Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Programa que leva cariocas e turistas a caminhar por pontos históricos do Rio completa dez anos

19/09/2014 13:13:00  » Autor: Helena Soares/Fotos: Ricardo Cassiano


Com a missão de levar cariocas e turistas a conhecer, a pé, pontos históricos e culturais do município do Rio de Janeiro, o programa Roteiros Geográficos do Rio completa dez anos em 2014 promovendo caminhadas gratuitas pela cidade. Coordenado pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) João Baptista Ferreira de Mello, o programa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os roteiros, diurnos e noturnos, incluem a região central da cidade e bairros como Glória, Catete e Copacabana. As caminhadas são acompanhadas pelo professor, que descortina a geografia, história, arquitetura, religiosidade, arte e cultura dos locais visitados.

 

 

O programa é um projeto de extensão do Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro, do Instituto de Geografia da UERJ, onde João Baptista é professor adjunto e sub-chefe do Departamento de Geografia Humana. Ele conta ainda com o auxílio de alunos na divulgação, manutenção e logística do projeto.

 

 

- A ideia do Roteiros Geográficos surgiu de uma necessidade dos próprios alunos de realizar um trabalho de campo. Começamos na região central por se tratar de uma área muito expressiva e com diversas camadas de experiência e vivência. Com o tempo abrimos esses roteiros para todos e tenho orgulho de dizer que nos dez anos de projeto nunca tivemos nenhum problema de violência, mesmo nas caminhadas de madrugada – explicou o coordenador.

 

 

 

Alice Oliveira é carioca, mas mora em São Paulo e aproveitou a visita à sua terra natal para realizar nesta quinta-feira (18/09) o roteiro "Ecos da Cultura na Cidade Nova e na Praça Onze dos Bambas do Samba", que começa na escultura de Ismael Silva (no Estácio) e vai até a Igreja de Santana.

 

 

- Achei a iniciativa maravilhosa e pretendo me inscrever para os outros roteiros. Esse foi o primeiro que eu vim e espero que nas minhas próximas visitas ao Rio possa aproveitar as outras caminhadas – contou Alice.

 

 

Além dos roteiros fixos – nove diurnos e oito noturnos – também acontecem roteiros temáticos em datas especiais, como no Dia de São Sebastião, da Abolição da Escravatura, da Proclamação da República e de Finados. Para a comemoração dos 450 anos do Rio, no dia 1º de março de 2015, dois roteiros já foram programados: o "Caminhando de Madrugada no Centro da Olímpica e Maravilhosa, Patrimônio Mundial", que sairá no primeiro minuto do dia e irá dos degraus do Theatro Municipal, passando por vários pontos, até o quarteirão cultural da Rua do Lavradio; e "A Grife Rio 450", que vai da Ladeira da Misericórdia, saindo às 15h, ao Castelo de Santa Luzia.

 

 

 

Os roteiros mais disputados são os noturnos e os realizados aos domingos, que chegam a reunir 180 pessoas e exigem que o professor João Baptista faça uso de um megafone. O projeto procura resgatar o espaço urbano carioca, traduzindo a cidade como um livro aberto a ser explicado, ampliando, assim os domínios dos participantes sobre a própria geografia na qual criam, atuam e vivem. Trata-se de uma maneira vibrante e direta de se aprender geografia e a vida de relações da cidade, a partir das exposições do professor em lugares coletivos e ambientes fechados no Rio de Janeiro.
 
 
 
Pela segunda vez caminhando com o Roteiros Geográficos, a moradora da Tijuca Gisele da Silva Bandeira aprovou o trajeto:

 

 

- Gostei muito, visitamos pontos que guardam muita história da cidade, lugares e curiosidades que a maioria não conhece. Mesmo morando há 35 anos aqui, como é o meu caso.

 

 

Para se inscrever basta enviar um e-mail para roteirosgeorio@uol.com.br ou telefonar para (21) 98871-7238. Informações sobre as próximas caminhadas estão disponíveis no site www.roteirosdorio.com, no Twitter @roteirosgeorio e no Facebook facebook.com/roteirosgeorio. A instabilidade do tempo pode provocar o cancelamento de alguns roteiros.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços