Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Balanço do primeiro dia de operação do Túnel Rio 450 é positivo

02/03/2015 20:07:00  » Autor: Foto: Ricardo Cassiano


O início da operação de trânsito e transportes no Túnel Rio 450, nesta segunda-feira (2/03), ocorreu de maneira satisfatória, dentro do planejamento operacional da Prefeitura do Rio. Entre as 6h e as 19h, 12.128 veículos passaram pelo túnel, que liga o Centro ao Viaduto do Gasômetro, na Região Portuária.

 

 

 

Entre as 6h30 e as 10h30, agentes educativos distribuíram aproximadamente 85 mil panfletos com as novas rotas, pontos de ônibus e mudanças nos itinerários das linhas (serão 600 mil ao todo, até o fim da campanha informativa). À tarde, nova panfletagem foi realizada entre as 15h30 e as 19h30, a fim de orientar passageiros e motoristas na volta para a casa.

 

 

 

Pela região foram instalados 295 placas de sinalização e alterados 18 cruzamentos semaforizados. Do total de placas instaladas, 48 orientam motoristas e pedestres, e 247 indicam as novas regulamentações (pontos de ônibus, áreas de estacionamento proibido, mão dupla, etc.).

 

 

 

No primeiro dia útil após as novas mudanças no trânsito, a Via Binário do Porto, no sentido Centro, apresentou lentidão pela manhã conforme esperado em função do tempo necessário para a assimilação das novas rotas que estão sendo utilizadas.

 

 

 

Apesar da sinalização intensificada por meio de faixas, placas e painéis de mensagens, foi observado que muitos motoristas, inclusive taxistas, tentaram acessar a Cinelândia utilizando a Avenida Rio Branco, que está liberada ao tráfego de veículos apenas no trecho entre a Praça Mauá e a Presidente Vargas, gerando uma sobrecarga no entorno da Candelária.

 

 

 

A CET-Rio permanece monitorando a região e procedendo os ajustes necessários, além de manter agentes da Companhia e da Concessionária Porto Novo para orientar os usuários nessa fase de adaptação.

 

 

 

– No primeiro dia de operação tudo transcorreu como o planejado. Havia expectativa de que a Via Binário do Porto apresentasse uma lentidão maior, o que é esperado dentro das mudanças propostas, mas a secretaria e todos os órgãos envolvidos acompanham permanentemente a região. Esta primeira semana será mesmo de dificuldade, porque motoristas, pedestres e passageiros de ônibus ainda estão assimilando as mudanças – avaliou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.  

 

 


Para organizar e garantir a fluidez no trânsito sete (7) painéis de mensagens variáveis orientam os motoristas sobre bloqueios, melhores rotas e condições do tráfego. Além disso, 11 viaturas, 9 motocicletas e 4 reboques estão posicionados em pontos estratégicos para permitir a rápida remoção de veículos com problemas mecânicos.




Serviços Serviços