21/05/2014 12:19:00 » Autor: Juliana Romar/Fotos: J.P.Engelbrecht
A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira (21/05), no Palácio da Cidade, a marca comemorativa pelos 450 anos da cidade, celebrados em 2015. Em vez de escolher o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar como ponto de partida, o escritório Crama Design Estratégico - que venceu outros 27 escritórios de design em concurso público - optou por uma solução gráfica. O prefeito Eduardo Paes apresentou ainda o calendário preliminar das comemorações dos 450 anos e assinou decreto que valoriza a memória e a cultura popular carioca, além de regulamentos sobre o uso da marca. As comemorações começam no Réveillon 2015 e se estenderão até março de 2016. Ao longo desses 14 meses, o Comitê Rio450 pretende valorizar o repertório histórico, artístico e cultural carioca. O evento foi transmitido ao vido pela internet.
Com poucos traços, a marca dos 450 anos pode ser desenhada, personalizada e compartilhada facilmente. O sorriso que ela inspira representa a alma carioca e reforça sua personalidade. A fácil reprodutibilidade foi um dos principais critérios do concurso para a escolha, cuja gestão coube ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e ao Centro Carioca de Design (CCD), com o respaldo da Associação dos Designers Gráficos do Brasil.
- A marca é fantástica, tem a leveza e a cara do carioca. O melhor é poder brincar com ela, cada carioca pode transformá-la na sua demonstração de amor pelo Rio. É uma marca solta, alegre e informal que fala bem sobre o momento de democracia e de avanço da cidade que a gente vive. Adorei e estou cheio de ideias para sua utilização. Queremos que o carioca a utilize livremente. A partir de agora, estará presente em nossas ações e intervenções pela cidade. Ela reflete a alma do carioca - disse Paes.
O corpo de jurados para a escolha da marca foi presidido pelo arquiteto Washington Fajardo, presidente do IRPH, e composto pelo diplomata Marcelo Calero, presidente do Comitê Rio450; pelo publicitário André Eppinghaus; pelo artista plástico Ângelo Venosa; e pelos professores Bruno Porto (UnB) e Evelyn Grumach (PUC-Rio) e Joaquim Redig (da PUC-Rio). Joaquim trabalhou no escritório PVDI com Aloísio Magalhães – autor da marca da comemoração do IV Centenário, festejado em 1965.
Nas festividades do IV Centenário, o símbolo criado teve um papel fundamental no engajamento e mobilização dos cariocas, sendo reproduzido em diferentes lugares da cidade. A marca criada pelo designer Aloísio Magalhães conseguiu captar o espírito de um tempo e, sobretudo, sintetizou os anseios de uma cidade em busca de identidade depois da transferência da capital para Brasília.
O diretor de criação da Crama Design Estratégico, Ricardo Leite, explicou o desenvolvimento da marca e sua inspiração:
- Tivemos uma equipe de cerca de 30 pessoas trabalhando, pois para nós era um desafio enorme criar algo que pudesse superar a marca dos 400 anos do grande Aloísio. O grande diferencial dessa marca é que ela dialoga com a sociedade que, hoje, deseja ter voz. Construímos uma plataforma de comunicação para que cada pessoa possa se expressar através da marca. Mais do que uma marca da cidade, ela é uma marca dos cariocas.
Decreto valoriza a memória e a cultura popular carioca
Durante o lançamento da marca, o Prefeito Eduardo Paes assinou o decreto que institui o Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, o Pró Carioca. O Programa prevê três eixos de atuação: memória, cultura popular e conhecimento, cujas ações serão definindas em planos de trabalhos próprios.
No eixo conhecimento estão previstas ações de estímulo ao estudo da história da cidade, seus símbolos e repertório artístico e cutural, além de seus personagens emblemáticos. O objetivo é reforçar a identidade do carioca com sua experiência civilizatória.
As escolas municipais deverão realizar semanalmente cerimônia de hasteamento da bandeira da cidade, acompanhada da execução do hino oficial, "Cidade Maravilhosa". Serão desenvovlidos conteúdos pedagógicos e didáticos para aprofundar o ensino sobre cultura popular carioca. As escolares particulares poderão aderir ao programa, tendo acesso a conteúdo virtual que será disponibilizado pela prefeitura.
