Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
 
 
 


 
 
 
 

 

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Alunos do município assistem à abertura da Taça Brasil de Saltos Ornamentais

27/11/2014 18:49:00  » Autor: Helena Soares/Fotos: Raphael Lima


Cerca de 500 alunos de 15 Vilas Olímpicas e 80 estudantes da rede municipal de ensino participaram nesta quinta-feira (27/11) da cerimônia de abertura da Taça Brasil de Saltos Ornamentais, no Parque Aquático Maria Lenk, Barra da Tijuca. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), encerra o calendário nacional do esporte em 2014. 



O Parque Aquático Maria Lenk será palco das competições de nado sincronizado e saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além de assistir à abertura da competição, um grupo de 50 crianças foi selecionado para realizar uma visita guiada e participar de uma aula experimental, com exercícios simulados de polo aquático. 



Aluno de natação da Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho (Vila Kennedy),  Matheus Santos adorou ver de perto os esportes que conhecia apenas pela televisão:  
 



- A estrutura do parque é muito boa e são esportes muito interessantes. Achei mais interessante o polo aquático, e com a aula experimental consegui aprender alguns fundamentos básicos do esporte.  
 

O público também assistiu às apresentações da equipe brasileira olímpica de nado sincronizado. O dueto das atletas Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci e a apresentação em grupo animaram a plateia de jovens e crianças. Quem também fez sucesso com a garotada foi o ator Thiago Martins, que interpretará um atleta de saltos ornamentais na próxima novela do horário nobre da TV Globo.  
 


- A iniciativa da prefeitura de trazer essas crianças para assistir à competição e aprender um pouco mais sobre esses esportes não tão conhecidos é maravilhosa. Fui aluno da rede municipal e sempre ficava muito animado com passeios como esse. Tenho certeza de que elas vão sair daqui satisfeitas e felizes - disse Thiago.  
 


Participante de quatro Olimpíadas e quatro Pan-americanos na modalidade de saltos ornamentais, Juliana Veloso também participou do evento e disse que espera inspirar os alunos das Vilas Olímpicas a praticarem o esporte:  
 


- Não esperava participar de mais uma Olimpíada, mas a o fato de ser aqui no Rio me motiva a cada dia treinar mais para conseguir essa vaga. Acredito que todas as crianças que vieram assistir à competição sairão daqui encantadas com o esporte. O meu conselho para se tornar um atleta bem sucedido é ter sempre determinação e disciplina.   

 


 Eles não entraram na água, mas também fizeram sucesso com os alunos do município: os mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A dupla, inspirada na fauna e na flora brasileira, será embaixadora dos Jogos, principalmente junto ao público infanto-juvenil. O público pôde conhecer os mascotes, tirar fotos e participar da votação para a escolha dos nomes, que vai até 14 de dezembro. Três pares estão em votação, sendo um nome para o mascote Olímpico e outro para o Paralímpico: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinícius e Tom. A votação está aberta no site dos mascotes  e no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016).   
 



A Secretaria de Esportes e Lazer oferece acesso à prática esportiva gratuitamente em 20 vilas olímpicas espalhadas pela cidade. Regiões como Complexo da  Maré, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Jacarepaguá, Campo Grande, Deodoro, Acari, Padre Miguel, Santa Cruz , Gamboa, Vidigal, Vila Isabel Encantado, Honório, Caju, Ramos, Acari, Santa Cruz, Mangueira e Centro, contam com uma unidade de esporte e lazer para a população. 

 

Qualquer pessoa pode participar das atividades oferecidas, basta se inscrever na secretaria da Vila Olímpica mais próxima da sua residência, levando documento de identidade, comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e atestado médico. São mais de 130 modalidades esportivas e de lazer para jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. São oferecidas atividades como balet, artes marciais, ginástica, judô, jiu-jitsu, atletismo, natação, basquete, vôlei, entre outras. Atualmente são atendidas cerca de 450 mil pessoas por mês nas vilas.

 

 

Nas vilas é possível encontrar equipamentos como: piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva coberta, pista de atletismo, campo de futebol de grama natural ou sintética, entre outros. 

 

 

 

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços