Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura do Rio apresenta vencedores do III Rio em Cartaz

18/11/2014 18:27:00


A imagem vencedora do III Concurso Rio em Cartaz, promovido pela Prefeitura do Rio por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), mostra um Parque do Flamengo vibrante, com cores impactantes, que remetem às artes visuais do paisagista Burle Marx. A comemoração dos 50 anos do Parque do Flamengo, em 2015, foi o tema do concurso, vencido pela designer carioca Marcela de Luna Souza Leite, que obteve a melhor média (9,4) entre os participantes e receberá a premiação de R$ 12 mil. A terceira edição do concurso foi a recordista em trabalhos inscritos, com 69 cartazes concorrentes, contra 67 das duas edições anteriores somadas.

 

- O vencedor capturou o espírito do Parque do Flamengo e da celebração dos seus 50 anos. Ao mesmo tempo em que faz uma alusão histórica e lembra o paisagismo de Burle Marx, também fez uma sinalização eficiente - destacou o presidente do IRPH, Washington Fajardo, que também destacou a evolução do concurso de cartaz:

 

- Tivemos um recorde de inscrições este ano. Isso é prova do crescimento deste concurso, que é a maior premiação no território nacional dentro deste segmento. Foi bastante difícil julgar. Crescemos em quantidade e em qualidade. Por isso, pela primeira vez, tivemos duas menções honrosas na premiação. Nosso objetivo agora é utilizar o cartaz vencedor durante as comemorações dos 50 anos do Parque do Flamengo.

 

 

O segundo lugar ficou com o designer gráfico paulista Danilo de Paulo Santos, que obteve média de 9,17 e receberá R$ 5 mil. O cartaz, por meio de um jogo tipográfico, descreve o espírito carioca e apresenta ícones do Parque, como a escadaria do MAM, e elementos gráficos que lembram o IV Centenário do Rio de Janeiro.

 

 

Formado em Comunicação Social e Publicidade, o mineiro Rafael Dorneles Silva Vita obteve a terceira colocação, com média de 9,0, e receberá R$ 3 mil. O trabalho apresenta os principais elementos arquitetônicos e paisagísticos do Parque do Flamengo com grande sofisticação e poder de síntese, trazendo componentes modernos ao cartaz. 

 

 

Outros dois inscritos receberam menção honrosa: com média de 7,93, o cartaz de Fabio Lopez mostra uma iconografia original, com pictogramas que representam os elementos distintivos do Parque do Flamengo; já o trabalho integrado de Julieta Sobra, Ana de Alencar e Carolina Lins teve média 7,5, e apresentou uma sobreposição das malhas paisagísticas e abordagem gráfica.

 

 

A terceira edição do Concurso Rio em Cartaz foi gerenciada pelos profissionais do Centro Carioca de Design. O objetivo do concurso é promover a reflexão sobre o papel do design no ambiente urbano e estimular uma visão crítica sobre a representatividade das cidades. O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade pretende incentivar o uso do cartaz como expressão cultural e aprofundar a reflexão sobre a prática, processos, função social e identidade do design. O concurso foi aberto para estudantes e profissionais de design, arquitetura, comunicação, belas artes e áreas afins, residentes no território nacional, e apenas pessoas físicas puderam participar.

 

 

A comissão julgadora foi formada pelo presidente do IRPH, Washington Fajardo, e dois designers, representantes da sociedade civil: Egeu Laus e Billy Bacon. A comissão levou em consideração cinco itens para avaliar os trabalhos inscritos: conceito; originalidade e criatividade; clareza de comunicação; impacto visual e qualidade estética; e viabilidade técnica.

 

 

Outras edições

O primeiro concurso foi vencido pela estudante de design Nady Lima da Silva. Com linhas simples e dando destaque à cor amarela, o cartaz vencedor mostrou uma forma orgânica, que lembrava um ovo e remetia ao Pão de Açúcar - um ícone da cidade que traduz a genuinidade carioca, além de ser legitimamente "da gema".

 

 

A segunda edição teve como tema a chancela do Rio como Patrimônio da Humanidade. O designer carioca Thiago Vidal Raqui foi o vencedor. O cartaz uniu diferentes ícones da cidade numa só imagem, que apresentou um Rio de Janeiro com cores tropicais e com os ícones da cidade destacados com o grafismo dos relevos e a geometria dos azulejos.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços