Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito reinaugura Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Campo Grande

20/05/2014 15:07:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha/Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes reinaugurou na manhã desta terça-feira (20/05) o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) de Campo Grande, que foi totalmente reformado pela prefeitura. A unidade funciona há mais de 20 anos na região e oferece diversos tipos de tratamento para reabilitação de cerca de 400 pessoas, além de abrigar uma creche inclusiva para 105 crianças. Desde 2012, a Prefeitura do Rio já inaugurou dois CRPDs, em Irajá (Zona Norte) e Santa Cruz (Zona Oeste), aumentando a capacidade de atendimento em cerca de 48%.

 

Ao lado da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor, Paes visitou todas as instalações do novo centro, que conta agora com mais de 40 ambientes para atendimento, como salas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e pedagogia, além de modernos espaços para fisioterapia e tecnologia assistiva, que utiliza equipamentos alternativos de comunicação com o objetivo de dar maior autonomia às pessoas com deficiência.

 

- Melhoramos todo o equipamento, e esse centro passa a ser o melhor equipamento da secretaria, ele é mais completo em função da piscina adaptada, da quadra coberta, e das áreas de judô e dança. A creche dá condição para que a criação dessas crianças seja inclusiva, ou seja, as crianças com deficiência convivem com crianças sem deficiência. As salas estão climatizadas e com muito mais conforto. O atendimento aqui é padrão de primeiro mundo  – disse Georgette.

 

Com investimento de R$1,4 milhão, o local também possui espaços voltados para a reabilitação do usuário através da música e da cultura. São realizadas atividades de musicoterapia, teatro, dança, oficina de artesanato e aulas de diferentes modalidades esportivas, como futebol, basquete em cadeira de rodas, vôlei, bocha, judô e natação.

 

As obras também possibilitaram a criação de novos espaços, como circuito para ginástica olímpica, centro de convivência, área de leitura, quadra poliesportiva e sala de eletroestimulação. Com área total de 2.303 m², o local está equipado ainda com vestiários, laboratório de informática, administração, auditório, refeitório, consultório médico e de enfermagem, anfiteatro e um apartamento modelo, que auxilia pessoas com deficiência nas tarefas do dia a dia, como cozinhar, vestir-se, cuidar da higiene e arrumação do local.

 

Stefane Cecília Gonçalves, 15 anos, frequenta o Centro de Campo Grande há um ano, duas vezes na semana, porque o encurtamento das pernas não a deixa andar. Há três meses a jovem já está conseguindo dar os primeiros passos em casa e as primeiras pedaladas na bicicleta da família. Sorridente, e demonstrando muita força de vontade, Stefane resume seu atual momento:

 

- Estou muito feliz e conquistando, aos poucos, minha independência. Esse lugar é muito bom e os profissionais também.

 

Além dos Centros de Referência da Pessoa com Deficiência de Campo Grande, Irajá e Santa Cruz, outros três também estão em funcionamento em Vila Isabel, São Conrado e Centro.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços