Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Projeto Defesa Civil nas Escolas forma 260 novos agentes mirins

24/10/2014 17:43:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Daniel Oliveira


A cidade do Rio de Janeiro ganhou nesta sexta-feira (24/10) 260 novos agentes mirins de Defesa Civil, diplomados em cerimônia realizada na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira. Lançado em 2013, o projeto Defesa Civil nas Escolas conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Cruz Vermelha para levar aos alunos da rede municipal conhecimentos de prevenção de acidentes domésticos; educação ambiental; desastres naturais; primeiros socorros; e as consequências da chuva na cidade, entre outros. Os estudantes também participaram de exercício simulado nas escolas para aplicar os conceitos aprendidos. Este ano serão formados mais de 2.600 alunos de 77 turmas de escolas municipais. No ano passado, formaram-se 2.500 de 71 classes.

 

 

Na formatura de hoje, a Defesa Civil certificou estudantes de oito turmas de quatro escolas da rede municipal: E.M. Pires Albuquerque (Irajá); CIEP Dom Moscar Romero (Irajá); CIEP Prof. Manoel Maurício de Albuquerque (Cascadura); e CIEP Metalúrgico Benedicto Cerqueira (Cascadura). Os professores da rede municipal também foram agraciados, uma vez que foram capacitados para ministrar as aulas. Para isso, contaram com material didático elaborado pela Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e a Cruz Vermelha. O empenho dos envolvidos e o sucesso do projeto fez com que ele fosse escolhido, em concurso internacional realizado este ano (Munich Re Foundation), como um dos 10 melhores do mundo, concorrendo com 78 cidades.

 

 

- É o segundo ano do projeto e pretendemos atingir a totalidade do 5º ano das escolas municipais do Rio. Os alunos passaram o ano inteiro sendo capacitados e saem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para seus familiares e vizinhos. Além disso, vão atuar como monitores das próximas turmas. Estamos passando por mudanças climáticas que preocupam e nosso foco é trabalhar a adaptação a essas mudanças - disse o subsecretário da Defesa Civil municipal, Marcio Motta, acrescentando que o projeto está inspirando outras cidades brasileiras, que têm pedido orientação à prefeitura para sua implantação.

 

 

Responsável pela capacitação de mais de 5 mil estudantes em seus dois anos de existência, o projeto vem atraindo, cada vez mais, a admiração dos pequenos, com idade entre nove e 11 anos. Um eles é Anderson Elias da Cruz, de 11. Aluno do 5º ano do CIEP Prof. Manoel Maurício de Albuquerque, o menino afirma seus pais ficarão muito orgulhosos:

 

 

- Foi muito bom ter essas aulas. Agora vou poder ensinar os meus amigos a preservar o meio ambiente, colaborando com a limpeza das ruas e economizando água. Meus pais vão gostar de me ver ensinando as outras pessoas.  

 

 

Ao seu lado, a colega de turma Jenifer Souza, de 11 anos, completou que sempre teve vontade de ajudar as pessoas a se preparar para acidentes como deslizamento de encosta, mas não sabia como.

 

 

- Foi maravilhoso poder contar com o apoio e as orientações da Defesa Civil. Agora me sinto preparada para fazer a minha parte - afirmou a menina, endossara por sua professora, Vanessa de Almeida. Para ela, o curso dá uma “contribuição significativa” aos seus alunos, que adequam suas ações à realidade do local onde moram, como prevenção a deslizamentos de encosta.




Serviços Serviços