Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Evento pela igualdade racial encerra as comemorações do mês da Consciência Negra

28/11/2014 18:17:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Coordenadoria de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (Ceppir) com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e participação da comunidade da Região Portuária, promove no dia 30 de novembro o evento "Domingo no Cais pela Igualdade Racial", encerrando as celebrações do mês da Consciência Negra no Cais do Valongo. As atividades são gratuitas e começam às 14h.

 

Entre as atrações, lançamento do livro Guia Patrimonial da Pequena África, de Carlos Nobre; feira de empreendedorismo com o coletivo Mulheres de Raça; espaço gastronômico; rodas de samba; e apresentações folclóricas e de dança.

 

O público poderá assistir ao show dos Filhos de Gandhi e às apresentações de capoeira do Moicano, Hip Hop Maria Conga, e participar das rodas de samba e de jongo. E ainda presenciar o desfile de moda afro. A programação vai até às 20h.

 

Serviço:

Data: 30 de novembro de 2014

Abertura do evento: 14h

Local: Cais do Valongo - Avenida Barão de Tefé, Saúde

 

 

MAIS DICAS CULTURAIS DA REGIÃO PORTUÁRIA

Visite a exposição da seleção 450 MANEIRAS DE AMAR O RIO. Dezoito das 170 fotos de livro sobre a região do Porto Maravilha que a Prefeitura do Rio publicará na comemoração do 450º aniversário da cidade estão em exposição aberta à visitação no Centro Cultural Tishman Speyer (Av. Rio de Janeiro 555, 13º andar) de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. O cenário envidraçado com vista panorâmica para a Baía de Guanabara, Floresta da Tijuca e cartões postais do Rio de Janeiro torna a visita à exposição um espetáculo à parte. Programe-se 

 

A programação do MUSEU DE ARTE DO RIO: África Diversa no MAR celebra a cultura afro-brasileira e africana e comemora o mês da Consciência Negra até sábado, dia 29 de novembro.  Samba da Saúde (28/11, das 18h às 22h) comandado pelo trio Zeh Gustavo, Raphael Moreira e Alexandre Nadai - moradores e artistas da Região Portuária do Rio. 

 

Entre os anos de 1865 e 1866, o zoólogo suíço Louis Agassiz comandou uma expedição de cunho "científico" ao Brasil, a chamada Expedição Thayer com intenção de provar a superioridade da etnia branca. Encomendou ao fotográfo franco-suíço Augusto Sthal série de imagens de africanos que aqui viviam. A ideia era retratar "tipos raciais puros" em fotos que variavam do "portrait" às fotografias de caráter científico. A suposta cientificidade, paradoxalmente, gerou registros fotográficos únicos da população escrava do Rio de Janeiro de então. O material serviu como base para ASSENTAMENTOS: ADÃO E EVA NO PARAÍSO BRASILEIRO, mostra inaugurada no dia 26 de novembro, na Galeria Pretos Novos.

 

O musical ANDRÉ REBOUÇAS, O ENGENHEIRO NEGRO DA LIBERDADE tem apresentação gratuita nos dias 27, 28 e 29 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Ação da Cidadania. 

 

Domingo é dia de conhecer as OBRAS DO PORTO MARAVILHA. Inscreva-se 




Serviços Serviços