28/11/2014 20:31:00 » Autor: Helena Soares/Fotos: Raphael Lima
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio encerrou a temporada 2014 com uma apresentação do coral nesta sexta-feira (28/11), na Praia de Copacabana. Criada em 1998, a orquestra conta com as vozes de cerca de mil alunos de 22 escolas da rede municipal, regidos pelo maestro Julio Moretzsohn e coreografados por Fernando Azevedo. A secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, assistiu ao espetáculo dos alunos:
- Este trabalho é de muita qualidade, é um privilégio ter um maestro trabalhando com alunos de todas as áreas da cidade. A apresentação nesse cartão postal do Rio tem um significado especial: o de pertencimento desses jovens pela cidade como um todo.
O encerramento da temporada contou com uma novidade no repertório: a música "A vizinha do lado", de Dorival Caymmi. Além dessa canção, a Orquestra de Vozes cantou Marchinhas, de Braguinha, Cidade Maravilhosa, de André Filho e clássicos do natal como Noite Feliz e Jingle Bells. Os alunos fizeram até uma interpretação especial da música Se todos fossem iguais a você, de Tom Jobim: a coreografia era a letra da canção em linguagem de libras.
Aluno do 9º ano, João Pedro Ramalho está há quatro anos no coral. Ele é aluno da Escola Municipal Pio X, em Jacarepaguá, e se despede da orquestra com planos musicais para o futuro:
- Nesses quatro anos aprendi muito e cresci não só como aluno, mas como artista. Desejo seguir cantando e tocando até quando puder. A orquestra foi surpreendente pra mim, vim de uma escola particular e não esperava encontrar iniciativas assim, mas foi uma ótima surpresa.
Não foi só a Orquestra que fez sucesso com o público, o ator e cantor Daniel Del Sarto deu um show com a sua banda. O evento também contou com a apresentação da aluna do 9º ano Julia Martins, da Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco (Paciência), vencedora do Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM), com a música de autoria própria "Revolta-te".
- Essa oportunidade de trabalhar com música na escola foi fantástica. Além de ajudar com a timidez, a música me ajudou até nos estudos, já que trabalha bastante o raciocínio – explicou a aluna.
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio é um programa da Extensividade, o setor técnico educativo da Secretaria Municipal de Educação responsável pela área cultural. Outras iniciativas da Extensividade são o Festival da Canção das Escolas Municipais, a Mostra Municipal de Dança, o Projeto Escola Museu, entre outros.