Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Projeto Aluno Presente resgata os valores da educação e transforma vidas

18/02/2015 08:29:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Erbs Junior


Garantir que os alunos estejam em sala de aula e fazer de cada uma das unidades de ensino uma "escola para todos" são metas primordiais da Prefeitura do Rio. Com o objetivo de solucionar os problemas de evasão escolar na cidade e recuperar o interesse de crianças e jovens pelos estudos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) implantou o projeto "Aluno Presente": articuladores locais vão às casas dos faltosos para conversar com a família e avaliar as razões pelas quais os estudantes perderam o interesse pela permanência em sala de aula. A partir daí, uma equipe multidisciplinar (formada por professores, psicólogos e coordenadores pedagógicos previamente capacitados) estuda caso a caso para reintegrar os alunos à rotina escolar.

 

Criado em novembro de 2013, o projeto foi responsável por identificar 3.928 crianças fora das salas de aula em 2014. Destas, foram matriculadas 3.364, superando a meta da SME.A direção das escolas acompanha diariamente a frequência dos alunos reinseridos às salas de aula para que, em caso de novas faltas, as equipes sejam acionadas para visitar a residência do aluno faltoso. Profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde também participam do projeto.

 


- Eu diria que a escola é um lugar de inserção social, de resgate da cidadania. Por isso nos esforçamos para que todos os alunos estejam em sala de aula. Esse projeto ressalta a responsabilidade de fazer com que as unidades de ensino estejam ao alcance de todos. O aluno precisa entender que a escola pertence a ele - explicou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

Entre as histórias de sucesso do programa, a do jovem Douglas Maheus da Silva dos Santos, 13 anos, vem emocionando a equipe do projeto. Criado pela avó, Maria Jose da Silva, desde os quatro meses, o morador da Vila Carioca (Cosmos) nunca havia frequentado uma escola. A avó achava que, por não ter sido registrado, não poderia ser matriculado. Mas, ao ser encontrado pela equipe do programa, Douglas descobriu que a existência do registro não é exigida no ato da matrícula e, pela primeira vez, pôde assistir às aulas na Escola Municipal Maria Luiza Lima e Silva, onde cursa o 5º Ano do Ensino Fundamental.

 


- Meu maior sonho sempre foi frequentar uma escola. Sentia uma tristeza grande ao ouvir meus amigos falarem sobre deveres de casa e eu não viver isso. Nessas horas, eu me afastava deles para não ter que ouvir. Agora sou a pessoa mais feliz do mundo, a escola me recebeu de braços abertos e estou realizando meu maior sonho - disse o botafoguense Douglas, que pretende se tornar um jogador de futebol "famoso", para ajudar a família.

 

Para Douglas e sua avó, nada disso teria sido possível sem o apoio de alguém que classificam como um "anjo" na vida do menino: a articuladora local do projeto, Vanessa Carneiro Garcia. Foi ela que, ao conhecer a história do estudante, não mediu esforços para que ele fosse matriculado em uma escola.

 

- Descobrimos a história do Douglas durante um mutirão que realizamos na Vila Carioca. Mas costumo dizer que as glórias desse trabalho devem ir todas para ele, que viu a nossa equipe na rua e correu ao nosso encontro, nos convidando para entrar em sua casa. A vontade dele de ir para uma escola era tanta que realmente nos mobilizamos para realizá-la - disse Vanessa, que encaminhou o caso à Coordenadoria Regional de Educação da região. Após um período de avaliações, que determinaram a série em que o menino devia ingressar, Douglas, enfim, conquistou sua matrícula.

 

Também com o objetivo de garantir o interesse do aluno pelos estudos e reduzir os índices de analfabetismo funcional (incapacidade de compreensão do que se lê) na cidade, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um programa de Reforço Escolar que inclui aulas de português, matemática e atividades lúdicas para facilitar o aprendizado. O programa é realizado fora do horário de aulas normais. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços