Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Memorial Municipal Getúlio Vargas completa 10 anos com programação cultural gratuita

23/08/2014 08:18:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano e P_Eduardo


O Memorial Municipal Getúlio Vargas (MMGV), na Glória, completa 10 anos de funcionamento neste domingo (24/08). A data coincide com os 60 anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas, que viveu cerca de três décadas no Rio de Janeiro, então Capital Federal. O espaço, que funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, abriga uma programação totalmente gratuita que atrai cerca de seis mil pessoas por ano. 

 

Localizado no coração da Glória, na Praça Luís de Camões (ao lado do Hotel Glória), o memorial é subterrâneo e fica entre a Praia do Flamengo e a Rua do Russel. Inaugurado em 24 de agosto de 2004, ele foi criado para homenagear Getúlio Vargas, que mesmo sendo gaúcho viveu a maior parte da sua vida pública no Rio Janeiro. Além de uma exposição permanente sobre o estadista, com fotos, vídeos históricos, painéis e acessórios, o local é palco de seminários, exposições, concertos e visitas guiadas escolares e turísticas.

 

- Esse aniversário marca os novos rumos do memorial, que ainda precisa se firmar como um importante espaço cultural reconhecido na cidade. Nosso maior objetivo é que os cariocas se apropriem dele e o frequentem. Queremos também ser vistos como um local de discussão acadêmica e de cinema, voltado para a formação de plateia – disse Lilian Lustosa, historiadora da Secretaria Municipal de Cultura e gestora do memorial.

 



Além da exposição permanente, o espaço conta com um cinema de 116 lugares, onde são exibidos filmes que estão fora do circuito comercial. A partir de outubro, uma série de exibições gratuitas tomará conta do espaço, com programações às terças e quintas-feiras, sábados e domingos.


 

 

- O Cineclube é uma maneira mais simplificada de reativarmos nosso cinema e vamos iniciar em outubro com uma mostra de filmes cearenses. Às terças e quintas, ofereceremos aos moradores do bairro filmes mais leves. Já aos sábados e domingos, nosso objetivo é atender um grupo mais amplo de universitários, cinéfilos e todos os interessados em cinema. E nos sábados, pela manhã, teremos sessões infantis – explicou Lilian.



Para comemorar os 10 anos, o Memorial preparou a "Semana Vargas", entre os dias 25 e 31 de agosto. O local receberá alunos de escolas públicas para visitas guiadas à exposição permanente e para assistirem a apresentações dos filmes "Getúlio Vargas", de Ana Carolina Teixeira Soares, e "Memórias do Cárcere", de Nelson Pereira dos Santos.



Já nos dias 26 e 27/08 a principal atividade será o seminário "O legado de Vargas 60 anos depois - ideias, instituições e representações," que contará com a presença de especialistas em Getúlio Vargas e no Estado Novo, abordando diversos temas como política, trabalho, cinema, música, design, patrimônio, entre outros. Haverá ainda a participação da neta de Vargas, Celina Vargas Amaral Peixoto, que contará um pouco da história do avô:

 

 

- Esse memorial representa muito para a nossa família, pois nos traz uma lembrança muito forte de quando Vargas governou o país. É um reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro à memória do meu avô, uma pessoa que foi tão importante para a história desse país, estimulando o desenvolvimento de capital e implantando a legislação trabalhista, que protege os trabalhadores até hoje.


 

Atualmente, o memorial trabalha com três grandes programas principais que buscam alcançar o objetivo de atrair mais público para o espaço. Entre eles, um é voltado para a Educação, onde acontecerão seminários e debates acadêmicos mensais, voltados para estudantes; outro é o próprio Cineclube, voltado para a população local, cinéfilos e com sessões especiais para crianças; e o terceiro é o Ocupa Memorial, direcionado a produtores e artistas que visem realizar seus eventos culturais nas instalações do memorial.



Entre as principais atividades deste ano, o destaque fica por conta do evento "Rio, a Cultura dos Cariocas", realizado em junho e julho, que reuniu na Praça Luís de Camões diversos moradores do Rio com atrações como shows, espetáculos de circo e atividades para as crianças. A apresentação de vídeos e filmes sobre a cultura carioca levou ao memorial em apenas um domingo cerca de 300 pessoas.



Mais informações sobre o memorial, acesso à exposição virtual, vídeos e depoimentos históricos podem ser conferidos no site do espaço. 




Serviços Serviços