Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura na Vila Kennedy segunda Fábrica de Escolas do Amanhã

06/11/2014 15:34:00  » Autor: Juliana Romar/ Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta quinta-feira (06/11), na Vila Kennedy, a segunda das quatro fábricas do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. A primeira foi implantada na Ilha do Fundão, na Zona Norte, no último dia 29. A segunda unidade será responsável pela construção de 28 escolas na Zona Oeste, sendo 16 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), sete do Primário (1º ao 6º ano) e cinco do Ginásio (7º ao 9º ano). As outras duas fábricas serão inauguradas até o final deste mês nos bairros de Sepetiba e Vargem Grande.

 



Além de ser responsável pelo armazenamento e logística do material que vai ser utilizado na construção das escolas, a fábrica da Vila Kennedy -  que fica no número 35.780 da Avenida Brasil - vai produzir cerca de 1.243 peças de pilares, 5.590 vigas e 1.242 blocos de fundação pré-fabricados. O material servirá para erguer unidades educacionais em Campo Grande (4 EDIs e 1 Escola), Cosmos (5 EDIs, 2 escolas e 1 Ginásio), Inhoaíba (3 EDIs, 2 escolas e 3 Ginásios), Santíssimo (1 EDI, 2 escolas e 1 Ginásio) e Realengo (3 EDIs).

 



- A Zona Oeste é uma das áreas que mais precisa desse programa, pois está em expansão e tem menos infraestrutura física de escolas. Do total de construções, 77% beneficiarão a Zona Oeste e os outros 23% a Zona Norte. Nosso desafio é dar qualidade ao ensino e a solução é implantar o turno único, com já acontece nos países desenvolvidos. Esse programa é uma aposta no futuro da cidade. Só vamos perceber daqui a alguns anos, mas teremos lá na frente um Rio muito melhor e crianças mais bem preparadas para a vida – disse Paes.

 



Juntas, as quatro Fábricas de Escolas serão responsáveis pela produção, armazenamento e logística da construção de 110 novas unidades da rede municipal de ensino, que permitirão que a prefeitura atinja a meta de levar o turno único a 35% dos alunos da rede municipal de ensino, com sete horas de aulas, ao final de 2016. O investimento é de cerca de R$ 2,1 bilhões.

 

 

Atualmente, 20,7% dos alunos da rede municipal de ensino estudam em turno único. Entre as ações para alcançar a meta, a prefeitura criou a Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, cujas construções também atenderão à reorganização das unidades em Educação Infantil (creche e pré-escola), primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano) e segundo ciclo do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano).

 



Em 2014, somente no Ensino Fundamental, 171 escolas já atendem em turno único, com alunos tendo mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências. As escolas que oferecem esse método apresentaram resultados expressivos nas avaliações de desempenho. No IDEB 2011, os Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) avançaram 12,7% em relação a 2009 (4,7 para 5,3), enquanto que nos Anos Finais (6º ao 9º ano) o crescimento foi ainda maior, alcançando os 37,1% (3,5 para 4,8). No IDERIO, os resultados também apresentaram crescimento, de 8,8% nos Anos Iniciais (4,5 para 4,9) e 4,1% nos Anos Finais (4,8 para 5.0).

 

 

- Essa fábrica da Vila Kennedy vai construir escolas para a 8ª e 9ª CREs, beneficiando mais de 13.200 mil alunos que estudarão em unidades voltadas para a faixa etária deles, com aumento da carga horária escolar, permitindo que aprendam mais e melhor, e com professores se dedicando a uma única escola, com regime de 40h de trabalho. Além disso, os estudantes contarão com mais duas horas de atividades pós-turno, com acesso a novas tecnologias, aulas de música e artes, podendo completar seu repertório cultural. Eles sairão daqui muito mais capacitados para o Ensino Médio – explicou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

 

 

 

 

 

 

O programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola foi desenvolvido pela RioUrbe, atendendo às necessidades da Secretaria Municipal de Educação. As estruturas das novas unidades permitem um sistema construtivo mais veloz, com a utilização de elementos pré-moldados. Cada unidade levará apenas dez meses para ficar pronta. As paredes terão painéis de vedação termoacústico e todos os ambientes serão climatizados. As coberturas, rampas e escadas serão metálicas. Outro diferencial dessas escolas é o projeto de tratamento acústico nas salas de aula, área do recreio e parte administrativa. Todas as salas serão projetadas para receber projetores e computadores.

 



O projeto das escolas foi concebido para o melhor aproveitamento tanto da estrutura metálica da fixação de painéis quanto da estrutura pré-fabricada de concreto, utilizadas como se fosse uma casa de Lego. A RioUrbe desenvolveu vários modelos para se ajustar dependendo das características do terreno. Entre os módulos que formarão as escolas estão a Unidade de Alimentação e Nutrição, a administração, as salas de aula, a biblioteca informatizada, o laboratório de informática, os banheiros e o módulo de circulação vertical, com rampas, escada ou elevador. Todo o projeto, do ponto de vista do prédio quanto da localização do terreno, foi elaborado em atendimento às normas de acessibilidade, com desenho universal que permitisse a utilização das áreas.

 



Ao todo, até o fim de 2016, as comunidades pacificadas receberão 34 novas unidades escolares e a ampliação de 19 unidades já existentes de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Além da Maré, que receberá um campus educacional com 19 unidades escolares, Batan, Jacarezinho e Manguinhos também serão áreas beneficiadas com a ampliação da rede de Educação.

 

 

O programa Fábrica de Escolas do Amanhã homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola, que de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994 construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, 101 dos quais estão atualmente sob a administração do município.


 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços