02/10/2014 08:48:00
A Secretaria Municipal de Obras finalizou a licitação para a construção do primeiro trecho (Deodoro x Caju), vencida pelo Consórcio Transbrasil - constituído pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão. O investimento neste trajeto de 25 km será de R$ 1,4 bilhão. Parte do investimento será financiado pelo Governo Federal, por meio do PAC da Mobilidade Urbana. Estas obras devem ser iniciadas ainda em 2014. Já o traçado referente à chegada do BRT ao Centro encontra-se em detalhamento pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cedurp).
Neste trecho, que prevê 16 estações de BRT, serão construídos cinco novos viadutos. Outros seis viadutos e quatro pontes serão alargados. O cronograma de obras ainda será detalhado com o consórcio.
Sobre a Transbrasil:
Corredor expresso de ônibus articulados ao longo da Avenida Brasil, desde Deodoro até o centro da cidade, passando também pelas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho, na altura do Instituto de Traumatologia (Into), o BRT Transbrasil vai estabelecer um sistema de transporte de alta capacidade entre as zonas Oeste, Norte e o Centro da cidade.
O corredor deverá ter cerca de 30 quilômetros, com quatro terminais (Deodoro, Margarida, Missões e Centro), vinte e oito estações e 15 passarelas. A expectativa é de que sejam atendidos 820 mil passageiros por dia, sendo o BRT que provavelmente terá maior demanda entre todos já projetados e implantados no mundo. A Transbrasil será atendida por dois terminais intermediários (Margaridas e Missões), conectando o sistema a corredores de elevadíssima demanda, como as rodovias federais BR-116 (Rio - São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora).
O sistema terá conexões com a Transcarioca (Barra da Tijuca/ Aeroporto Internacional) e Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/ Deodoro). O usuário também poderá fazer integração com o metrô e o trem.
O acesso às estações em grande parte do corredor será por meio de passarelas. Em seu traçado estão previstas obras de melhorias na pavimentação e na urbanização das vias; alargamento de um trecho da Avenida Brasil e ordenamento viário no entorno (tráfego geral). A Secretaria Municipal de Obras também vai providenciar a reestruturação da rede de drenagem ao longo da via, com a implantação de nove projetos para correção de pontos de alagamento.
Ainda fazem parte do projeto mais de 30 mil metros quadrados de pontes e viadutos e o alargamento das pistas laterais da Avenida Brasil entre de Irajá e Guadalupe. Com a Transcarioca, Transoeste e Transolímpica, a Transbrasil vem fechar o anel viário de 155 quilômetros de alta performance na cidade, que ficará totalmente interligada. O sistema proporciona uma mobilidade mais inteligente e sustentável para a população carioca.
Embora não integre a Matriz de Responsabilidade para as Olimpíadas, a previsão de conclusão das obras do BRT Transbrasil é 2016.