02/06/2014 16:05:00
O Centro de Operações Rio (COR) já monitora todos os percursos das seleções que passarão pelo o Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Os itinerários variam desde os aeroportos aos hotéis, dos hotéis aos campos de treinamento e, principalmente, dos hotéis ao Maracanã, palco de sete jogos do Mundial, incluindo a grande final. Os caminhos de todos os árbitros que atuarão no evento - e que ficarão hospedados na cidade - e dos integrantes da chamada família FIFA também vão ter acompanhamento diário. Ao todo, são 110 rotas, entre principais e alternativas, que terão o tempo de percurso atualizado a cada minuto. Para cada rota principal, existem duas alternativas.
As rotas elaboradas pelos técnicos da CET-Rio foram integradas ao sistema Geoportal, software de gestão operacional da cidade utilizado pelo COR. Um sistema desenvolvido para ferramenta mostra em tempo real em quantos minutos os percursos estão sendo realizados. Os dados são enviados por sensores de aplicativos Waze, Google e de veículos geolocalizados monitorados por GPS. As informações servirão de apoio para a tomada de decisão dos representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SEGE), do Ministério da Justiça, responsáveis pela segurança dos deslocamentos das delegações oficiais.
As rotas aparecem no mapa do telão da Sala de Controle do COR. Os detalhes dos percursos são mantidos em sigilo por questão de segurança. Na lista estão, por exemplo, os caminhos possíveis que a Seleção Brasileira poderá fazer da Granja Comary, em Teresópolis, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, ou ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro. As delegações da Holanda e da Inglaterra ficarão hospedadas na cidade. A seleção italiana ficará em Mangaratiba, litoral sul do estado, e também terá o deslocamento monitorado.
As rotas aparecerão no mapa classificadas por cores: verde, se o tempo de deslocamento for considerado dentro da normalidade; amarelo, se o tempo de percursos estiver 35 por cento acima do normal; e vermelho, se o tempo passar de 65 por cento do previsto. O trânsito digital também fornece informações sobre os incidentes que estão acontecendo no caminho, como acidentes, blitz e veículos enguiçados, além de disponibilizar um mosaico de câmeras do percurso para o acompanhamento imediato pelas imagens.