30/09/2014 19:53:00 » Autor: Helena Soares/Fotos: J.P. Engelbrecht e Raphael Lima
O prefeito Eduardo Paes visitou nesta terça-feira (30/09) as obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, junto com a presidenta Dilma Rousseff e a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI). O ministro do Esporte Aldo Rebelo e o governador Luiz Fernando Pezão também acompanharam a visita com a comitiva formada por Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos, Christophe Dubi, diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, e Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizados dos Jogos Rio 2016. A construção da instalação é responsabilidade da prefeitura, por meio da Riourbe e da Empresa Olímpica Municipal. A visita marca a data histórica em que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que completa cinco anos na próxima quinta-feira (02/10). O Parque Olímpico ocupará uma área de 1,18 milhão de metros quadrados onde ocorrerão disputas de 16 modalidades olímpicas e paralímpicas.
Para a construção do Parque Olímpico, foram feitas duas parcerias. Uma Parceria Público Privada (PPP), entre a prefeitura e o consórcio RioMais, que permitirá a construção e manutenção (por 15 anos) da infraestrutura do Parque Olímpico, além da Arena Carioca 1,2 e 3, do Centro Principal de Mídia (MPC), do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do hotel e da infraestrutura da Vila dos Atletas (que também está sendo erquida na Barra da Tijuca).
Para viabilizar a construção das demais instalações - Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo e a Arena do Futuro -, a prefeitura assinou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal. A União vai aportar os recursos e a prefeitura, através da Riourbe e da Empresa Olímpica Municipal, é responsável pela execução das obras.
Na Arena Carioca 1, que receberá a fase final da competição de basquete, os primeiros protótipos dos assentos já foram colocados, colorindo de azul e verde o espaço que recebera 16 mil espectadores. Na Arena Carioca 3, onde serão disputadas competições de esgrima e taekwondo, a cobertura metálica começou a ser montada. A estrutura da arquibancada para 10 mil lugares foi finalizada e a quadra de jogo, concretada.
Palco do primeiro evento-teste do Parque Olímpico, em dezembro de 2015, a quadra central do Centro de Tênis ganhou os primeiros lances de arquibancada. O Centro Internacional de Transmissão (IBC) é o local onde jornalistas de todo o mundo poderão trabalhar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Com área total de 62 mil metros quadrados, os 12 estúdios IBC estão tomando forma, divididos por paredes fechadas por estruturas de aço galvanizado revestido com placas de madeira.
Já a obra da Via Olímpica, principal via de acesso dos espectadores aos principais pontos de competição do Parque Olímpico, está na reta final. Após a conclusão da laje da ponte, foi iniciada a etapa de reforço da estrutura que irá suportar um vão livre de 28 metros de comprimento. Em seguida, serão feitos os aterros que ligarão a ponte com a sequência da via e, depois, a pavimentação de toda a extensão da via.
O Projeto do Parque Olímpico também vai além das nove instalações esportivas. A faixa marginal de proteção (FMP) da Lagoa de Jacarepaguá, que varia entre 25 e 30 metros a partir da margem e totaliza área de 70 mil m², será totalmente recuperada com vegetação nativa de mangue e restinga. Após a recuperação, a área de mangue ocupará grande parte da FMP, passando dos atuais 2.140 m² para 25 mil m². Além das espécies de mangue, serão plantadas na área mudas para compor a faixa de restinga. A área de restinga, que ocupa hoje certa de 17 mil m² dentro da FMP, será ampliada para 43 mil m². O plantio já está em andamento nas áreas de mangue. A implantação do projeto será concluída até o segundo semestre de 2015.
O Parque Olímpico é considerado o coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O local será palco da disputa de 16 modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e paralímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, golbol, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e tênis e cadeira de rodas). Atendido por duas das novas linhas de BRT, a Transolímpica e a Transcarioca, o Parque Olímpico também será o local do principal legado esportivo dos Jogos Rio 2016: o Centro Olímpico de Treinamento (COT), voltado para atletas de alto rendimento.
Confira abaixo o estágio das obras de cada instalação do Parque Olímpico Rio 2016:
- Infraestrutura
Na infraestrutura geral do Parque Olímpico, o trabalho nas redes subterrâneas alcança, no momento, 70% de conclusão. Dentre as diversas redes necessárias, foram colocados mais de 10,5 km de redes de drenagem (extensão equivalente a 3,5 vezes a praia de Ipanema), 5,3 km em redes de esgoto, 8,3 km em redes de água, 5 km de redes de incêndio, 5 km de rede de iluminação pública, 9,9 km de rede de média tensão e 21,9 km de redes de telecomunicações. Estão em andamento as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços e a recuperação das margens da lagoa.
-
Arena Carioca 1,2 e 3
As obras estão em fase final de montagem da estrutura de concreto pré-moldada. Nos pavilhões 2 e 3, as áreas de competição já estão prontas e no pavilhão 1 esta ação está em andamento. No pavilhão 3, a estrutura metálica da cobertura começou a ser montada. O trabalho de montagem da estrutura metálica começou com a pré-montagem, no solo, formando módulos que começaram a ser içados com uso de guindastes. Os serviços de alvenaria e instalações já estão em andamento nos três pavilhões.
Previsão de conclusão: terceiro trimestre de 2015
Arena Carioca 1
Capacidade: 16 mil lugares
Modalidades: Barquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas
Arena Carioca 2
Capacidade: 10 mil lugares
Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica.
Arena Carioca 3
Capacidade: 10 mil lugares
Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico
-
Centro de Tênis
As fundações estão em fase final de conclusão. A primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas, que compreende os anési A, B, C, já está com os pilares e vigas em fase final de conclusão.
Previsão de conclusão: quarto trimestre de 2015
Modalidades: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5
Capacidade total: 19.750 lugares
Quadra principal: 10 mil lugares
Quadra 2: 5 mil lugares
Quadra 3: 3 mil lugares
Sete quadras: 250 lugares cada
-
Velódromo
As obras estão em fase de fundação.
Previsão de conclusão: quarto trimeste de 2015
Capacidade: 5 mil lugares
Modalidades: Ciclismo (pista) e ciclismo paralímpico
-
Arena do Futuro
As fundações estão em fase final de conclusão, com a finalização da cravação das estacas metálicas e execução dos blocos. A montagem da estrutura metálica da arena está em andamento, com a montagem de pilares metálicos e vigas.
Previsão de conclusão: quarto trimeste de 2015
Capacidade: 12 mil lugares
Modalidades: Handebal e golbol
Estádio Aquático As obras estão em fase de fundação, com a execução das estacas e blocos. Previsão de conclusão: primeiro trimestre de 2016 Capacidade: 18 mil lugares Modalidade: Natação, polo aquático e natação paralímpica Parque Aquático Maria Lenk A instalação está pronta, necessitando apenas de adaptações, como a construção de uma nova piscina de aquecimento, que vão começar no primeiro trimestre de 2015. Capacidade: 5 mil lugares Modalidades: Saltos ornamentais e nado sincronizado Arena Rio A instalação está pronta, necessitando apenas de adaptações, que vão começar no primeiro trimestre de 2015. Previsão de conclusão: quarto trimestre de 2015 Modalidades: Ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica e basquete em cadeira de rodas Centro Internacional de Transmissão (IBC) A obra está em fase final de montagem da estrutura metálica do prédio e concretagem das lajes. Estão em andamento a montagem da cobertura (telhas), e a construção dos reservatórios, sanitários, instalações, escadas metálicas internas e divisórias internas. Previsão de conclusão: terceiro trimestre de 2015 Centro Principal de Mídia As obras de fundações e contenções estão finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto (pilares, vigas e lajes) dos níveis subsolo, térreo e mezanino. Previsão de conclusão: quarto trimestre de 2015 Hotel As obras de fundações e contenções estão finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto dos núcleos de elevadores e escadas e a montagem da estrutura metálica do prédio. Previsão de conclusão: segundo trimestre de 2016.