Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Aulas de ginástica em espaços públicos ajudam na qualidade de vida dos idosos

09/07/2014 12:03:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano


Chegar à Terceira Idade não é sinônimo de doença e inatividade. Prova disso são os aproximadamente 11 mil integrantes do projeto Qualivida, que esbanjam disposição nas aulas de ginástica oferecidas em 120 núcleos pela cidade. Voltado para os idosos, o projeto da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) estimula a prática de atividade física, além de possibilitar uma integração e oportunidades de alcançar a longevidade entre a população da melhor idade.

 

 

Moradora da Tijuca há 35 anos, a aposentada Helena Brito Neiva, 76 anos, frequenta diariamente o Qualivida da Praça Saens Peña e garante ter encontrado na ginástica a solução para seu problema de ciatalgia (dor ciática).

 

 

- Hoje não sinto mais nenhuma dor. A atividade que faço aqui é boa para a cabeça e para o corpo. Agregamos o exercício ao sol porque é ao ar livre. Não tem aquela coisa da academia fechada, que sufoca, além de ser cara – conta a aposentada, que depois da aula de ginástica ainda faz outras atividades físicas na Academia da Terceira Idade, também na Praça Saens Peña.

 

 

De acordo com o coordenador geral do Qualivida, Nilson Silva Filho, o programa apresenta relevantes resultados na vida dos participantes:

 

-  O Qualivida vem melhorando bastante o sistema locomotor dos alunos e até hipertensão. Ele proporciona mudança na vida dos idosos. Temos resultados bem significantes como pessoas que tinham problemas de locomoção e pessoas depressivas. Muitos não andavam ou não saíam de casa, e depois do Qualivida esse quadro mudou positivamente.

 

 

Implantado no Rio em 2009, o Qualivida oferece aulas de ginástica diárias e gratuitas, de segunda a sexta-feira, em dois horários: das 7h às 8h, e das 8h às 9h. As atividades são conduzidas por professores de educação física e contam com acompanhamento de profissionais de enfermagem.

 

A aposentada Olga Cerqueira Andrade, 83 anos, está há apenas dois meses no projeto e já consegue fazer movimentos com o joelho que, antes, sem praticar atividade física, não conseguia fazer:

 

 

- Sempre passava aqui pela Praça Saens Peña e via as aulas do projeto, mas nunca encontrei tempo para participar. Depois que descobri uma artrite no joelho fui obrigada a me exercitar e procurei o Qualivida. Estou muito melhor do joelho e feliz por estar com uma movimentação que não tinha anteriormente. Estou muito satisfeita e arrependida de não ter entrado há mais tempo.

 

Além das aulas de ginástica, o projeto também oferece alongamento, palestras sobre vida saudável, ministradas pelos enfermeiros, atividades externas e café-da-manhã uma vez por mês para uma maior integração dos beneficiados. Para participar do Qualivida, basta procurar um núcleo do projeto, munido de documento de identidade e atestado médico.




Serviços Serviços