12/11/2014 14:24:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos
A Prefeitura do Rio deu início nesta quarta-feira (12/11) à construção do primeiro lote do BRT (Bus Rapid Transit) Transbrasil, que ligará Deodoro ao Caju. A primeira etapa da obra será a construção do viaduto que integrará a Transbrasil à Transcarioca, na Avenida Brasil, altura do Arco Estaiado Prefeito Pedro Ernesto. Com investimento inicial de R$ 1,4 bilhão, fruto de financiamento do Governo Federal por meio do PAC da Mobilidade Urbana, o projeto será executado pela Secretaria Municipal de Obras (SMO). Ao todo, o corredor expresso Transbrasil terá cerca de 30 km, com expectativa de que sejam atendidos 380 mil passageiros por dia, sendo o BRT com a maior demanda entre todos os já projetados e implantados no mundo.
Com a Transcarioca, Transoeste e Transolímpica, a Transbrasil chega para completar o anel viário de 155 km de alta performance na cidade, que ficará totalmente interligada por BRTs, sistema que proporciona uma mobilidade mais inteligente e sustentável para a população carioca.
- Esse trabalho será um enorme desafio, mas é a solução para tirarmos da via essa quantidade enorme de ônibus que não oferece conforto algum para a população. As obras da Transbrasil significam a possibilidade de trazermos para a Região Metropolitana do Rio mais mobilidade e um serviço de qualidade, assim como o que vem mudando a vida das pessoas que utilizam a Transcarioca.
A prefeitura vai montar um extenso planejamento de trânsito para minimizar os transtornos para aqueles que trafegam pela Avenida Brasil. O esquema será dividido por trechos e anunciado em breve. A prefeitura estuda ainda a possibilidade de implantar uma faixa exclusiva para ônibus na Linha Vermelha durante a execução das obras. A orientação é para que a população dê prioridade ao transporte público.
Este primeiro lote da Transbrasil terá 23 km de extensão, 16 estações (Guadalupe, Barros Filho, Coelho Neto, Irajá, Isidro Rocha, Ponto Chique, Brás de Pina, Marinha do Brasil, Marinha Mercante, Ramos, Rubem Vaz, Nova Holanda, Joana Nascimento, Fiocruz, Parque Vitória e São Francisco) e 17 passarelas. Serão implantados oito viadutos, que serão denominados durante a obra conforme a localização: Deodoro, João Paulo II, Vias Ferroviárias, Coelho Neto, Trevo das Margaridas, Trevo das Missões, Transcarioca 1 e Transcarioca 2.
O projeto também inclui a construção de duas pontes, uma sobre o Rio Acari e outra sobre o Rio das Pedras, e do terminal Fundão. Ainda estão previstos mais três terminais neste trecho (Deodoro, Margarida e Missões). Estão previstas obras de melhorias na pavimentação e na urbanização das vias, além do alargamento de um trecho da Avenida Brasil, e o ordenamento viário no entorno.
- Teremos pista, calçadas e muretas recuperadas. Também faremos uma reestruturação da rede de drenagem ao longo da via para corrigir pontos de alagamento, especialmente na região do Caju e Parada de Lucas - explicou Alexandre Pinto, Secretário Municipal de Obras.
A Transbrasil será atendida por dois terminais intermediários (Margaridas e Missões), conectando o sistema a corredores de elevadíssima demanda, como as rodovias federais BR-116 (Rio - São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora). O sistema terá conexões com a Transcarioca (Barra da Tijuca/Aeroporto Internacional) e Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro).
O usuário também poderá fazer integração com o metrô e o trem. O acesso às estações em grande parte do corredor será por meio de passarelas. Ainda fazem parte do projeto mais de 30 mil metros quadrados de pontes e viadutos e o alargamento das pistas laterais da Avenida Brasil entre Irajá e Guadalupe.
A licitação foi vencida pelo Consórcio Transbrasil - constituído pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão. O traçado referente à chegada do BRT ao Centro encontra-se em detalhamento pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp).
BRT TRANSOESTE
Ligação: Barra da Tijuca (Terminal Alvorada) – Santa Cruz e Campo Grande
Benefício: 184 mil passageiros por dia
Estações/Terminais: 55 estações e dois terminais (Alvorada e Campo Grande), além de uma estação dupla (Santa Cruz)
Extensão: 52 km
Inauguração: junho de 2012
Redução do tempo de viagem: 40% do trajeto (do tempo gasto)
Destaque da obra: Túnel da Grota Funda, com 1,1km
( trecho até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca)
Ligação: Barra da Tijuca (Jardim Oceânico) – Santa Cruz e Campo Grande
Benefício: 230 mil passageiros por dia
Estações/ Terminais: 62 estações e quatro terminais (Jardim Oceânico, Alvorada e Campo Grande)
Extensão: 58 km
Redução do tempo de viagem: 50% do trajeto (do tempo gasto)
Inauguração: 2016
Investimento total do BRT Transoeste: R$ 1 bilhão
BRT TRANSCARIOCA
Ligação: Barra da Tijuca– Aeroporto Internacional Tom Jobim (Ilha do Governador)
Investimento: R$ 1,7 bilhão
Benefício: 320 mil passageiros por dia
Estações: 47 estações e cinco terminais (Alvorada, Fundão, Tanque, Taquara e Madureira)
Extensão: 39 km
Redução do tempo de viagem: 60% do trajeto (do tempo gasto)
Inauguração: junho de 2014
Bairros beneficiados: Barra, Curicica, Cidade de Deus, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha Circular, Penha, Olaria, Ramos, Ilha do Fundão e Ilha do Governador, entre outros.
Principais intervenções da Transcarioca:
- Maio/2012: Mergulhão Clara Nunes - Campinho;
- Jun/2012: Mergulhão Billy Blanco - Barra (acesso próximo acidade das Artes) e Mai/2013 (na altura do Hospital Lourenço Jorge);
- Jul/2013: Ponte sobre o canal do Fundão;
- Set/2013: Ampliação Viaduto Negrão de Lima - Madureira;
- Set/2013: Ampliação Viaduto João XXIII - Penha;
- Dez/2013: Ponte Estaiada Dom Eugênio Salles - Barra;
- Dez/2013: Terminal Alvorada (ponto de integração com a Transoeste);
- Maio/2014:Ponte Estaiada Prefeito Pereira Passos – Ilha do Governador;
- Jun/2014: Viaduto Pedro Ernesto - Ramos.
BRT TRANSOLÍMPICA
Ligação: Recreio dos Bandeirantes – Deodoro
Investimento: R$ 1,6 bilhão
Benefício: 70 mil passageiros por dia
Estações: 13 estações, incluindo três quatro terminais (Deodoro, Sulacap, Salvador Allende/Abelardo Bueno Centro Olímpico e Av.das Américas Recreio)
Extensão: 25 km
Redução do tempo de viagem: 75 60 % do trajeto (do tempo gasto)
Inauguração: 1° semestre de 2016
Bairros beneficiados: o trajeto sairá do Recreio e passará por Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Magalhães Bastos, Sulacap e Deodoro.
Informações:
- Conexão com a Transcarioca (em Curicica, na Av. Salvador Allende e em Jacarepaguá, na Av. Embaixador Abelardo Bueno) e Transoeste, no Recreio;
- Interligação com a Supervia, em Deodoro.
- Túnel Maciço da Pedra Branca, com 1,7 km (ligando Taquara e Sulacap).
-Serão construídas 16 pontes e viadutos.
- Parceria com empresa privada, construção e concessão por 35 anos.
BRT TRANSBRASIL
Ligação: Deodoro ao Centro
Investimento: cerca de R$ 1,4 bilhões
Benefício: 820 mil passageiros por dia
Estações: total de 33, incluindo cinco terminais (Deodoro, Margarida, Missões, Fundão e Centro) e 17 passarelas
Extensão total: 32 km
Redução do tempo de viagem: 40% do trajeto (do tempo gasto)
Inauguração: 2016