Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura o teleférico do Morro da Providência

02/07/2014 13:38:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Beth Santos


Os moradores do Morro da Providência viveram uma manhã muito especial nesta quarta-feira (2/07), com a inauguração do teleférico que liga a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e a Gamboa. Com a capacidade de percorrer 721m em aproximadamente cinco minutos, o teleférico vai oferecer conforto e acessibilidade aos moradores da comunidade, que não vão pagar nada pelo serviço.

 

 

 

Nos próximos dois meses, o serviço do teleférico da Providência funcionará em horário e condições especiais de teste e treinamento de pessoal. Durante esta fase, moradores farão a travessia mediante distribuição de senha nos balcões de informações. Também nesta quarta-feira foram entregues à comunidade a Clínica da Família, instalada na Estação Gamboa do teleférico, a Casa Rio Digital e uma Academia da Terceira Idade.

 

 

 

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Habitação, por meio do Programa Morar Carioca, o teleférico foi construído para atender aos moradores da mais antiga comunidade do Rio, que vivem em um dos morros mais íngremes da cidade. Estações e gôndolas foram adaptadas para portadores de necessidades especiais. Para isso, foram investidos R$ 75 milhões na construção das estações, montagem das torres, remanejamento da rede de energia e implantação de vias de serviço. Composto por 16 gôndolas e capacidade para transportar três mil pessoas por hora, o teleférico será inicialmente operado com transporte de mil pessoas por hora. Confeccionadas em acrílico e alumínio com assentos de madeira, as cabines comportam oito passageiros sentados e dois em pé.

 

 

 

 

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a entrega do teleférico para os moradores do Morro da Providência representa uma das intervenções mais "simbólicas" da cidade:

 

 

 

 

 

- Trata-se de uma comunidade que nos orgulha muito, pois foi a primeira a surgir na cidade do Rio de Janeiro. Foi neste local que a história da nossa cidade começou a ser desenhada. Além disso, trata-se de uma iniciativa que se complementa com o processo de revitalização da Região Portuária do Rio. Podemos dizer que o Centro é o grande núcleo desse processo de mobilidade que estamos implantando na cidade. Teremos nessa região o BRT Transbrasil passando ao lado do Morro da Providência, assim como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que passará pela frente da comunidade - disse o prefeito, acompanhado do secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e do presidente da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), Alberto Silva. Este último afirmou que a iniciativa valorizará, ainda mais, a comunidade.

 

 

 

Também presente à cerimônia de inauguração, o governador Luiz Fernando Pezão destacou as ações da Prefeitura do Rio no Morro da Providência e afirmou que o governo municipal está "levando cidadania" para seus moradores:

 

 

 

- Além deste presente maravilhoso, que é o teleférico, a comunidade está recebendo uma clínica muito bem equipada e um polo de inclusão digital. Ou seja, ganham os moradores do Morro da Providência e, também, todos aqueles que vivem nessa região, além dos turistas que estão na cidade por conta da Copa do Mundo.

 

 

 

 

Entre os moradores mais entusiasmados com a inauguração do teleférico estavam a dona de casa Elenir Rosa do Nascimento, de 30 anos. Mãe de oito filhos, ela afirmou que, a partir de agora, sua família poderá transitar pela comunidade com conforto e segurança.

 

 

 

- O teleférico trará um benefício enorme para mim, pois tenho muitos filhos, e para os demais moradores da comunidade. A partir de agora, Não precisaremos mais subir e descer pela escadaria, que é muito cansativa.

 

 

 

É importante destacar que as gôndolas do teleférico estampam desenhos de alunos do 5ºano da Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti, em sua maioria moradores do Morro da Providência, que participaram de oficina de desenhos em junho. As 67 ilustrações deram origem à exposição "A Região Portuária que eu gosto", que pode ser visitada nas três estações. Jovens moradores da comunidade estudantes da Escola Padre Doutor Francisco da Motta participaram da confecção do painel em azulejaria "A Árvore da Providência", sobre Direitos Humanos. Além disso, as crianças da comunidade também participaram do plantio de 1.630 mudas de plantas com o apoio dos projetos Providência Sustentável e Agricultura é Cultura, iniciativas patrocinadas pela Prefeitura do Rio por meio do Prêmio Porto Maravilha Cultural, parceria entre Cdurp e Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

 

A implantação do sistema se dará em três fases com horários especiais. Na primeira etapa, a operação será das 9h às 11h. Na segunda, das 14h às 16h. Nos dois casos, o funcionamento será de segunda a sexta-feira. Na terceira fase, durante os dias da semana, o teleférico abre das 8h às 12h e das 14h às 20h. Aos sábados, das 9h às 15h. Quando estiver em pleno funcionamento o sistema vai operar das 6h às 21h de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h aos sábados e das 9h às 18h nos domingos e feriados. As estações são as seguintes: Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, ao lado da Estação Central do Brasil, fazendo conexão com trens, metrô e ônibus); Gamboa (esquina das ruas Rivadávia Correia e da Gamboa) e Américo Brum (alto do Morro da Providência). Vale destacar que as estações e gôndolas foram adaptadas para portadores de necessidades especiais, que receberão suporte de operadores, auxiliares e vigilantes.

 

 

 

As inaugurações desta quarta-feira também contaram com as presença dos secretários municipais de Saúde, Hans Dohmann; de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho; de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior; e do coordenador das ações da prefeitura nas áreas pacificadas, Pedro Veiga, do Instituto Pereira Passos (IPP).

 

 

 

Clínica da Família

 

Instalada na Estação Gamboa do teleférico, pela Secretaria Municipal de Saúde, a 72ª Clínica da Família da cidade vai garantir o atendimento de 10.350 moradores das comunidades do morro e seu entorno, que terão direito a consultas médicas, exames, vacinação e remédios gratuitos. Com a inauguração da unidade, a cobertura da Saúde da Família no Morro da Providência chega a 100%. Parte do programa Saúde da Família, a clínica terá agentes recrutados na própria comunidade que percorrem a área, cadastram a população e ficam responsáveis por grupos de famílias para acompanhamento clínico detalhado. O funcionamento da clínica será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h.

 

 

Casa Rio Digital da Providência

 

Também erguida na estação Gamboa do Teleférico, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a Casa Digital consiste no mais moderno espaço comunitário de capacitação digital. A unidade oferece aos alunos e frequentadores tecnologias próprias da rede de Naves do Conhecimento, como a Lousa Digital (substituta do quadro negro dotada de plataforma que permite acesso a informações virtuais), a Nuvem do Conhecimento (telão de 50 polegadas sensível ao toque que armazena todo o conteúdo pedagógico disponível nas Naves), além de computadores de última geração e internet banda larga. Além disso, o espaço disponibilizará cursos na área de Tecnologia da Informação e navegação gratuita na internet. A casa abre de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.


No ano passado, mais de três mil alunos se formaram nos cursos ministrados na rede de Casas Rio Digital, como "Alfabetização Digital", "Tecnologia do Trabalho" e "Tecnologia e Empreendedorismo".

 

 

Academia da Terceira Idade

 

 

A primeira Academia da Terceira Idade do Morro da Providência foi instalada pela Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEQV) em frente à Estação Américo Brum. Equipada com 10 aparelhos desenvolvidos especificamente para o público idoso, a academia funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e entre 16h e 19h. Todas as atividades serão acompanhadas por profissionais capacitados.
 




Serviços Serviços