Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Países são convidados a participar das comemorações de 450 anos do Rio

17/07/2014 14:20:00  » Autor: Juliana Romar/ Fotos: Ricardo Cassiano


O Comitê Rio450 realizou nesta quinta-feira (17/07), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, o encontro “O Seu País no Palco dos 450 Anos“, com consulados e representações diplomáticas com sede na cidade, para apresentar o projeto comemorativo dos 450 anos do Rio de Janeiro, que será celebrado em 1º de março de 2015.



Durante o evento, o chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, Laudemar Aguiar, e o presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, falaram sobre as possibilidades que o calendário comemorativo dos 450 anos oferecerá aos países.



Segundo Calero, a comemoração do jubileu é uma grande oportunidade para as nações apresentarem um pouco de suas culturas no momento em que o Rio de Janeiro estará em evidência:



- Queremos que os consulados façam parte dos eventos, recheando o calendário das comemorações. Que possamos usar o ano de 2015 como um grande palco em que todas as culturas do mundo que estão presentes no Rio de Janeiro possam desfilar como se fosse um grande carnaval com a duração de 14 meses. Nossa proposta é que os consulados se aproveitem desse grande palco para trazer elementos da sua cultura nacional e que esses elementos sejam grandes presentes aos cariocas.

 

 

Apresentado no fim de junho, o calendário preliminar de comemoração prevê 14 meses de atividades – de 31 de dezembro de 2014 a fevereiro de 2016 - para celebrar a carioquice e, acima de tudo, reverenciar a história do Rio, seus símbolos e seus personagens emblemáticos.

 

 

O auge do calendário será o mês de março de 2015, com cinco fins de semana temáticos inspirados em expressões tipicamente cariocas. No resto do ano, festas tradicionais da cidade vão ganhar uma roupagem especial. As seis ideias escolhidas pela população por meio de uma consulta pública serão implementadas em outubro.

 



- No IV Centenário tivemos a participação muito ativa dos países amigos do Brasil, que deram presentes para a cidade, inclusive concretos, como os monumentos de D. João VI, na Praça XV; o Sibélius, na Gávea; e o Cuauthémoque do México, no Flamengo. Queremos repetir esse engajamento. Por isso, contamos com os consulados para que apresentem projetos bacanas como os daquela época e também como os de agora, no período da Copa do Mundo, como a Casa da Rússia no MAM e os 145 ursos na orla da Praia do Leme, da exposição “Buddy Bears - A Arte da Tolerância”, celebrando o ano da Alemanha no Brasil – disse Calero.

 

 

Como pontapé inicial, cada um dos participantes do evento recebeu um papel com a marca já impressa, para que cada país customize-a usando elementos de sua cultura. Ficará a critério de cada consulado a maneira como será desenhada a marca, podendo inclusive, enviá-la para as suas capitais para que algum artista de renome desenvolva o trabalho. O objetivo é fazer com que esse seja o primeiro presente dos países para o Rio. As customizações serão utilizadas nos relógios digitais espalhados pela cidade e no mobiliário urbano e passará a mensagem de “Rio450 por ...(nome do país)”.

 

 

O chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais, Laudemar Aguiar, sugeriu a utilização de equipamentos da Prefeitura do Rio para a realização dos projetos:

 

 

- Os eventos têm de ser relacionados à cultura, mas de forma abrangente, não só com aspectos culturais, mas científicos, tecnológicos, de inovação, comerciais, entre outros. Sugerimos a utilização de equipamentos da prefeitura, como as Naves do Conhecimento e as escolas municipais. Sabemos, por exemplo, que muitos países batizam unidades escolares, sejam com nomes de capitais e personagens importantes, e podem se aproveitar disso. Há milhares de possibilidades.

 

 

No final do encontro, os participantes receberam um documento com todas as explicações necessárias para a apresentação das propostas, que deverão ser enviadas ao Comitê Rio 450 até o próximo dia 31 de agosto.
  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços