Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio é primeira cidade da América do Sul a ter um domínio de Internet

25/08/2014 15:59:00  » Autor: Helena Soares/Fotos: J.P.Engelbrecht


O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a ter um domínio de internet com o seu nome. A partir desta segunda-feira (25/08), os interessados em utilizar ‘.rio’ em suas páginas na internet – substituindo ‘.com.br’ ou ‘.org’, por exemplo – poderão se cadastrar no site Meu Domínio.Rio, lançado pelo prefeito Eduardo Paes em cerimônia no Palácio da Cidade. Podem se inscrever pessoas que moram ou se identificam com a cidade, assim como empresas com sede ou filial no município. Entre as grandes cidades que já têm domínio próprio estão Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim. Neste primeiro dia, mais de 400 interessados realizaram o cadastro. 

 

- O que desejamos é que as pessoas aproveitem a marca da cidade, que tem um potencial enorme. A gente sabe que o carioca tem muito orgulho de ser do Rio, de usar a marca da cidade, e gostaríamos que diversos setores usassem o domínio – disse o prefeito.

 

A Prefeitura do Rio está tomando todas as providências para atender as normas da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), instituição que coordena a rede mundial de computadores, e conceder o registro dos novos domínios em janeiro de 2015, ano em que a cidade comemora os 450 anos de sua fundação.

 

 

- Os países vêm, cada vez mais, sendo representados no mundo pelas grandes metrópoles que possuem. Não será apenas um domínio, mas a representação de uma marca, a cidade do Rio de Janeiro, conhecida no mundo inteiro e que é o grande holofote do Brasil para a comunidade internacional. O Rio é uma cidade global, que ganha cada vez mais importância no cenário mundial. Ao mesmo tempo, representa o Brasil e tem características únicas. Agora, com o domínio .rio, abre-se uma oportunidade para aqueles que possuem identificação com o espírito carioca carreguem o nome da cidade em suas páginas - afirmou Pedro Perácio, chefe-executivo da Coordenadoria de Novas Mídias Digitais da Prefeitura do Rio.

 

Os primeiros 100 nomes para domínio já foram liberados para uso neste ano e serão concedidos para a Prefeitura do Rio. Um comitê gestor será criado para organizar e fiscalizar a criação dos domínios, como consta em decreto que será publicado amanhã (26/05) no Diário Oficial. O nome do domínio não deve caracterizar serviço público – municipal, estadual e federal –, à exceção dos próprios titulares dos serviços ou dos concessionários, autorizados pelo poder público. Também não poderão ser usados nomes de bairros, região, local, evento ou tradição do Rio de Janeiro, como praia, Copacabana e carnaval. Nomes genéricos que designam bens ou serviços de uma determinada natureza também serão vetados, só podendo ser utilizados pelo município do Rio de Janeiro e seus órgãos e entidades.

 

O custo do domínio ainda não foi definido, mas o valor será semelhante ao que é cobrado nas outras cidades que já possuem a ferramenta (em Nova York a taxa anual é de 30 dólares).


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços