Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura divulga resultados do Alfabetiza Rio 2014

01/04/2015 10:10:00  » Autor: Helena Soares / Fotos: Raphael Lima


A secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, apresentou nesta terça-feira (31/03) os resultados do Alfabetiza Rio 2014, que mede o desempenho em língua portuguesa (leitura e escrita) e em matemática de alunos que estão concluindo o 1º ano do Ensino Fundamental. Cerca de 60 mil estudantes fizeram as provas. O nível de alfabetização em Língua Portuguesa (leitura) subiu de 86,7%, em 2013, para 90,7%, em 2014.



- O básico para o ensino de qualquer aluno para o resto da vida é uma boa alfabetização. Os resultados do Alfabetiza Rio são muito satisfatórios, prova que estamos conseguindo nos equiparar com as escolas particulares. Observamos uma queda na avaliação de 2013, que atribuímos à greve ocorrida na época, mas conseguimos não só recuperar, como também avançar em relação aos resultados anteriores – comemorou a secretária.



O Alfabetiza Rio é uma avaliação externa realizada desde 2010 na rede municipal. O resultado desta edição é 11,1% superior ao da primeira avaliação, de 2010, e a meta para 2016 é subir mais 4,3%, chegando aos 95%. A avaliação é essencial para o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.



O Rio de Janeiro é uma das poucas cidades do Brasil que realiza avaliação da alfabetização com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A Avaliação Nacional de Alfabetização, do Ministério da Educação, é direcionada para os estudantes matriculados no 3º ano, ao fim do Ciclo de Alfabetização – que compreende o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.



- O fato do Alfabetiza Rio ser realizado no 1º ano é muito importante, para evitar uma falha de aprendizado ao final do ciclo de alfabetização. Com os resultados, nós podemos trabalhar melhor para que qualquer dificuldade do aluno possa ser superada nos dois anos seguintes, antes do fim do ciclo – explicou Helena Bomeny.



O desempenho dos alunos é avaliado em quatro níveis: baixo, intermediário, proficiente e avançado. Além das habilidades de leitura, principal indicador da avaliação, também são analisadas a proficiência em escrita e matemática. O nível de alfabetização em escrita foi de 77,9% e o de matemática 91,1%.



Os resultados do Alfabetiza Rio 2014 serão encaminhados para as 11 Coordenadorias Regionais de Educação, divididos por escolas e turmas para que indiquem os locais e alunos que precisam melhorar o desempenho. Os materiais pedagógicos e o currículo escolar são iguais para todas as unidades escolares, mas a Secretaria Municipal de Educação avalia caso a caso para encontrar uma solução adequada para cada situação.

 


Os resultados também indicam quais são os melhores professores alfabetizadores da rede municipal. Na próxima segunda-feira (6/04) os mais bem avaliados vão participar de uma cerimônia de premiação, onde serão presenteados com um notebook e um passeio cultural para São Paulo. 


Imagens relacionadas:








Arquivos relacionados:
  » Apresentação AlfabetizaRio - 2014.pdf -   - 




Serviços Serviços