26/04/2014 08:19:00 » Autor: Annna Beatriz Cunha / Fotos: Raphael Lima
A concessão de bolsas de estudo para pessoas de baixa renda está tornando o sonho de muitos cariocas, de ter um futuro melhor, em realidade. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Banco Carioca de Bolsas de Estudo já ofereceu mais de 10 mil bolsas em instituições de ensino filantrópicos na cidade. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática.
Uma das beneficiadas pelo Banco Carioca é a administradora Tatiana Alves de Castro, 29 anos. Depois de se inscrever no programa e fazer a prova para o vestibular da Universidade Santa Úrsula, a moradora do Morro da Mineira, no Catumbi, cursou Administração sem ter nenhum custeio. O ingresso na faculdade veio seguido de um emprego em uma empresa líder do setor petrolífero no País.
- Sempre gostei muito de estudar, mas não tinha condições financeiras de pagar uma faculdade. O Banco Carioca me propôs um crescimento muito grande e a realização dos sonhos: tenho um emprego bom, pago uma escola para a minha filha, além de um curso preparatório para concurso para mim. Quero crescer cada dia mais.
Os interessados em se inscrever no Banco Carioca de Bolsas de Estudo devem procurar um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), espalhados em todas as regiões da cidade. Para informações sobre as localizações dos CRAS e CREAS basta acessar o site da SMDS, www.rio.rj.gov.br/smds, ou ligar para 1746, na Central de Atendimento da Prefeitura do Rio.
Outra beneficiária do Banco Carioca é Michele Vicente Rodrigues, 31 anos, moradora de Santa Teresa, que também se formou em Administração ao lado de Tatiana. Para ela, o benefício abriu as portas para um futuro melhor e de dignidade:
- Desde que concluí o Ensino Médio, tinha vontade de cursar uma faculdade, mas nunca tive condições financeiras. Quando soube do Banco Carioca fui logo me informar para saber se era verdade porque as pessoas não dão muita credibilidade quando as coisas são gratuitas. E era, não paguei nada para ter uma carreira profissional. No segundo período da faculdade eu já estava estagiando. Isso tudo foi muito gratificante para mim.
Ao se inscrever nas unidades da Prefeitura do Rio, todos receberão as informações para a concessão de bolsas. Os candidatos devem apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Os inscritos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMDS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.
As bolsas integrais são voltadas para pessoas com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Já as parciais são para pessoas com renda per capita entre um salário mínimo e meio até três salários mínimos.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, a transformação que o Banco Carioca de Bolsas de Estudo pode promover na vida das pessoas já é uma realidade para milhares de cariocas em situação de vulnerabilidade social:
- O Banco Carioca já disponibilizou mais de 10 mil bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicos da cidade do Rio de Janeiro. Muitos alunos já estão formados, trabalhando e mudando suas vidas para melhor.
Imagens relacionadas:
