15/06/2014 21:01:00 » Autor: Fotos: Alexandre Macieira e J.P. Engelbrecht
Não foram só os argentinos que ficaram felizes com o primeiro jogo da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 no Rio de Janeiro, que lotou o estádio do Maracanã com 74.738 torcedores. O placar de Argentina e Bósnia foi 2x1 para os "hermanos" (com gol contra de Kolasinac e um de Lionel Messi para a Argentina e Ibisevic para a Bósnia), mas a vitória foi de todos que, mais uma vez, encheram as ruas da Cidade Maravilhosa com alegria, cores e sons.
E, pela primeira vez no Mundial, daqueles que lotaram e vibraram num Maracanã colorido de azul, branco e, claro, verde e amarelo. O esquema montado pela Prefeitura do Rio para chegada e saída do estádio mais famoso do mundo foi elogiado pelos torcedores, que em sua maioria aceitaram a recomendação de dar preferência ao transporte público.
A Guarda Municipal multou 50 carros por estacionamento irregular no Maracanã e 110 no entorno do Fifa Fan Fest, em Copacabana. Desde ontem, às 17h, quando começaram as interdições no entorno do Maracanã, a Secretaria Municipal de Ordem Pública rebocou 132 carros e conduziu para a 20ª DP 11 flanelinhas e 10 cambistas, além de um argentino mijão, também multado pela operação Lixo Zero.
- Como foi amplamente divulgado, o estacionamento irregular, especialmente sobre as calçadas, não será tolerado de forma alguma. Por isso, em conjunto com agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, estamos rebocando os veículos e conduzindo flanelinhas para delegacia - disse o comandante da instituição, Rodrigo Fernandes, acrescentando que a GM-Rio também está atuando na proibição do consumo de bebida alcoólica no entorno do Maracanã, em cumprimento cumprimento ao decreto de nº 30.417, que dispõe sobre a proibição do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas duas horas antes e após a realização de jogos no estádio:
- Estamos atuando na Rua Eurico Rabelo com agentes bilíngues que, munidos de megafones, instruem os turistas quanto à restrição ao consumo de bebidas. Além disso, temos os nossos mascotes, que reforçam a nossa fiscalização de maneira lúdica.
Mãe e filho, os curitibanos Vanessa Casubek, 41 anos, e Dyogo Tavares, 23, vieram ao Rio especialmente para o jogo da Argentina. Apaixonada pelo país, Vanessa vestia uma camisa da seleção bicampeã do mundo e prometia torcer pelo time de Messi até em uma possível final contra o Brasil. Dyogo exibiu a camisa amarela da seleção brasileira e fez coro nos gritos de 'oooo Bósnia' que ecoaram nas arquibancadas.
- Vim ver o jogo por causa da minha mãe, mas torci pela Bósnia, que era o Brasil em campo. Nunca na vida torceria pela Argentina - disse Dyogo, que elogiou a organização:
- Viemos de metrô do Centro, sem nenhum problema. A cidade está muito animada e segura, a Copa no Brasil é só alegria!
Rivalidade à parte, os argentinos deram um show de animação dentro e fora do estádio. Antes mesmo de os portões abrirem, três horas antes do jogo (que começou pontualmente às 19h), a festa da torcida já era grande. Com faixas, camisas e bandeiras, eles se mostraram confiantes não apenas em sua estreia no Mundial, mas também na conquista do título. Até o Papa Francisco, um sósia usando as vestes papais, estava entre os torcedores.
- Vim dar força para nossa seleção chegar à final que tanto quer. Vamos encontrar depois com o Brasil aqui, na casa do futebol - brincou ele, afirmando que Deus é argentino:
- Agora é, só emprestamos para vocês por um tempo.
Segundo a torcida bósnia, havia mil compatriotas no Maracanã assistindo ao jogo (e milhares de brasileiros apoiando a seleção estreante) de estreia da seleção em Copas do Mundo. Edin Basaglc, 37, estava com um grupo de amigos, pouco confiante nas chances de sua seleção na Copa, mas apaixonado pelo Rio de Janeiro:
- Não podíamos perder esse jogo, é uma tradição apoiarmos nosso time na Copa, até porque é nossa primeira. O Rio é incrível, a cidade é linda e segura, não tivemos qualquer problema para vir de Copacabana ao Maracanã, de metrô.
Já o niteroiense Fabio Fili, 27 anos, fazia parte da torcida verde-amarela que, aos gritos de Bósnia, apoiaram a seleção no jogo:
- A gente não conhece o time, não sabe a língua, mas a Bósnia hoje era o Brasil em campo!
Em campo, o melhor jogador da seleção argentina não decepcionou. Lionel Messi fez o esperado gol no Maracanã, recentemente reformado para receber os deuses do futebol em seu gramado e os amantes do jogo em suas arquibancadas.
Com o filho de 10 anos, pela primeira vez no Brasil, o argentino Pablo Tolosa, 40, comemorou a vitória e o gol do ídolo:
- Viva a Argentina, viva o Messi. E obrigado ao Brasil, que está nos recebendo muito bem.
O quarto dia do FIFA Fan Fest Rio quebrou todos os recordes de público do evento até agora: mais de 41.800 pessoas passaram pela arena montada na Praia de Copacabana. Neste domingo, a maioria dos torcedores era de argentinos, que começaram a chegar logo pela manhã para acompanhar a partida dos hermanos contra a Bósnia. No posto médico, foram realizados 52 atendimentos, a maioria por ingestão de bebida alcoólica. O FIFA Fan Fest Rio vai funcionar até 13 de julho, em dias de jogos, das 11h às 23h, com entrada do público até 21h30.
Veja, em anexo, o balanço das ações da Prefeitura do Rio durante o jogo deste domingo no Maracanã: