17/05/2014 11:22:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: J.P. Engelbrecht
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, entregaram neste sábado (17/05), em Triagem, os últimos 740 imóveis do Bairro Carioca, condomínio construído através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Esse é o lote final de moradias destinado ao reassentamento de famílias com renda até R$ 1.600 transferidas de áreas de risco ou devido a obras. A maioria dos novos moradores veio dos complexos do Alemão e da Penha, e das comunidades Varginha, Mandela de Pedra e Vitória, em Manguinhos, e Bananal, na Tiiuca. No total, o Bairro Carioca tem 2.240 apartamentos.
- Hoje é um dia de alegria para todos. Aqui era um antigo depósito da Light, com muitos galpões. Transformamos esse local em um bairro novo, com toda a infraestrutura e com transporte no entorno. Já reassentamos aqui 1.500 famílias. Fico feliz de hoje poder terminar de entregar a casa própria a tantas outras famílias, sabendo que esse patrimônio ficará de herança para seus filhos e netos – explicou o prefeito.
Considerado um marco na política habitacional do município, o condomínio oferece aos moradores e vizinhos da região um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), uma Clínica da Família, escola, ginásio poliesportivo, um centro comercial e uma Nave do Conhecimento, um local que oferece cursos de capacitação na área de Tecnologia da Informação, além de acesso gratuito a equipamentos de alta tecnologia e à internet banda larga.
Localizado ao lado da estação do metrô de Triagem, de dois ramais de trem da Central e de 14 linhas de ônibus, o Bairro Carioca foi elaborado com base no conceito de bairro, com vias públicas integradas à malha da cidade. Ele possui 112 prédios de cinco pavimentos, distribuídos numa área de 125 mil metros quadrados, equivalente a 20 campos de futebol. Os apartamentos são compostos de sala e dois quartos, com acabamento em piso cerâmico e azulejos no banheiro e na cozinha.
O secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, fez um apelo aos moradores para que cuidem do espaço:
- Com esses 740 apartamentos que a prefeitura entrega hoje, chegamos à marca de 34 mil moradias oferecidas na cidade do Rio, beneficiando 120 mil pessoas que hoje estão morando com mais qualidade de vida. Deixo aqui um apelo para que cuidem e conservem seus imóveis, pois essa é uma obrigação, um dever e a responsabilidade de cada morador.
Para a dona de casa Tania Ferreira dos Santos, receber as chaves da nova casa foi a realização de um sonho que ela não sabia possível de acontecer.
- Perdi minha casa em um temporal, quando uma pedra enorme rolou e destruiu tudo. Só deu tempo de correr e salvar meus dois filhos. Hoje moro de favor na Chatuba, em uma casinha humilde emprestada pela igreja. Estou muito feliz, pois receber as chaves de um lugar que posso chamar de "meu" é sem dúvida a realização de um sonho. Agora sei que vou poder dormir tranquila, em uma casa decente, sem ficar com medo e preocupada nos dias de chuva – contou a nova moradora do Bairro Carioca.
Atualmente, a prefeitura tem 66.370 unidades habitacionais contratadas junto à Caixa, no Programa Minha Casa, Minha Vida. Desse total, 33.363 são moradias para famílias que ganham até R$ 1.600, faixa que concentra a maior parte do déficit habitacional no município.
Imagens relacionadas:
