Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Ônibus da Liberdade leva transporte gratuito a quase 81 mil alunos

14/10/2014 15:52:00  » Autor: Juliana Romar/Fotos: Ricardo Cassiano


Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Ônibus da Liberdade vem garantindo desde 2001 o transporte gratuito aos alunos da rede municipal de ensino em áreas mais remotas da cidade. Atualmente, o programa conta com 46 linhas para atender 80.975 estudantes e responsáveis de 275 escolas. São 250 ônibus – sendo cinco micro-ônibus e dez ônibus adaptados -, que circulam diariamente pela Zona Oeste, atendendo estudantes dos bairros de Jacarepaguá, Bangu, Realengo, Campo Grande, Guaratiba, Santa Cruz, etc.

 



Uma das escolas beneficiadas pelo Ônibus da Liberdade é a Escola Municipal Wolf Klabin, em Bangu. Localizada próximo à entrada do Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, a unidade tem 165 alunos que utilizam o Ônibus da Liberdade para o deslocamento das crianças na entrada e na saída dos dois turnos. A diretora da escola, Ivana de Carvalho Guimarães da Silva, explica que, além de diminuir a evasão escolar, o projeto influencia ainda o desempenho escolar dos alunos:

 

 

- Antes do Ônibus da Liberdade chegar até essa região, os alunos chegavam muito cansados e suados na escola. Alguns tinham que andar por dia cerca de 6km para conseguir estudar. Havia muita evasão escolar e em dia de chuva a frequência era muito baixa. Mas, há cinco anos, quando o serviço começou a ser oferecido aqui, essa realidade mudou. Para as crianças é excelente e os pais não se veem mais sem o ônibus. Foi realmente um ganho muito grande para toda a comunidade. Melhorou o desempenho dos alunos, principalmente do turno da tarde, que sofriam muito na época de calor. Mudou, inclusive, o comportamento deles. 

 

 

Mãe da aluna do 5º ano Maria Thamires, 10 anos, Tereza Cristina Alves da Silva faz parte dos 118 responsáveis de alunos da Wolf Klabin usuários do ônibus gratuito. Ela, que acompanha diariamente a filha e a sobrinha no transporte da prefeitura, elogia o projeto:

 

 

- O Ônibus da Liberdade chegou para trazer melhorias para a gente. Ele dá tranquilidade para os estudantes e para os pais, pois nos transporta gratuitamente para levar e buscar as crianças na escola. Sem ele, teríamos de pagar passagem e muitos pais não têm condições. O bom do ônibus é que ele tem horário para passar, hoje em dia só falta à escola quem quer.

 

Maria Thamires faz coro à mãe e apoia a iniciativa da prefeitura:



- O ônibus facilitou muito a nossa vida. Agora fica mais fácil vir para a escola e eu não chego mais cansada. Antes, era uma caminhada de 20 minutos a pé e isso atrapalhava muito a aula porque eu ficava sem disposição para estudar e acabava comprometendo o meu desenvolvimento e a aprendizagem. 

 

Sobrinha de Tereza, Yasmin Souza, 10 anos, chegou a repetir de ano por conta das várias faltas. 


- A gente tinha de andar muito e, por isso, a minha mãe não me levava para a escola. Fui reprovada por faltas e tive que repetir o ano - lamenta.

 


De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é ampliar o serviço cada vez mais, introduzindo novas rotas e linhas do Ônibus da Liberdade em outras áreas da Zona Oeste.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços