04/08/2014 12:33:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos
O prefeito Eduardo Paes participou nesta segunda-feira (04/08), na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, da abertura do Encontro da Mídia Nacional, que reunirá, até o próximo dia 6 de agosto, jornalistas de todo o Brasil no Rio de Janeiro na semana em que se comemora a marca de dois anos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O evento inclui visitas guiadas às instalações olímpicas e tem como objetivo apresentar para a imprensa nacional as informações sobre o projeto Rio 2016, a preparação dos Jogos, tudo o que já foi feito até o momento e a estrutura de serviços e produtos que serão oferecidos aos profissionais durante as competições.
Há dois anos para a abertura dos Jogos Rio 2016, Paes falou sobre a importância da Olimpíada para a cidade:
- Os Jogos significam para nós muito mais que um evento esportivo. O Brasil passa por um momento de afirmação. E para o Rio, acima de tudo, os Jogos trazem uma incrível oportunidade de transformação da cidade. Nosso objetivo é fazer com que os Jogos sejam marcados pelo legado. Nenhuma cidade se transformará tanto quanto o Rio. Além disso, estes serão os Jogos da economia dos recursos públicos e do aproveitamento dos recursos privados – declarou o prefeito, destacando que, do orçamento total dos Jogos (R$ 37,6 bilhões), 57% é de investimento da iniciativa privada e 43% de recursos públicos.
Além das melhorias na mobilidade urbana, principalmente com a implantação dos BRTs (Bus Rapid Transit), a Prefeitura do Rio está ampliando a rede hoteleira, duplicando o Elevado do Joá, reurbanizando diversas áreas da cidade, levando saneamento para a Zona Oeste, revitalizando a Região Portuária, implantando o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), construindo piscinões para controle de enchentes na área da Praça da Bandeira e arredores, além de já ter concluído a ampliação do Sambódromo, a construção do Centro de Operações Rio (COR) e do Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica.
Atualmente, 55% das instalações olímpicas já estão prontas ou necessitam apenas de adaptações, como o Riocentro, Maracanã, Maracanãzinho, Engenhão, Parques Aquáticos Júlio Delamare e Maria Lenk, Sambódromo, Arena Rio e Estádio de Remo da Lagoa. Já o Complexo Esportivo de Deodoro possui 60% das instalações permanentes já existentes e as obras já foram iniciadas em 3 de julho.
- Essa é a primeira vez na história dos Jogos que se faz um seminário para a imprensa nacional. E sabemos que nesses próximos dois anos, a imprensa terá um papel muito importante para divulgar os Jogos por todo o país. As Olimpíadas representam o evento de maior complexidade no mundo e o Rio vai ser a casa do esporte. Estamos trabalhando muito, de forma integrada, e tenho certeza que esses Jogos serão memoráveis – disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Para o membro da Comissão de Imprensa do Comitê Olímpico Internacional, Richard Kevan Gosper, o papel da imprensa é fundamental para o sucesso do evento:
- Essa reunião é muito importante e a comissão de imprensa do COI está muito otimista sobre os Jogos que serão apresentados. A organização da Copa do Mundo no Brasil nos passou plena confiança do trabalho e foi algo maravilhoso, em que vimos o esforço dos níveis de governo. Até os Jogos, nesses dois anos que faltam, o país ainda vai passar por uma montanha russa de transformações, mas independentemente disso tudo, é a imprensa que vai mostrar ao mundo o sucesso do evento – afirmou.
Diretor Executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, ressaltou a importância do papel da imprensa na cobertura das Olimpíadas, incluindo a função de cobrar e criticar os órgãos envolvidos:
- Esses dois anos serão os mais difíceis, com prazos de obras a serem cumpridos e com os eventos testes acontecendo, mas o Rio está pronto e no final de tudo os cidadãos se beneficiarão com os Jogos. Tenho certeza de que o Brasil vai conseguir realizar os Jogos com muito sucesso e, para isso, vai contar com a ajuda da imprensa para reconhecer o belo trabalho.
Imagens relacionadas:
