Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Desenvolvimento Social abre primeiro Centro Integrado de apoio a adolescentes em situação de rua

14/11/2014 17:59:00  » Autor: Fotos: Thiago Ripper


O primeiro Centro Integrado de apoio às ações de abordagem social a crianças e adolescentes em situação de rua entra em funcionamento na próxima segunda-feira (17/11) na Zona Sul da cidade. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (14/11) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) no encontro com órgãos de segurança pública e de proteção à criança e ao adolescente.

 

Segundo o coordenador de integração e projetos especiais da SMDS, Allan Borges, a abertura do espaço faz parte da elaboração de novas políticas sociais voltadas para jovens de baixa renda e suas famílias:

 

- É o início da execução de ações conjuntas que vieram para ficar. A partir de agora, criaremos um protocolo operacional, mapearemos as principais demandas sociais desses jovens com um serviço individualizado. Também deixamos claro o papel de cada órgão que participou desta reunião. A SMDS cuida da vulnerabilidade dos jovens e a Polícia Militar da segurança pública, ou seja dos adolescentes que cometem ato infracional.

 

A unidade da Zona Sul funcionará no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Maria Lina de Castro Lima, localizado na Rua São Salvador, 56, em Laranjeiras. Inicialmente o atendimento será realizado diariamente, das 12h às 20h. No local, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares e profissionais ligados à garantia dos direitos humanos poderão agilizar os encaminhamentos realizados de acordo com a situação de cada criança e adolescente atendido, dentre eles o acolhimento, levantamento de contexto social, localização da família, organizar o retorno do jovem ao seu município de origem, dentre outros serviços.

 

Durante a reunião, a SMDS anunciou que o serviço de abordagem social a crianças e adolescentes nas regiões do Centro e Zona Sul receberá o reforço de duas novas equipes. A Secretaria também informou que vai expandir as ações do projeto Circulando, que promove o acesso a atividades culturais e esportivas, com objetivo de evitar o tempo ocioso dos jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Além dos profissionais da SMDS, participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Delegacia de Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fundação para Infância e Adolescência (FIA), Guarda Municipal e Conselho Tutelar.




Serviços Serviços