No eixo cultura popular, a ideia é promover a diversidade do repertório artístico e cultural e as manifestações culturais locais. Já no eixo memória, coordenado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, serão criados novos circuitos para a valorização do patrimônio material e imaterial da cidade, seja ele oficialmente reconhecido ou popularmente consagrado. O cidadão também será chamado a participar identificando marcos e lugares de memória cultural e afetiva.
O prefeito também assinou decreto que aborda a gestão da marca dos 450 anos. Ficam definidas três categorias de uso para a marca: livre, obrigatório e licenciada. A imagem será de livre uso para pessoa física, micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais, além de entidades sem fins lucrativos, declaradas de utilidade pública e classistas. Aos entes federais e estaduais, com exceção dos que forem de economia mista e empresas públicas, também podem utilizar a marca gratuitamente.
O uso obrigatório será destinado a órgãos e entes da administração municipal direta e indireta, concessionárias e permissionárias de serviços públicos municipais e também a eventos, festivais, publicações e projetos apoiados pela Prefeitura do Rio. Já o licenciamento é destinado a pessoas jurídicas que apoiem projetos do calendário comemorativo dos 450 anos.
Calendário comemorativo
O calendário comemorativo preliminar indica os marcos que serão trabalhados em 2015. O grande momento será o mês de março, quando a cada um dos cinco fins de semana surgirá um tema inspirado por algumas expressões consagradas pelos cariocas: "Cidade Maravilhosa", para exaltar a carioquice; "Gentileza gera gentileza", para inspirar a cidadania; "Do Leme ao Pontal", para trabalhar o movimento; "Minha alma canta", para celebrar a musicalidade; e "Aquele Abraço", para ressaltar o jeito hospitaleiro do carioca.
Em outubro, haverá outro grande momento. A tradicional Festa da Penha receberá um tratamento especial e serão entregues seis iniciativas sugeridas e escolhidas pelos cariocas por meio do portal rio450anos.com.br.
Os outros pilares do calendário comemorativo são datas com as quais os cariocas já têm uma forte relação afetiva: os dias de São Sebastião (20/01), de São Jorge (23/04), do Chorinho (23/04), da Consciência Negra (20/11) e do Samba (01/12). O mês de julho será dedicado às crianças, tendo em vista que é o mês de férias escolares.
Em fevereiro de 2016, último mês do calendário comemorativo, haverá um grande encontro acadêmico para debater os próximos 50 anos do Rio de Janeiro. A Conferência do V Centenário reunirá especialistas nas áreas de mobilidade, sustentabilidade, inovação e urbanismo.
2014
31/12- Revéillon alusivo aos 450 anos do Rio de Janeiro
2015
JANEIRO (20/01) - Primeira procissão de São Sebastião depois da sua nomeação como patrimônio imaterial do município
MARÇO - Mês do aniversário de 450 anos, com cinco fins de semanas temáticos:
28/02 e 01/03 - Cidade Maravilhosa, dedicado à carioquice
07/03 e 08/03 - Gentileza gera Gentileza, dedicado à cidadania
14/03 e 15/03 - Do Leme ao Pontal, dedicado ao esporte/movimento
21/03 e 22/03 - Minha alma canta, dedicado à música
28/03 e 29/03 - Aquele Abraço, dedicado à hospitalidade
ABRIL (23/04)
Amplificar as comemorações do Dia de São Jorge e do Dia do Choro
JUNHO
Mês das férias escolares com programação focada no público infantil
OUTUBRO
Mês de entrega das ideias escolhidas pelo portal rio450anos.com.br e resgate da Festa da Penha, uma das principais manifestações populares do Rio
NOVEMBRO (20/11)
Dia da Consciência Negra
DEZEMBRO (02/12)
Dia do Samba
2016
FEVEREIRO
Seminário do V Centenário
As seis primeiras iniciativas dos 450 anos
Dentro do espírito de fazer com que os cariocas fossem os protagonistas desde o momento do planejamento do calendário, a Prefeitura do Rio lançou em dezembro de 2013 uma consulta pública por meio do portal rio450anos.com.br para saber quais festas e quais presentes o carioca desejava para a cidade.
