Rio Columbia Innovation Hub. Até 2020, o Centro da GE deve empregar cerca de 400 pesquisadores. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços