Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito visita obras do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá

03/09/2014 19:27:00  » Autor: Helena Soares/Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes visitou nesta quarta-feira (03/09) uma obra concluída do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá, a do Rio Papagaio. As intervenções, que fazem parte do legado dos Jogos Rio 2016, têm como objetivos o controle de enchentes urbanas e a recuperação ambiental da bacia. Quatorze rios na região estão sendo requalificados, tendo investimento total de R$ 364,9 milhões, com recursos compartilhados entre Governo Federal e município.

 

Durante a visita, o prefeito fez um balanço geral do que já foi concluído no programa e quais obras ainda estão em andamento. A macrodrenagem dos rios da região é uma promessa desde 1996, quando Jacarepaguá foi atingida por uma enchente.

 

- As pessoas de Jacarepaguá têm a sua vida transformada por essa obra. Só quem estava aqui em 1996 sabe o que aconteceu. Eu estive presente na época e é com muita alegria que venho fazer uma prestação de contas do que está sendo feito agora - afirmou Paes.

 

Setenta por cento da obra já foi concluída, incluindo a canalização de oito rios, num total de aproximadamente 15 km de cursos d' água requalificados: o equivalente à um pouco mais da distância de Copacabana ao Centro da cidade. A previsão é de que todas as obras estejam concluídas no segundo semestre de 2015, contabilizando no momento 70% de avanço físico, que representam 22 km de canais beneficiados.

 

- Essas obras são de suma importância para o controle de enchentes na região. Além de investimentos da prefeitura, contamos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para realizar as obras - explicou o presidente da Fundação Rio Águas, João Luiz Reis.

 

A intervenção foi incluída no PAC Drenagem, programa que assegura recursos para cidades que sofrem constantemente com inundações em períodos de chuva. As localidades beneficiadas são Anil, Cidade de Deus, Freguesia, Gardênia Azul, Itanhangá, Pechincha, Praça Seca, Taquara e Tanque, sendo atendidos diretamente 350 mil moradores da região.

 

Na área visitada pelo prefeito, a do Rio Papagaio, foram recuperados 850 metros de rio e implantada uma nova área urbanizada e de lazer, com mesas, parquinho e academia para os moradores. 

 

- Era um rio cheio de esgoto, lixo, e tudo de ruim. Agora é outra coisa e ainda ganhamos uma área de lazer. Frequento, aproveito e ajudo a cuidar do local - comemorou o morador local João Teixeira.

 

Além do Papagaio, sete rios já foram recuperados: Córrego da Panela, Itanhangá/Amendoeira (afluente), São Francisco, Cachoeira, Muzema, Retiro e Sangrador. As obras foram divididas em três sublotes: 1A, 1B e 1C, tendo sido concluído o primeiro sublote em 2013. As intervenções ainda prosseguem nos rios Banca da Velha, Covanca, Grande, Pechincha, Pequeno e Tindiba. 

 

A macrodrenagem é a resposta da prefeitura às enchentes de 1996 em Jacarepaguá. Hoje o município investe um volume de recursos quatro vezes maior do que o aplicado nos últimos quinze anos anteriores ao início desta gestão na Baixada de Jacarepaguá, assegurando uma solução definitiva para o problema frequente de inundações daquela área. Estão sendo executadas ações como dragagem, limpeza e canalização, implantação de avenidas canais e recomposição de leitos de rios, garantindo avanços paisagísticos e ambientais.

 

Cercada pelos maciços da Tijuca e da Pedra Branca, a região da Bacia de Jacarepaguá corresponde a 25% da área total do município do Rio de Janeiro. O local sofreu um processo acelerado de ocupação, alcançando média anual de crescimento de 2,9% - quatro vezes a média do município de 0,79%. A área é o principal vetor de crescimento da cidade e a recuperação desta bacia está prevista na Matriz de Responsabilidades para as Olimpíadas de 2016, já que consiste na região onde estão sendo instalados equipamentos importantes para as competições, como o Parque Olímpico, a Vila Olímpica e o Parque dos Atletas.




Serviços Serviços