Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura estará presente este domingo na 19ª Parada do Orgulho LGBT

13/11/2014 17:22:00  » Autor: Helena Soares/Fotos: Divulgação CEDS


Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura do Rio - através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio) - estará presente na Parada do Orgulho LGBT, que acontece este domingo (16/11) na Praia de Copacabana. A 19ª edição da Parada será pautada pela luta pelos direitos LGBT, sob o tema "Um Milhão de Vozes".

 

 

Montado pela prefeitura na Avenida Atlântica, próximo à Rua Sá Ferreira, o espaço Rio Sem Preconceito vai receber e orientar os cidadãos das 10h às 16h. Equipe com 35 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai distribuir 300 mil materiais de saúde, como preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Também estarão à disposição livretos com dicas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, postais da Promoção da Saúde e explicações sobre as Clínicas da Família. O programa Academia Carioca estará presente com aulas ministradas por professores de educação física.

 

 

 


Serão distribuídos ainda exemplares da Cartilha do Programa de Atenção Integral à Saúde da População de Transexuais e Travestis na Rede Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que garante aos transexuais o direito à saúde de forma ampla. Além de informar como obter acesso seguro aos procedimentos de modificação corporal do sexo, a cartilha explica como proceder para prevenir os danos à saúde causados pelo uso de hormônio ou silicone líquido sem orientação médica.

 

 

 


O espaço receberá exposição com ações e campanhas realizadas pela CEDS no último ano, através do programa Rio Sem Preconceito, assim como os desdobramentos da campanha de prevenção "Beijinho no ombro e camisinha no bolso", veiculada no último carnaval e estrelada pela cantora Valesca Popozuda. Exibidos na internet, os vídeos alcançaram aproximadamente 250 mil visualizações. A exibição desses trabalhos tem como objetivo informar a população sobre os programas e ações realizadas pela CEDS-Rio.

 

 

 

 

- O exercício da cidadania parte pelo conhecimento de seus direitos civis já adquiridos, até porque um direito conquistado e não exercido torna-se nulo - explica o cooordenador da CEDS, Carlos Tufvesson.

 

 

 

Mensagens relacionadas à causa estarão expostas em 50 galhardetes ao longo da Avenida Atlântica. Frases como "Você não precisa ser negro para lutar contra o racismo", "Ninguém precisa ser gay para lutar contra a homofobia" e "Contra a discriminação por orientação sexual: Lei Municipal n° 2475/1996" pretendem chamar a atenção da população para a luta pelos direitos LGBT.

 

 

 

 

Mais de 500 profissionais de diversos órgãos municipais estarão presentes na 19ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro. A Guarda Municipal disponibilizará 244 guardas, em dois turnos, incluindo a Missão Preventiva (avançada), 18 viaturas, uma torre de observação com filmagem aérea e um ônibus de comando. O efetivo este ano teve um aumento de 10% em relação a 2013.

 


A Comlurb enviará para a Avenida Atlântica 200 garis, entre 15h de domingo e 4h de segunda-feira. Serão 300 containers, três caminhões, duas varredeiras, dois carros pipas e uma kombi lava jato. Equipes do programa Lixo Zero também estarão presentes no evento. 

 

 


A Secretaria Municipal de Transporte providenciará aumento da frota de ônibus para atender à demanda de público. A RioLuz, a CET-Rio, a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Região Administrativa da Zona Sul e a Subprefeitura da Zona Sul também estão envolvidas na logística do evento.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços