Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá faz operação para retirar placas de trânsito falsas

24/10/2014 15:11:00


A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá realizou, na manhã desta sexta-feira (24/10), operação para a retirada de placas falsas de estacionamento rotativo que foram colocadas na Rua Alberto Cavalcanti, no Recreio dos Bandeirantes. Ao todo foram retiradas 12 placas, 11 falsas de estacionamento rotativo e uma pichada, que regulamenta o estacionamento, mas sem a cobrança, entre o trecho da Avenida Benvindo de Novais e Ismael Silva.

 


Moradores e comerciantes informaram que quatro flanelinhas trabalhavam naquele trecho, mas nenhum foi flagrado durante a operação, que contou com o apoio da Cet-Rio e do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal. A operação foi montada após denúncia de moradores do bairro.

 

 

A informação é de que flanelinhas passaram a cobrar pelo estacionamento há aproximadamente três meses. Mas só agora -  após a suspensão da cobrança dos estacionamentos rotativos da cidade quando não há guardador credenciado - os moradores estranharam a presença de guardadores e denunciaram à Subprefeitura da Barra.

 


O subprefeito Alex Costa disse que, após a denúncia, consultou a Cet-Rio e constatou que não existe regulamentação para cobrança de estacionamento rotativo nas ruas internas do bairro:

 


- A subprefeitura regulamentou o estacionamento nas vias internas, permitindo o estacionamento em um dos lados das vias que passaram a ter sentido único. No caso da Avenida Alberto Cavalcanti, por ser paralela à Av. das Américas e por ser larga o suficiente, foi feito acordo com os comerciantes permitindo o estacionamento nos dois lados da via.

 


A Cet-Rio informa que serão recolocadas placas regulamentando estacionamento nos próximos 15 dias. As placas falsas eram idênticas às colocadas pela Cet-Rio, mas tinham numeração falsa e foram confeccionadas em latão, enquanto as originais são de alumínio. A numeração das placas é colocada de acordo com o logradouro público e diante da publicação do decreto que regulamenta a cobrança, o que não existe nas ruas internas do Recreio.



Apenas a orla da praia, ao longo da Avenida Lúcio Costa, tem cobrança de estacionamento e a presença de guardadores vendendo o tíquete está regulamentada. No entanto, pelo prazo de 15 dias, (a contar a partir de 18 de outubro), quando não houver guardador vendendo o tíquete pelo preço regulamentado, os carros parados não podem ser multados pela falta de tíquete ou multados por esse motivo. 




Serviços Serviços