Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura a quarta Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola

16/01/2015 18:41:00  » Autor: Flávia David / Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, inauguraram na manhã desta sexta-feira (16/01), em Vargem Pequena, a quarta Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. O novo equipamento será responsável pela construção de 16 unidades educacionais em Curicica (quatro Espaços de Desenvolvimento Infantil - EDIs e dois Primários), Anil (três EDIs, dois Primários e um Ginásio), Rio das Pedras (um EDI e dois Primários) e Itanhangá (um Primário).

 

 

 

As quatro fábricas são responsáveis pela produção, armazenamento e logística da construção de 136 novas unidades de ensino até 2016, em um investimento total de R$ 1,8 bilhão. O programa está entre as estratégias da Prefeitura do Rio para alcançar uma de suas principais metas, ter 35% dos alunos da cidade em Turno Único, com sete horas de aulas, até 2016. Atualmente, 171 escolas já possuem este formato, beneficiando 20,7% dos alunos da rede. Nestas unidades, os alunos dispõem de mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências, além de atividades extras como informática e inglês.

 

 


- Não se trata apenas da construção de prédios, mas de um projeto voltado a educar melhor as nossas crianças. E quando falamos em turno único, isso significa elevar a qualidade do ensino no Rio. Não há país no mundo desenvolvido que não utilize um programa de educação como este. O aprendizado que a criança adquirir ninguém vai tirar - disse Paes.

 

 

 

 

O programa homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola, que de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994 construiu 515 Centros Integrados Educação Pública (CIEPs) em todo o estado, 101 deles atualmente sob a administração do governo municipal. O objetivo é que até 2030 todas as unidades da rede atendam em turno de sete horas.

 



- Com mais horas de aula, os alunos terão um aprendizado mais eficiente e os nossos professores, com uma carga horária de 40 horas, terão a oportunidade de desenvolver um trabalho mais amplo, criando vínculos com seus alunos. São escolas boas, bonitas e que ficam perto das residências dos alunos, poupando-o de ter que se deslocar para bairros distantes. Sem dúvida, é um projeto que aproxima as escolas das comunidades - explicou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 


Moradora de uma rua próxima ao equipamento, a dona de casa Maria Aparecida dos Santos, de 51 anos, não vê a hora de voltar a estudar:

 

 

- É uma iniciativa que vai atender a todas as faixas etárias, com a infraestrutura necessária para cada uma delas. Sonho poder voltar a estudar e vejo que isso está perto de ser realizado. Além disso, tenho cinco netos e será muito bom vê-los estudar mais perto de casa, em segurança.

 



A primeira Fábrica, inaugurada na Ilha do Governador, é responsável pela construção de 24 unidades, sendo 10 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), nove Primários e cinco Ginásios. O Complexo da Maré receberá 16 destes 24 equipamentos (5 EDIs, oito Primários e três Ginásios). Além disso, sete destas unidades vão formar o Campus Educacional da Maré, em área estratégica próxima à Linha Vermelha. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o investimento para a região da Maré é de R$ 236 milhões, que beneficiarão mais de 10 mil crianças.

 



Os outros bairros beneficiados são Madureira (um EDI), Bonsucesso (um EDI), Pavuna (um EDI), Jacaré (um EDI), Maria da Graça (um EDI), Jacarezinho (um Ginásio) e Rocha (um EDI, um Ginásio e uma Escola). A Riourbe, empresa municipal responsável pelas obras, realizará uma nova licitação para construção de duas unidades no Complexo da Maré, totalizando 18 equipamentos na região.

 



A segunda Fábrica de Escolas, inaugurada em Vila Kennedy, será responsável pela construção de 28 unidades educacionais, sendo 16 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), sete Primários e cinco Ginásios. Os bairros beneficiados são: Campo Grande (quatro EDIs e um Primário); Cosmos (cinco EDIs, dois Primários e um Ginásio); Inhoaíba (três EDIs, dois Primários e três Ginásios); Santíssimo (um EDI, dois Primários e um Ginásio) e Realengo (três EDIs). A unidade fica localizada na Avenida Brasil, nº 35.780.

 



Já a terceira Fábrica, inaugurada em Nova Sepetiba, será responsável pela construção de 40 unidades escolares. Os bairros contemplados são: Paciência (um EDI e um Primário), Sepetiba (cinco EDIs, seis Primários e três Ginásios); Santa Cruz (quatro EDI, um Primário e um Ginásio); Guaratiba (seis EDI, cinco Primário e três Ginásios) e Pedra de Guaratiba (dois EDI, um Primário e um Ginásio).

 




Serviços Serviços