Depois de receber quase 1,5 mil sugestões, foram selecionadas 30 iniciativas finalistas que foram submetidas a votação popular. Os autores das iniciativas mais votadas em cada área de planejamento da prefeitura e uma para "Todo o Rio" receberão uma placa de agradecimento em reconhecimento a contribuição.
Foram cem mil votos computados ao longo de um mês e meio. O grande destaque da votação foi o Festival de Bossa Nova em Ipanema que superou a marca de 30 mil votos, sagrando-se vencedor na AP2, que engloba Zona Sul e Tijuca. Em seguida, vieram sugestões para as AP 3 e 4, respectivamente, a reforma da pista de skate da Praça Nossa Senhora da Apresentação, no Irajá, e a arborização da Estrada de Três Rios, em Jacarepaguá, que superaram a marca de 14 mil votos.
Na AP5, que corresponde a Santa Cruz, Bangu, Campo Grande e arredores, o programa de mutirão para a pintura de fachadas e muros de casas levou a melhor com cerca de quatro mil. Duas ideias que reverenciam a memória da cidade foram destaques. Na AP1 (Centro Histórico e Zona Portuária), uma exposição com material histórico coletado junto à população angariou quase mil votos e foi a vencedora. Para a categoria "Todo o Rio", a ocupação cultural da Ladeira da Misericórdia, logradouro mais antigo da cidade e resquício do mítico Morro do Castelo, foi a vencedora sqwq com mais de 4 mil votos.
AP1 - Ocupação cultural da Ladeira da Misericórdia - 4150 votos
A professora Ângela Renata Castilho de Azevedo contou com uma torcida formada na sua maioria por ex-alunos do curso de história do Rio de Janeiro que ela ministrava no Cefet para futuros guias de turismo. A Ladeira da Misericórdia, resquício do Morro do Castelo, nos fundos do Museu Histórico Nacional, fazia parte do roteiro das aulas de campo dedicadas à cidade colonial. Daí surgiu a ideia da ocupação cultural do logradouro, que tanto a inspirava.
AP2 - 450 minutos de bossa-nova em Ipanema - 31004 votos
O festival de bossa nova, em Ipanema, foi sugerido por três pessoas diferentes: os músicos Paulo Rego e Leonardo Fuks e a estudante universitária Beatriz Buccolo. Esta é uma paulista apaixonada pelo Rio de Janeiro que, ao ficar sabendo da consulta pública, resolveu se "intrometer" na festa dos cariocas que é também um pouco de cada brasileiro.
AP3 - Reforma da pista de skate no Irajá - 14981 votos
Em frente à Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, a pista é ponto de encontro dos praticantes de esportes radicais há mais de uma década e já apresenta sinais de uso que inviabilizam a prática. Na reta final da votação, os skatistas comandados pelo empreendedor social Charles Silva, do Coletivo Briza, se mobilizaram. A sugestão protagonizou a disputa mais emocionante da consulta pública, disputando voto a voto a preferência do público da Zona Norte.
AP4 - Arborização da Estrada de Três Rios - 14594 votos
A ausência de sombras na Estrada de Três Rios, em Jacarepaguá, é um grande incômodo da professora de ciência Alice Giannini e de outros frequentadores do Bosque da Freguesia, que foram os grandes apoiadores da iniciativa. Daí a sugestão para a rearborização. Os moradores já estão se mobilizando para escolher suas espécies preferidas.
AP5 - Pintura de fachadas e de muros da Zona Oeste - 3910 votos
Aluno dos cursos oferecidos pela Nave do Conhecimento, o aposentado José Luís Pereira Silva foi encorajado a sugerir uma ideia no portal rio450anos.com.br como um exercício da aula de informática. Incomodado com a poluição visual gerada pelos imóveis descascando ou necessitando de pintura, José Luís não pensou duas vezes e pediu a realização de um mutirão para solucionar a questão.
Todo o Rio - Exposição dos artefatos históricos da população - 871 votos
O analista de sistemas Rafael Rissuti organizou o aniversário da Igreja de Santa Cecília e convidou os fiéis a tirarem de dentro do baú fotos e objetos que contassem a história da paróquia em Brás de Pina. O resultado foi transformado numa exposição que agora ele deseja estender para toda a cidade, convidando os cariocas a pesquisarem seus acervos de família.
Imagens relacionadas:
