11/07/2014 14:11:00 » Autor: Juliana Romar/ Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes participou nesta sexta-feira (11/07) do encerramento da Rio Conferences 2014, que aconteceu durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. Promovido pela Agência de Promoção de Investimentos da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Negócios), o eevento foi o maior encontro de negócios do país durante o Mundial. Essa foi a primeira vez que uma cidade brasileira promoveu uma ação de atração de investimentos durante um evento esportivo, como ocorre na Europa e nos Estados Unidos.
- Foi uma oportunidade de apresentar a nossa cidade e o nosso país, quebrando certos estereótipos que muitas vezes apontam esse lugar, que é excepcional para se viver e fazer negócios, como se fosse um lugar só para se divertir. O Rio de Janeiro é, hoje, um grande espaço de investimentos, que contam com aportes públicos e com parcerias privadas. Temos uma visão muito clara de que esses grandes eventos têm, obviamente, uma relação direta e uma mensagem de integração que o esporte passa, mas essa é uma enorme oportunidade da cidade do Rio de Janeiro mostrar seu potencial – destacou o prefeito.
Durante um mês, o encontro reuniu mais de mil pessoas - entre autoridades, executivos, empresários e investidores -, que participaram de seminários setoriais e debateram novos investimentos na cidade e no Brasil. A Rio Conferences foi inspirada na Conferência de Londres, realizada durante os Jogos Olímpicos de 2012. A Rio Negócios planeja repetir o evento em 2016, durante a Olimpíada do Rio. Durante o encontro estiveram em pauta temas como Saúde, Tecnologia, Infraestrutura, Óleo e Gás, e Audiovisual.
- Reunimos aqui os principais steakholders (público estratégico) desses cinco setores, como compradores, fornecedores, reguladores, financiadores e formadores de políticas públicas. É um programa pioneiro que utiliza a plataforma de eventos esportivos para que se converta em plataforma de negócios. O evento foi muito bom, com um impacto que superou nossas expectativas – afirmou Marcelo Haddad, diretor-executivo da Rio Negócios.
Nesta sexta-feira, o painel Global Investment Summit reuniu Carlos Brito, presidente mundial da cervejeira AB InBev; André Esteves, CEO do banco BTG Pactual; Margo Georgiadis, presidente da Google nas Américas; e Guruduth Banavar, vice-presidente global de tecnologia da IBM. Os executivos debateram tendências mundiais e o papel do Brasil no cenário internacional.
O evento contou ainda com a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lages, que elogiou a iniciativa da Prefeitura do Rio em organizar a conferência e destacou o potencial da cidade:
- Diante dos desafios que temos no país, indiscutivelmente a atração de investimentos e a construção de parcerias estratégicas fazem parte da equação fundamental. Esse momento que vivemos é muito oportuno para refletirmos essa posição do Brasil no contexto internacional. O que conquistamos nos últimos 30 dias com a Copa do Mundo abre uma perspectiva interessante para o Brasil capitalizar negócios. E o Rio, sem dúvida nenhuma, insere-se no nosso país como um lugar com oportunidades sem iguais em diversos setores.
A Rio Conferences contou com o patrocínio do Governo Estadual, da Prefeitura do Rio, BNDES, Firjan, Sebrae, Apex-Brasil, Santander e EY. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
Imagens relacionadas:
